Suculenta Orelha de Shrek


Crassula ovata 'Gollum'
Crassula ovata 'Gollum'

As plantas suculentas são famosas por sua grande variedade de formas inusitadas. É uma mais curiosa que a outra. A suculenta de hoje, popularmente conhecida como orelha de Shrek, é um exemplo clássico desta interessante diversidade.

Embora muito semelhantes, existem duas variedades que costumam ser apelidadas de suculenta orelha de Shrek. A versão com folhas cilíndricas (foto acima), achatadas na extremidade, com uma pequena concavidade, é a que mais se assemelha à orelha do famoso ogro da ficção. 


Crassula ovata 'Hobbit'
Crassula ovata 'Hobbit'

Existe também uma versão mais achatada (foto acima), cujas folhas lembram pequenas espátulas, também com uma concavidade na extremidade.

Tecnicamente, ambas as suculentas são variedades de uma famosa espécie africana, Crassula ovata, popularmente conhecida como planta jade. Nativa da África do Sul, esta suculenta é bastante cultivada por sua beleza, resistência e adaptabilidade a ambientes tanto internos como externos. Apesar de apresentar um crescimento lento, pode atingir grandes proporções. É uma suculenta que também costuma ser cultivada ao estilo bonsai, lembrando uma arvoreta.

Convencionou-se chamar a forma com folhas cilíndricas de Crassula ovata 'Gollum' e a variedade com folhas achatadas de Crassula ovata 'Hobbit', em alusão aos personagens de O Senhor dos Anéis. No entanto, esta classificação não é rígida. Muitas vezes, encontramos ambas as morfologias de folha em uma mesma planta. 

O certo é que as suculentas orelha de Shrek são diferentes da espécie original, Crassula ovata (foto abaixo), que tem as folhas ovaladas, diametralmente opostas. De fato, as variedades 'Hobbit' e 'Gollum' são consideradas formas monstruosas (assim como a Opuntia monacantha monstruosa) da Crassula ovata tipo. Em comum, as três variações guardam apenas o fascinante tom verde jade de suas folhas brilhantes. 


Crassula ovata
Crassula ovata

Sou tão apaixonado por esta planta e seus cultivares que logo tratei de conseguir um exemplar de cada. Mas a verdade é que cheguei até elas graças ao fato de serem conhecidas suculentas de fácil cultivo e baixa manutenção, resistentes e extremamente duráveis. Requisitos que estou priorizando no momento atual da minha coleção.

Outro orelhudo muito simpático, já apresentado aqui no blog, é o cacto orelha de Mickey. Ainda neste universo da fantasia, temos o famoso cacto castelo de fadas, que vale a pena conhecer.


Patrocinado

Produtos selecionados para abrilhantar sua coleção e aprimorar seu cultivo. Veja outras sugestões na loja online.

Como Cuidar de Orquídeas - Curso em Livro e DVD

Aprenda a Fazer Arranjos com Suculentas - Curso Online

Bonsai Pássaro Azul

Umidificador de Ar Ultrassônico

Vaso Auto Irrigável Anti Dengue