Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Espécies de Orquídeas: Nomes Populares e Científicos


Espécies de Orquídeas
| Espécies de Orquídeas |

Ao longo dos anos, os apreciadores de orquídeas e suas respectivas associações orquidófilas têm feito um esforço educacional no sentido de destacar a importância da correta identificação das orquídeas, popularizando seus nomes científicos. Apesar deste nobre objetivo, é inegável o apelo que os nomes populares, das orquídeas e de plantas em geral, exercem sobre a população. Foi através de seus apelidos que as orquídeas se tornaram mundialmente conhecidas e comercializadas.

O problema inerente aos nomes populares das orquídeas é a confusão causada por diferentes nomenclaturas, que costumam ser típicas de cada região de ocorrência. Ainda que também existam divergências quanto aos nomes científicos das orquídeas, existe um maior controle sobre a correta identificação de cada espécie, de modo que é sempre importante conhecermos estes termos, por mais impronunciáveis que possam parecer.

É importante destacar que os nomes científicos das diferentes espécies de orquídeas são sempre grafados em itálico, por serem originados do latim. Por vezes, os termos vêm do grego, e são posteriormente latinizados. O primeiro nome sempre se refere ao gênero e começa com letra maiúscula. O segundo termo designa a espécie, sendo escrito em letras minúsculas. As diferentes variedades e clones das orquídeas hibridas não são grafadas em latim, aparecendo sempre entre aspas.



Tipos de Orquídeas | Nomes de Orquídeas | Espécies de Orquídeas | Nomes Populares e Científicos de Orquídeas











































Nomes de Orquídeas | Nomes Científicos | Gêneros e Espécies de Orquídeas







































































































Esta é uma pequena amostra de híbridos e espécies de orquídeas que possuem apelidos curiosos. Certamente, a relação é bem maior e varia conforme a região do país. O importante é sempre ter em mente que apenas os nomes científicos garantem a correta identificação de cada espécie ou híbrido. Os cultivadores mais cuidadosos costumam escrevê-los em plaquetas e espetá-las nos vasos. Deste modo, podem fornecer um cultivo diferenciado e apropriado a cada espécie de orquídea.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil