Orquídeas no Apê
Orquídeas no Apê

Fotos de Suculentas


Plantas suculentas
| Echeveria, Kalanchoe, Graptopetalum, Sedum |

Elas estão presentes em todos os lugares. De lojas especializadas para colecionadores até feiras e supermercados, as plantas suculentas caíram no gosto do público em geral. O que nem todos sabem é que cada uma destas gorduchas pertence a uma família botânica específica, carregando consigo um nome científico único, a despeito de uma grande variedade de nomes populares, a depender da região do país.

Este post tem como objetivo apresentar uma coletânea de fotos de plantas suculentas. Esta galeria é composta, tanto por imagens inéditas e atuais, como por fotografias que já ilustraram os artigos anteriormente publicados no blog, específicos para cada suculenta já apresentada. Fotos selecionadas estão disponíveis para colecionadores em nossa galeria de NFTs.



Fotos de Suculentas do Dia 29 de Março de 2022


Sedum japonicum
Sedum japonicum

Mais conhecida como Sedum Oro, esta é uma espécie de suculenta capaz de formar belíssimos tapetes, propagando-se horizontalmente sobre o solo. É preciso cultivar o Sedum japonicum em um ambiente com bastante luminosidade, para que sua aparência fique compacta e uniforme. No entanto, é aconselhável proteger esta suculenta do sol pleno, nas horas mais quentes do dia.


Sedum dasyphyllum
Sedum dasyphyllum

Foto de outra belíssima suculenta que funciona bem como forração, em bacias de suculentas, por exemplo. A espécie Sedum dasyphyllum pode ser encontrada em duas variedades principais, 'Major' e 'Minor', de acordo com as dimensões de suas folhas. Também neste caso, quanto mais intensa for a luminosidade, em seu local de cultivo, mais compactas e simétricas serão suas rosetas.


Sedum makinoi
Sedum makinoi

Bastante confundida com outras plantas, a espécie Sedum makinoi é outro clássico exemplo de suculenta capaz de formar tapetes com interessantes características ornamentais. No entanto, quando cultivada em locais muito sombreados, ela tende a ficar estiolada, com caules mais compridos e folhas mais espaçadas, perdendo seu aspecto de forração.


Fotos de Suculentas do Dia 16 de Março de 2022


Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa

Foto da suculenta que mais se parece com um bichinho de pelúcia. A espécie Kalanchoe tomentosa faz parte de um seleto grupo de plantas suculentas peludas, cuja superfície é coberta por tricomas, células vegetais modificadas que se assemelham a pelos. Por esta razão, ela é popularmente conhecida como orelha de gato.


Cotyledon tomentosa
Cotyledon tomentosa

Este também é o caso da suculenta popularmente conhecida como patinha de urso, cujo nome científico é Cotyledon tomentosa. Assim como no exemplo anterior, a nomenclatura desta planta é derivada da palavra tomentum, que significa lã ou pelo, em latim. Como podemos observar na foto acima, esta suculenta ainda ostenta o charme adicional das extremidades avermelhadas, em suas folhas, como unhas pintadas.


Echeveria setosa
Echeveria setosa

Seguindo na mesma linha, apresentamos a foto da suculenta Echeveria setosa, que se assemelha a uma delicada flor de pelúcia. Suas folhas gorduchas organizam-se radialmente em torno de um eixo central, em forma de roseta, sendo cobertas por uma densa penugem. Esta é uma espécie de origem mexicana, pertencente à família botânica Crassulacea, da mesma forma que as suculentas apresentadas nas duas fotos anteriores.


Fotos de Suculentas do Dia 10 de Março de 2022


Othonna capensis
Othonna capensis

Mais conhecida como colar de rubi, esta é uma espécie extremamente colecionável, já que faz parte de um interessante grupo de suculentas pendentes, com formas de colares, portando contas nos mais diferentes formatos. A foto desta suculenta não faz jus ao intenso colorido púrpura que ela é capaz de adquirir, quando exposta a uma luminosidade mais intensa, ainda que se desenvolva bem em ambientes sombreados.


Senecio rowleyanus
Senecio rowleyanus

Seguindo na mesma linha, a foto desta suculenta evidencia o curioso aspecto esférico de suas folhas repletas de água. Popularmente conhecida como colar de pérolas, a espécie Senecio rowleyanus é outra excelente opção para quem cultiva plantas dentro de casas e apartamentos, já que não exige sol pleno para seu bom desenvolvimento.


Senecio peregrinus
Senecio peregrinus

A seguir, um dos colares mais exóticos deste seleto grupo de plantas. Como podemos observar na foto da suculenta acima, suas folhas adquirem o curioso formato de um golfinho. As espécies pertencentes ao gênero Senecio fazem parte da família botânica Asteraceae. Particularmente, o Senecio peregrinus tem sido avidamente procurado pelos colecionadores, devido a esta característica única no formato de suas folhas.


Fotos de Suculentas do Dia 07 de Março de 2022


Kalanchoe brasiliensis
Kalanchoe brasiliensis

Foto da suculenta que é a única representante nativa do continente americano, dentro do gênero Kalanchoe. Popularmente conhecida como saião, a espécie Kalanchoe brasiliensis costuma ser cultivada em função de suas alegadas propriedades medicinais. No entanto, vale salientar que a planta também contém substâncias tóxicas, que podem causar lesões hepáticas e danos ao tecido cardíaco.


Senecio radicans
Senecio radicans

Popularmente conhecida como colar de banana ou colar de bananinha, esta é uma planta suculenta que possui folhas em um formato incomum, como podemos observar na fotografia acima. A espécie Senecio radicans é originária do continente africano, e faz parte de um interessante grupo de suculentas cujas anatomias lembram colares, com adereços nos mais diferentes formatos.


