Denphal: Uma orquídea bela e polêmica


Orquídea Denphal
Dendrobium híbrido - Denphal

Estas exuberantes flores, dispostas em torno de elegantes hastes que nascem acima de pseudobulbos em forma de cana, fazem desta orquídea híbrida, popularmente conhecida como Denphal, um sucesso de vendas junto ao público em geral. Ela pode ser encontrada em uma grande variedade de cores e sua floração apresenta uma boa durabilidade. Sua popularização tornou possível encontrar esta orquídea em todos os lugares, de elegantes floriculturas a feiras e supermercados.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre quem é, de fato, a orquídea Denphal. Neste artigo, procuro esclarecer alguns mitos a respeito desta orquídea.


1. O mito da orquídea Denphal


O único porém, dentre todas estas características positivas, é o seu nome. Conhecida por todos como Denphal ou Denphalen, esta pobre orquídea é vítima de uma série de equívocos e polêmicas. A junção dos prefixos 'Den' e 'Phal' leva muitos a acreditarem que se trata de um híbrido resultante do cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis. No entanto, isto não é verdade. Devido às grandes diferenças genéticas entre estes dois gêneros de orquídeas, jamais poderia haver um descendente viável desta mistura.

O apelido infeliz surgiu devido ao fato de a Denphal ser uma orquídea com o porte vegetativo de um Dendrobium típico, com os pseudobulbos em forma de cana, e produzir uma floração que lembra bastante à da orquídea Phalaenopsis, composta por uma longa haste portando flores em forma de borboleta.


Orquídea Denphal
Dendrobium híbrido - Denphal


2. A verdade sobre a orquídea Denphal


O grande problema é que algumas pessoas não respondem delicadamente às dúvidas dos novatos. Ninguém, fora do meio, é obrigado a saber que é impossível cruzar Dendrobium com Phalaenopsis. E o nome 'Denphal' não ajuda muito a esclarecer esta polêmica.

O fato é que esta orquídea é simplesmente um Dendrobium híbrido. Para aumentar a confusão, a principal espécie de Dendrobium a compor a maioria dos híbridos conhecidos como Denphal é o Dendrobium phalaenopsis, descrito em 1880. Sim, existe uma espécie nativa com este nome! Posteriormente, alteraram sua classificação para Dendrobium bigibbum.


3. Conclusão


Para resumir toda esta confusão, o importante é saber que Denphal não é resultado do cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis. Também não se refere à espécie Dendrobium phalaenopsis, descrita no século XIX. 

Trata-se apenas de um híbrido de Dendrobium, mistura de várias espécies, em cuja composição há uma forte participação do Dendrobium bigibbum. O termo Denphal popularizou-se entre o público leigo e é amplamente utilizado entre os comerciantes de orquídeas.

Muitos orquidófilos recusam-se a admitir sequer que exista uma orquídea Denphal. O fato é que este é um nome popular, assim como 'orquídea olho de boneca', referente a outro Dendrobium híbrido bastante comum no mercado. Ignorar os nomes populares e manter-se em um pedestal apenas dificulta a divulgação da orquidofilia junto ao público leigo, prejudica as vendas e complica a comunicação entre os amantes destas belas flores.


Orquídea Denphal
Dendrobium híbrido - Denphal

As flores das orquídeas Denphal que ilustram este artigo são resultado da abertura dos botões que apresentei há alguns meses, neste artigo sobre botões florais de Dendrobium. Ao contrário da maioria das orquídeas, cujos botões lembram bolas de futebol americano, os do gênero Dendrobium apresentam um formato peculiar, que remete a uma escultura abstrata.

Aos meus leitores não orquidófilos, peço desculpas por este artigo mais técnico, repleto de nomes científicos. Ao final de tudo, espero que fique a beleza das flores desta interessante orquídea Denphal, de fácil cultivo, porte altivo e abundante floração. 

Nas sugestões de leitura, abaixo, mais exemplos da fascinante variedade de formas e cores das orquídeas Dendrobium. Híbridos ou espécies puras, são sempre plantas bastante exóticas e originais.


Conteúdo patrocinado:

Mudas da delicada orquídea Dendrobium Rainbow Dance podem ser adquiridas no site do nosso parceiro. Para acessar, basta clicar neste link: