Guia Completo para Cuidar de Plantas dentro de Casas e Apartamentos

Início

Sergio Oyama Junior


170.000 A 200.000 PÁGINAS VISUALIZADAS MENSALMENTE

Orquídeas no Apê

Espécies de Suculentas: Nomes Populares e Científicos


Espécies de Suculentas

Os nomes populares das plantas suculentas costumam ser curiosos, engraçados e fáceis de serem lembrados. De modo geral, eles fazem referências às semelhanças dos aspectos vegetativos das diferentes espécies de suculentas com algum elemento caricato do quotidiano. No entanto, sempre existe o perigo de que confusões aconteçam, uma vez que a mesma planta pode ter diferentes nomes populares, dependendo da região do país. Para assegurar que cada suculenta seja corretamente identificada, devemos sempre recorrer aos respectivos nomes científicos. 

Neste artigo, vamos apresentar uma lista que funcionará como um dicionário de nomes populares de plantas suculentas, fazendo a associação entre os apelidos mais conhecidos e as correspondentes nomenclaturas científicas de cada espécie. Para saber mais sobre cada suculenta, basta acessar os links contidos em cada entrada, que levarão aos artigos sobre as diferentes espécies, com fotos e dicas de cultivo. Apenas os nomes populares mais comumente utilizados serão mencionados na relação a seguir, sendo que os demais apelidos de suculentas, inclusive aqueles em inglês, poderão ser encontrados nos respectivos artigos.

Apenas ressaltando aos mais desavisados que nenhum dos 'cactos' constantes desta relação pertencem, de fato, à família Cactaceae. O propósito deste artigo é listar as suculentas mais populares. Os cactos verdadeiros, apesar de também serem suculentas, ganharão uma lista especial, que será publicada em breve.



Dicionário com os nomes populares e científicos das plantas suculentas



















































Evidentemente, esta lista não tem a pretensão de abranger todo o vasto universo de plantas suculentas. Foram mencionadas as espécies mais comumente cultivadas com fins ornamentais. Muitas suculentas ficaram de fora por não possuírem um nome popular mais conhecido. Também foram priorizadas as espécies de suculentas que já foram abordadas aqui no blog.