Zamioculcas zamiifolia
Zamioculcas zamiifolia

Raramente lembrada como uma planta suculenta, a zamioculca é pródiga em armazenar água nos seus diferentes tecidos vegetais, suportando longos períodos de seca. Além disso, a espécie Zamioculcas zamiifolia é uma planta de sombra por excelência, sendo extensamente utilizada no paisagismo de ambientes internos, tanto residenciais como corporativos.


Fotos de Suculentas do Dia 03 de Março de 2022


Senecio barbertonicus
Senecio barbertonicus

Foto de uma suculenta da espécie Senecio barbertonicus. São vários ramos jovens emergindo a partir de um caule principal e central, que foi seccionado pelo produtor. Por este motivo, as folhas ainda estão dispersas e pouco organizadas. Com o tempo e bastante luz, esta suculenta adquire um porte mais compacto, lembrando um pinheiro.


Euphorbia lactea
Euphorbia lactea

Frequentemente confundida com um cacto, esta é, na verdade, uma suculenta pertencente à família botânica Euphorbiaceae. Como podemos observar na foto acima, a Euphorbia lactea apresenta poucos e discretos espinhos, distribuídos ao longo de seu caule bastante ramificado. Por ser menos exigente quanto à luminosidade, esta é uma boa opção de planta para ser cultivada em interiores.


Sansevieria trifasciata 'Hahnii'
Sansevieria trifasciata 'Hahnii'

A seguir, foto de uma suculenta que faz bastante sucesso junto àqueles que cultivam suas plantas dentro de casas e apartamentos. Por ser compacta, ocupar pouco espaço, e requerer níveis menores de luminosidade, a mini espada de São Jorge, versão miniaturizada da espécie tipo, Sansevieria trifasciata, é uma companheira ideal para os iniciantes.


Fotos de Suculentas do Dia 02 de Março de 2022


Kalanchoe marnieriana
Kalanchoe marnieriana

Foto da suculenta Kalanchoe marnieriana, pertencente à família Crassulaceae. Trata-se de uma espécie que vem ganhando popularidade, junto aos cultivadores, graças ao aspecto delicado de suas folhas suculentas, de colorido suave, azulado, em tom pastel, com as bordas avermelhadas.


Aloe juvenna
Aloe juvenna

Popularmente conhecida como suculenta dente de tigre, a espécie Aloe juvenna possui um aspecto feroz, mas seus espinhos não são muito agressivos. Trata-se de uma parente da popular babosa, Aloe vera. Ambas pertencem à família botânica Asphodelaceae.


Aeonium haworthii
Aeonium haworthii

A seguir, temos uma foto da suculenta que se assemelha a um cata-vento. A espécie Aeonium haworthii faz parte da grande e diversificada família Crassulaceae, repleta de plantas comumente cultivadas com fins ornamentais. Suas folhas organizam-se em delicadas rosetas, que apresentam uma tonalidade pastel, mesclando as cores verde e amarela, com bordas avermelhadas.



Echeveria elegans
Echeveria elegans

Bastante popular entre cultivadores e colecionadores, a Echeveria elegans é frequentemente utilizada na obtenção de diversos híbridos, inclusive intergenéricos, como a Graptoveria 'Fantome'. Como podemos observar na foto desta suculenta, as folhas são densamente imbricadas, organizadas radialmente, em forma de roseta, característica que lhe confere o apelido de rosa de pedra.


Sedum nussbaumerianum
Sedum nussbaumerianum

Aqui, temos a foto de uma suculenta de colorido diferenciado, que mescla tons de creme, amarelo, laranja e verde claro. Quando mais luz o Sedum nussbaumerianum receber, mais intensa será a sua coloração. Trata-se de uma espécie de origem mexicana, pertencente à família Crassulaceae.


Pachyphytum compactum
Pachyphytum compactum

A fotografia desta curiosa planta suculenta pode ser facilmente confundida com a imagem de uma formação geológica. Não por acaso, a espécie Pachyphytum compactum atende pelos apelidos planta diamante ou suculenta diamante. Suas folhas densamente imbricadas apresentam padrões geométricos em suas superfícies, que se assemelham às facetas de gemas preciosas.



Echeveria lilacina
Echeveria lilacina

A seguir, foto de outra suculenta que faz bastante sucesso junto aos colecionadores. As folhas em roseta da Echeveria lilacina têm um quê de rococó, apresentando uma delicada finalização pontiaguda em cada extremidade, como se tivessem sido produzidas por um bico de confeitar. A coloração pastel e o aspecto fosco destas estruturas acentuam ainda mais seu charme.


Kalanchoe daigremontiana
Kalanchoe daigremontiana

Foto da suculenta mãe de mil ou mãe de milhares, também conhecida como aranto, com seus característicos rebentos surgindo a partir das extremidades das folhas carnudas. Com o passar do tempo, estes brotos vão se destacando espontaneamente da planta mãe e, ao tocarem o solo, enraízam-se rapidamente, dando origem a uma nova planta.


Corpuscularia lehmannii
Corpuscularia lehmannii

Contrapondo-se ao nome científico complicado, o apelido desta belíssima planta é bem mais fácil de ser memorizado, suculenta coração partido. Apresentando formas geométricas, compostas por extremidades retas e ângulos precisos, raros de serem vistos na natureza, a espécie Corpuscularia lehmannii é bastante procurada pelos colecionadores. Trata-se de um membro da família botânica Alzoaceae.


Esta galeria com fotos de suculentas será atualizada periodicamente, com novas imagens e espécies inéditas. Por isso, vale a pena salvar o link nos favoritos do navegador. O ícone do blog também pode ser adicionado à tela inicial do celular, como se fosse um aplicativo.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil