Suculenta Orelha de Shrek


Crassula ovata 'Gollum'
Crassula ovata 'Gollum'

As plantas suculentas são famosas por sua grande variedade de formas inusitadas. É uma mais curiosa que a outra. A suculenta de hoje, popularmente conhecida como orelha de Shrek, é um exemplo clássico desta interessante diversidade.

Embora muito semelhantes, existem duas variedades que costumam ser apelidadas de suculenta orelha de Shrek. A versão com folhas cilíndricas (foto acima), achatadas na extremidade, com uma pequena concavidade, é a que mais se assemelha à orelha do famoso ogro da ficção. 


Crassula ovata 'Hobbit'
Crassula ovata 'Hobbit'

Existe também uma versão mais achatada (foto acima), cujas folhas lembram pequenas espátulas, também com uma concavidade na extremidade.

Tecnicamente, ambas as suculentas são variedades de uma famosa espécie africana, Crassula ovata, popularmente conhecida como planta jade. Nativa da África do Sul, esta suculenta é bastante cultivada por sua beleza, resistência e adaptabilidade a ambientes tanto internos como externos. Apesar de apresentar um crescimento lento, pode atingir grandes proporções. É uma suculenta que também costuma ser cultivada ao estilo bonsai, lembrando uma arvoreta.

Convencionou-se chamar a forma com folhas cilíndricas de Crassula ovata 'Gollum' e a variedade com folhas achatadas de Crassula ovata 'Hobbit', em alusão aos personagens de O Senhor dos Anéis. No entanto, esta classificação não é rígida. Muitas vezes, encontramos ambas as morfologias de folha em uma mesma planta. 

O certo é que as suculentas orelha de Shrek são diferentes da espécie original, Crassula ovata (foto abaixo), que tem as folhas ovaladas, diametralmente opostas. Em comum, as três variações guardam apenas o fascinante tom verde jade de suas folhas brilhantes. 


Crassula ovata
Crassula ovata

Sou tão apaixonado por esta planta e seus cultivares que logo tratei de conseguir um exemplar de cada. Mas a verdade é que cheguei até elas graças ao fato de serem conhecidas suculentas de fácil cultivo e baixa manutenção, resistentes e extremamente duráveis. Requisitos que estou priorizando no momento atual da minha coleção.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, eu também! Muito obrigado por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sergio, boa tarde amigo!!
    Cá estou eu de novo por aqui amigo, pois vi o seu link no facebook neste momento, que chamou-se muito, mas muito mesmo a atenção!

    Realmente dá vontade de apertar essas suculentas muito interessantes!!
    O nome, por si só é muito engraçadinho e realmente se parecem com as orelhas do Shrek...rsrs igualzinho!!!

    Como a natureza imita a arte não é mesmo? Ou será que é a arte que imita a natureza? Deve ser a segunda opção..rsrs

    Beijão amigo e uma semana maravilhosa!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Adriana! Tudo bem?

      Pois é, acho uma graça esta suculenta! É muito interessante esta coincidência... Minhas mudas ainda são pequenas, mas elas podem atingir proporções de uma mini árvore!

      Que alegria receber sua visita aqui no blog. Você sempre carinhosa e apoiando este trabalho, muito obrigado!

      Beijo grande e uma excelente semana!

      Excluir
  3. Oi Sérgio!
    Meu nome é Ana e preciso de uma ajudinha aqui com a minha mocinha. Depois de replantar minha crassula apareceram umas cochonilhas e ela ficou com o caule caído. Apliquei neem, tirei as visíveis com pinça e replantei novamente mas ela ainda nao subiu. Ja fazem dias...
    O que pode ser? Teria como te enviar foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem?

      Nossa, que pena... Pode ser uma desidratação, devido ao replante. Ela tem raízes saudáveis? O melhor seria deixar em local que não pegue sol nem vento, para ela se recuperar.

      Para enviar a foto, você poderia usar alguma rede social ou enviar uma mensagem aqui pelo Contato, que eu retorno com meu e-mail pessoal. Espero que sua suculenta fique bem!

      Um grande abraço!

      Excluir