Orquídea Dendrobium purpureum 2015


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Após muita demora e suspense, finalmente trago para vocês a floração completa desta curiosa orquídea asiática, o Dendrobium purpureum album. Vocês podem relembrar as etapas anteriores neste primeiro artigo, sobre o surgimento dos botões florais, nesta postagem com uma etapa intermediária e na última matéria, com os momentos finais que antecederam o desabrochar.

A orquídea Dendrobium purpureum é nativa das Ilhas Fiji, Moluccas, Sulawesi e Nova Guiné. Seu habitat é caracterizado por úmidas florestas localizadas tanto em regiões costeiras como montanhas. Foi descrita pela primeira vez por William Roxburgh, em 1832. A frenética e controversa mudança de nomenclatura que ocorre a todo momento na família das orquídeas faz com que este Dendrobium também atenda pelo nome Pedilonum purpureum.

Trata-se de uma orquídea bastante resistente, que pode florescer em qualquer época do ano. Aqui no apartamento, em São Paulo, o Dendrobium purpureum costuma florescer durante os primeiros 5 meses do ano, entre janeiro e maio, na transição entre verão e outono. Embora o cultivo da parte vegetativa seja fácil, fazê-lo florescer costuma ser um desafio. Esta é uma orquídea que aprecia bastante umidade durante a fase de crescimento, necessitando de uma pequena redução nas regas durante o inverno.


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Devo ter tirado mais de uma centena de fotos desta pobre orquídea. Praticamente todos os dias eu a fotografava, já que as mudanças eram nítidas em curtos intervalos de tempo. À medida que as flores desabrochavam, contudo, tornava-se cada vez mais difícil capturar as imagens. 

Isto porque são centenas de minúsculas flores, formando uma inflorescência tridimensional complexa. Teoricamente, o Dendrobium purpureum poderia ser considerado uma micro-orquídea. Mas seu tamanho avantajado e o aspecto encorpado das inflorescências remetem à noção de uma orquídea de grande porte.

Quanto mais as flores se abriam, mais difícil ficava manter tudo em foco. Confesso que fotografei como uma pessoa com deficiência visual, fui clicando e depois selecionei o que ficou razoavelmente nítido. Aos poucos, vou mostrando outros takes interessantes da floração desta orquídea exótica.


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Neste ano, não sei por qual motivo, este Dendrobium foi generosíssimo. Floresceu alucinadamente, em vários pseudobulbos. Isso após uma greve de alguns anos, período em que não vi sinal de flores nesta orquídea. Como nunca fico satisfeito, estou no momento à procura da forma tipo deste Dendrobium purpureum que, fazendo jus ao nome da espécie, exibe as flores originalmente em um tom magenta. Nunca vi uma orquídea assim, no Brasil, mas imagino que seja um espetáculo ter uma versão púrpura destes simpáticos pompons brancos. Volto em breve com mais fotos deles!