Crassula Green Pagoda


Suculenta Crassula Green Pagoda
Crassula Green Pagoda

Algumas plantas suculentas são conhecidas pelo curioso design arquitetônico do conjunto de suas folhas. Dentre os vários gêneros existentes, destacam-se algumas espécies e híbridos de Crassula. A suculenta de hoje, Green Pagoda, lembra aqueles templos asiáticos em forma de torres, as pagodas, com seus diversos andares geometricamente alinhados. 

Esta belíssima Crassula Green Pagoda foi um presente de Tomoko e Helio Simizu, a quem agradeço imensamente pelo carinho. Ao longo dos próximos artigos, vou apresentar outras plantas especiais que ganhei do casal, que possui uma diversificada coleção de orquídeas, suculentas e outras plantas, todas impecavelmente cultivadas.


Suculenta Crassula Green Pagoda
Crassula Green Pagoda

Sempre fui fascinado pelas Crassulas e suas exóticas formas tridimensionais, milimetricamente simétricas. Uma espécie bastante cobiçada é a Crassula pyramidalis. Um híbrido dela descendente, a Crassula Buddha's Temple, é uma obra de arte moderna, espetacular. 

Estas plantas suculentas, em especial, são conhecidas no exterior como the stacked Crassulas, algo como as Crassulas empilhadas, todas obedecendo esta curiosa formação geométrica. Em um primeiro momento, são muito parecidas entre si, havendo inclusive uma multitude de híbridos entre estas espécies.

A Crassula Green Pagoda, por exemplo, é um híbrido que lembra bastante as Crassulas peforata e rupestris. Há, no entanto, alegações de que este seja um cruzamento resultante das espécies pyramidalis e rupestris.

Analisando mais de perto, esta Crassula é constituída por pequenas peças quadrangulares (as folhas) com um furo central, todas dispostas ao redor de um eixo (o caule), formando uma estrutura que lembra um colar de botões.


Suculenta Crassula Green Pagoda
Crassula Green Pagoda

O cultivo desta planta suculenta é bastante tranquilo, podendo ser efetuado tanto em interiores como em áreas externas, desde que protegidas do sol direto nas horas mais quentes do dia. Dentro de casa, o ideal é que ela fique próxima a uma janela bem iluminada. O solo precisa ser bem drenável, o clássico substrato para suculentas, contendo uma mistura de terra e areia. A rega só deve ocorrer quando o material estiver bem seco.

Sempre que o caule da Crassula Green Pagoda é cortado, dois novos brotos surgem no local, como ilustra a foto acima. Além disso, pequenos filhotes costumam surgir nas laterais da planta. Adicionalmente, como em toda suculenta, sua propagação pode ser feita através das folhas, colocadas em um berçário.

Bonita, exótica e de fácil cultivo, esta é uma joia que merece um lugar de destaque nas coleções dos que apreciam plantas suculentas.