Orquídea Dendrobium loddigesii

 
Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

As orquídeas do gênero Dendrobium costumam ser temperamentais para florescerem. Este Dendrobium loddigesii, da foto acima, é um bom representante destas plantas geniosas.


Embora seja uma orquídea de crescimento rápido, pouco exigente em relação ao cultivo, capaz de formar grandes touceiras emaranhadas, sua floração é sempre um desafio. Tudo depende bastante das condições climáticas de cada local. Geralmente, regiões ao nível do mar ou que apresentem temperaturas mais elevadas são mais críticas para cultivar orquídeas do gênero Dendrobium em geral, particularmente o Dendrobium loddigesii.

Esta é uma orquídea originária de florestas úmidas, compostas predominantemente por coníferas, localizadas em países como Laos, China e Vietnam. O clima típico destas localidades oferece estações bem definidas, com verões e primaveras bastante úmidos e um inverno mais seco e, obviamente, frio.

O Dendrobium loddigesii floresce entre o final do inverno e começo da primavera. É aconselhável que a planta seja submetida a um período frio e seco para que floresça melhor.


Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

E eis que a flor mais solitária do apartamento, após uma longa espera, acaba de se abrir completamente. Quem viu o pequeno botão desta orquídea, Dendrobium loddigesii, há algumas semanas, dificilmente poderia imaginar sua transformação em uma flor tão grande e vistosa.

A coloração do Dendrobium loddigesii é um espetáculo à parte. Suas flores apresentam pétalas e sépalas delicadas, com variações entre o pink claro e o lilás, contrastando com um labelo franjeado, mais claro, com o seu interior colorido de um amarelo gema bem intenso, quase alaranjado.

Quando bem cultivado e florido, o Dendrobium loddigesii torna-se uma orquídea notável. Quanto mais madura for a planta, maior será sua touceira, que tende a produzir keikis em abundância, principalmente se a orquídea for regada em demasia. Talvez este nosso inverno atípico, mais quente, tenha contribuído para que somente uma flor nascesse. Vamos ver se dou mais sorte no ano que vem.