Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Suculenta Orelha de Gato - Kalanchoe tomentosa


Suculenta Kalanchoe tomentosa
| Kalanchoe tomentosa |

Uma planta de pelúcia. É assim que defino a suculenta orelha de gato, cujo nome científico é Kalanchoe tomentosa. Como se já não bastasse o charme de ter as folhas gordinhas, como é típico para a maioria das plantas suculentas, esta preciosidade ainda é recoberta por pelos. Ao contrário da Tradescantia sillamontana, sobre a qual já falamos aqui no blog, que parece ser recoberta por teias de aranha, as folhas da suculenta orelha de gato possuem um aspecto aveludado, macio ao toque, graças a uma distribuição mais densa e uniforme dos pelos.

Estes pelos são brancos na maior parte da superfície das folhas, o que lhes confere um tom cinza prateado, bastante peculiar. Nas bordas e extremidades, estas estruturas adquirem uma tonalidade marrom acobreada, que fica mais intensa quando a suculenta orelha de gato é cultivada em ambientes com bastante luminosidade. No exterior, a Kalanchoe tomentosa é conhecida como panda plant.


Não sei ao certo qual a razão para este apelido, já que o padrão de pelagem desta planta suculenta lembra-me mais aquela encontrada no gato siamês chocolate point do que a de um panda.

Suculenta Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa

Não por acaso, existe uma variedade da suculenta orelha de gato que é conhecida como Kalanchoe tomentosa 'Chocolate Soldier' ou soldado de chocolate. Neste caso, a coloração amarronzada dos pelos é predominante ao longo da superfície das folhas, o que confere à planta um tom mais bronzeado. Infelizmente, ainda não encontrei esta forma, que é mais rara no mercado.

A suculenta orelha de gato, Kalanchoe tomentosa, lembra um pouco uma outra espécie, a Kalanchoe millotii, igualmente peluda, de aspecto felpudo. No entanto, esta outra espécie não apresenta as características bordas pintadas de marrom. Suas folhas são mais delgadas e delicadas.

O termo tomentosa, que confere o nome científico a esta espécie de Kalanchoe, vem do latim tomentum, que significa lã, pelo. Várias espécies de plantas, suculentas ou não, adotam esta nomenclatura, para assinalarem o fato de serem recobertas por pelos. É o caso da suculenta patinha de urso, Cotyledon tomentosa, por exemplo.


É importante não confundir a suculenta orelha de gato com outro apelido famoso, orelha de coelho. Neste último caso, o termo é mais frequentemente utilizado para se referir a uma cactácea, o famoso cacto orelha de Mickey. De fato, as orelhas dominam o mundo dos cactos e suculentas.

Neste mesmo gênero Kalanchoe, temos o famoso aranto, também conhecido popularmente como mãe de mil ou mãe de milhares. Seu nome científico é Kalanchoe daigremontiana. Além disso, existem outras espécies dentro deste gênero que costumam receber o curioso apelido de mother of thousands. Também temos a florífera flor da fortuna, cujo nome científico é Kalanchoe blossfeldiana.

A suculenta orelha de gato, Kalanchoe tomentosa, é nativa do continente africano, sendo também encontrada na ilha de Madagascar. Apesar de apreciar climas quentes e secos, esta é uma suculenta que precisa ser protegida dos raios diretos do sol, principalmente durante o verão, nas horas mais quentes do dia.

Suculenta Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa

Isso faz da Kalanchoe tomentosa uma planta suculenta ideal para ser cultivada dentro de casas e apartamentos. Tudo o que ela precisa é de um local com bastante luminosidade indireta, de preferência próximo a uma janela face norte. As janelas voltadas a leste também são ideais, já que recebem o sol da manhã, mais ameno. No caso de aberturas face oeste, é importante que a luz da tarde seja filtrada por uma cortina fina ou tela de sombreamento. Janelas face sul talvez não consigam proporcionar a luminosidade ideal para o cultivo da orelha de gato. Quando a incidência de luz é insuficiente, a planta tende a estiolar, ficando mais alta e pescoçuda.


O substrato para o cultivo da suculenta orelha de gato deve ser aquele mais arenoso, bem drenável. Existem misturas prontas para o cultivo de cactos e suculentas à venda no mercado. Para uma versão caseira, basta misturar terra vegetal e areia grossa, em partes iguais. O fundo do vaso deve receber uma boa camada de drenagem, composta por pedrisco, brita ou argila expandida.

O ponto crucial para um cultivo bem-sucedido, tanto da orelha de gato como de qualquer outra suculenta, é a rega moderada. O excesso de água pode facilmente matar este tipo de planta. A Kalanchoe tomentosa precisa de um grande intervalo de tempo, entre uma rega e outra. Para saber quando é hora de regar, basta verificar a umidade do substrato, com a ponta do dedo. Aferir o peso do vaso também dá uma boa ideia do quanto o solo está seco. Quanto mais leve o vaso estiver, menos umidade haverá retida em seu interior.

Suculenta Kalanchoe tomentosa
Kalanchoe tomentosa

Além do necessário cuidado com a rega do substrato, também é importante evitar molhar as folhas da suculenta orelha de gato. Estas estruturas tendem a acumular água nos interstícios da pelagem, de modo a propiciar a proliferação de fungos e bactérias, nocivos à planta.

A adubação não precisa ser intensa ou elaborada, já que a Kalanchoe tomentosa está habituada a solos pouco férteis, em seu habitat de origem. Além disso, é muito difícil que a suculenta orelha de gato floresça no cultivo doméstico, principalmente se for mantida em interiores. Desta forma, uma adubação de manutenção, do tipo NPK, é mais que suficiente para o desenvolvimento desta planta.


Estas e outras informações mais detalhadas sobre o cultivo de plantas suculentas podem ser encontradas no artigo abaixo:


A propagação da suculenta orelha de gato pode ser tentada através das folhas. Basta destacar uma folha madura e saudável, da parte mais basal da planta, e colocá-la em um berçário de suculentas. É um processo que nem sempre dá certo, é uma questão de tentativa e erro. Algumas suculentas, como a Graptopetalum paraguayense, multiplica-se com grande facilidade desta forma. Outras apresentam um desafio maior, mas sempre é possível e vale a pena tentar.

Afinal, o que não fazemos para termos mais destas fofuras suculentas, ainda mais quando possuem o aspecto de um bicho de pelúcia, como é o caso da suculenta orelha de gato. Outras orelhudas bastante interessantes, que já passaram aqui pelo blog, são a suculenta orelha de Shrek e o cacto orelha de Mickey.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil