Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
| Dendrobium Stardust 'Chiyomi' |

As orquídeas do gênero Dendrobium costumam destacar-se por suas espetaculares florações, sempre abundantes e nas mais diferentes cores. Dentre as orquídeas cultivadas em apartamento já apresentadas aqui no blog, o Dendrobium Stardust 'Chiyomi' merece um lugar de destaque. Além de ser bastante florífero, pode ser considerado de fácil cultivo, sendo resistente às pragas e aos baixos índices de umidade relativa do ar, condições tão comuns entre os cultivadores de orquídeas em apartamentos e outros ambientes internos.

Já comentei em artigos anteriores sobre minha paixão por orquídeas vermelhas. No entanto, infelizmente, esta é uma cor rara na família Orchidaceae, sendo necessário um grande esforço para encontrar exemplares nesta tonalidade, no mercado. Por outro lado, as orquídeas amarelas são muito mais facilmente encontradas e dão um show de diversidade de tonalidades e formatos, sendo uma excelente opção para iluminar qualquer ambiente com as cores douradas do sol.

Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Uma das vantagens do Dendrobium Stardust 'Chiyomi', para quem mantém suas orquídeas em apartamento, é seu porte compacto. Diferentemente de algumas espécies e híbridos do gênero Dendrobium, que podem atingir grandes proporções, tanto em altura como em circunferência, este belíssimo híbrido amarelo mantém-se em dimensões bem comportadas, ideais para ambientes internos. Além disso, por ser uma orquídea desenvolvida a partir de espécies estrangeiras, não costuma ser atacada pelas pragas locais.


Todas as orquídeas Dendrobium são originárias do continente asiático. Trata-se de um gênero que possui mais de mil espécies, distribuídas por diferentes países como China, Japão, Índia e Filipinas, entre outros. O híbrido Stardust, particularmente, descende da espécie Dendrobium nobile, encontrada no Nepal, e é fruto de diversos cruzamentos e melhoramentos genéticos. A primeira linhagem de Dendrobium Stardust foi estabelecida por um orquidário japonês, com sede no Havaí, em 1986. Ele é resultado do cruzamento entre o Dendrobium Ukon e Dendrobium unicum.

Desde então, diferentes variedades desta orquídea compacta e florífera foram produzidas, sendo popularizadas comercialmente em todo o planeta.

Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Dois meristemas, ou clones, deste Dendrobium, com cores diferentes, são mais comumente encontrados no mercado. Existe a variedade que produz flores alaranjadas, denominada Dendrobium Stardust 'Firebird', e a versão que vemos nas fotos que ilustram este artigo, com flores amarelas, cuja denominação formal é Dendrobium Stardust 'Chiyomi'.


Existe ainda uma variedade rosada, com flores em diferentes tons de pink e magenta, que alguns comerciantes chamam equivocadamente de um clone rosa do Dendrobium Stardust. Na verdade, trata-se de um outro híbrido, resultante do cruzamento entre Dendrobium Kurenai e Dendrobium unicum, que foi registrado como Dendrobium Rainbow Dance.

Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Como todas as orquídeas do gênero, o Dendrobium Stardust possui hábito epífito, ou seja, vive sobre as árvores. Por esta razão, a forma ideal de cultivo consiste em simplesmente amarrar a orquídea no tronco de uma árvore viva. Como isso nem sempre é possível, existe a alternativa de se cultivar este Dendrobium em pedaços de madeira ou troncos cortados de árvore. No entanto, esta condição requer que a umidade relativa do ar seja elevada e que as regas sejam mais frequentes.

Em ambientes internos, é mais prático cultivar orquídeas em vasos, já que eles ajudam a reter a umidade por mais tempo. Neste caso, a frequência das regas deve ser ajustada de acordo com o clima local e as estações do ano. O material com que o vaso é feito também interfere nas irrigações. Vasos de barro secam mais rapidamente. Além disso, eles permitem uma aeração maior das raízes, sendo que existem modelos específicos para o cultivo de orquídeas, com furos nas laterais. Já os vasos de plástico são mais leves e baratos, podendo ser pendurados com mais facilidade. Eles retêm a umidade por mais tempo, sendo indicados para quem tem ambientes de cultivo muito secos, ou expostos a correntes de vento. O importante é que o substrato tenha a oportunidade de secar bem, entre uma rega e outra, independentemente da periodicidade. 


O substrato é o material utilizado para preencher o vaso, que pode ser composto por uma mistura de casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. Existem opções já prontas, disponíveis à venda em lojas de jardinagem e garden centers. Alternativamente, há uma grande gama de materiais utilizados como substratos. O Dendrobium Stardust pode ser cultivado em casca de macadâmia, musgo sphagnum, brita pura, carvão vegetal, etc. O importante é conhecer bem o substrato escolhido e sua capacidade de retenção de água. A frequência das regas deve ser ajustada de acordo com este material.


O Dendrobium Stardust, apesar de ser considerado de fácil cultivo, é uma orquídea que aprecia elevados níveis de luminosidade. Em locais muito sombreados, o mais provável é que a planta se desenvolva, mas não floresça. No artigo abaixo, discutimos todos os parâmetros importantes para que uma orquídea dê muitas flores, em condições ideais de iluminação:


Além disso, como ocorre com a maioria das orquídeas do gênero Dendrobium, o Stardust necessita de um período mais intenso de seca, durante o outono/inverno, para que sua floração ocorra em abundância na primavera. Este procedimento é denominado stress hídrico, em que as regas são drasticamente reduzidas a partir do outono, sendo somente retomadas quando os primeiros botões florais começarem a surgir. Concomitantemente, a adubação deve ser suspensa.


Durante este período de seca imposta propositalmente, é natural que as folhas amarelem, sequem e caiam. Além disso, os pseudobulbos ficam com a aparência mais enrugada. Quando isso acontece, muitos cultivadores iniciantes acreditam que a orquídea está morrendo ou que foi atacada por alguma praga ou doença. Contudo, este é um processo normal, que vai culminar na floração do Dendrobium Stardust.


Em resumo, para aqueles que apreciam orquídeas amarelas, de fácil cultivo e porte compacto, o Dendrobium Stardust 'Chiyomi' é uma excelente escolha. Lembrando que esta orquídea faz um belíssimo par com sua variedade laranja, o Dendrobium Stardust 'Firebird'.

Para quem gosta deste gênero de orquídea, vale a pena ter a clássica orquídea olho de boneca, que também é um híbrido de Dendrobium do tipo nobile. A orquídea denphal é outra excelente opção. Além disso, algumas outras espécies mais exóticas podem ser consideradas, como o Dendrobium kingianum, Dendrobium purpureum album, Dendrobium victoria-reginae, Dendrobium loddigesii e Dendrobium lindleyi, apenas para citar alguns dos representantes que já passaram aqui pelo apartamento.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil