Orquídeas no Apê
Orquídeas no Apê
Orquídeas no Apê

Plantas Ornamentais: Nomes Populares e Científicos


| Plantas Ornamentais |

Neste pequeno dicionário de plantas ornamentais, listamos as espécies mais comumente cultivadas com esta finalidade, informando seus respectivos nomes populares e científicos. Neste grupo, reunimos folhagens, arbustos e flores que, em sua maioria, podem ser cultivados em ambientes internos. Quando disponível, a entrada leva a um artigo contendo fotos e dicas de cultivo da espécie em questão. Foram priorizadas as plantas de sombra já descritas aqui no blog.

No futuro, outras plantas ornamentais, sejam elas de ambientes internos ou externos, serão acrescentadas a esta lista. Embora pareçam complicados, os nomes científicos, sempre grafados em itálico, por serem originários do latim, são peças importantes para um cultivo bem-sucedido das plantas presentes em nossas coleções. Somente esta terminologia garante a correta identificação botânica de cada espécie, uma vez que os nomes populares podem variar, de acordo com a região do país.


Tipos de Plantas Ornamentais | Nomes de Plantas | Espécies de Plantas | Nomes Populares e Científicos de Plantas Ornamentais










Barba de Moisés -> Soleirolia soleirolii











Comigo Ninguém Pode -> Dieffenbachia amoena






Espada de Santa Bárbara -> Sansevieria trifasciata variegata
















Lança de São Jorge -> Sansevieria cylindrica



















































Nomes de Plantas | Nomes Científicos | Gêneros e Espécies de Plantas



















































































Outras listas de plantas ornamentais, categorizadas como orquídeas, cactos e suculentas, já foram publicadas aqui no blog, em artigos recentes. Para acessá-las, basta clicar em seus respectivos links. Sempre lembrando que os dicionários estarão em constante revisão e atualização, à medida que mais espécies forem descritas nesta série de posts.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil