Suculenta Sedum makinoi 'Ogon'


Suculenta Sedum makinoi 'Ogon'
Sedum makinoi 'Ogon'

Diversas plantas suculentas do gênero Sedum, pertencentes à família Crassulaceae, possuem a interessante característica de formarem delicados tapetes verdes. Várias espécies de Sedum são frequentemente utilizadas como forração em projetos paisagísticos no hemisfério norte. É o caso da estrela do artigo de hoje, o Sedum makinoi 'Ogon', conhecido no exterior como golden japanese stonecrop

Como o nome indica, trata-se de uma planta suculenta originária do Japão, podendo também ser encontrada na China. O apelido stonecrop para esta categoria de plantas vem do fato de estas serem tão resistentes que crescem até mesmo sobre pedras. De fato, contrariando sua aparência frágil, o Sedum makinoi sobrevive em ambientes áridos, com intensa exposição à luz solar direta e pouca água.

A variedade 'Ogon' do Sedum makinoi, particularmente, apresenta uma belíssima coloração verde amarelada em suas minúsculas e delicadas folhas suculentas, em forma de círculos diametralmente opostos. Cada folhinha tem um tamanho comparável a uma cabeça de alfinete. 

Trata-se de uma planta que se espalha rapidamente na horizontal, crescendo pouco verticalmente. Forma densos tapetes de notável efeito ornamental. Pequenas flores amarelas, em forma de estrelas, surgem durante o verão, quando o Sedum makinoi é cultivado sob altos níveis de luminosidade. Dentro de casas e apartamentos, é importante escolher um local bem próximo a uma janela ensolarada.

Apesar desta predileção pela luz do sol, é bom evitar que seus raios incidam diretamente sobre a planta durante as horas mais quentes do dia, principalmente na primavera e verão, em regiões de clima quente. O excesso de água, como sempre, é prejudicial para este tipo de planta.

Ao longo do tempo, os produtores de Sedum makinoi foram desenvolvendo diferentes cultivares, com um amplo leque de cores. Existe a variedade 'Salsa Verde', que apresenta folhas em um tom de verde bem escuro, a 'Limelight', em um verde mais claro, além de versões variegatas e marginatas.

É sempre uma grata surpresa constatar a incrível diversidade de cores e formas das plantas suculentas. A aparência do Sedum makinoi 'Ogon', por exemplo, remete-nos muito mais às delicadas folhagens do que às clássicas rosas de pedra que costumamos encontrar no mercado. Outro interessante representante deste diverso gênero é o Sedum moranense, que foi descrito em um artigo recente aqui no blog.