Orquídea Ludisia discolor


Orquídea Ludisia discolor
Ludisia discolor

Uma das coisas que mais me impressionam na floração desta orquídea, Ludisia discolor, é o comprimento da haste floral. A partir de uma pequena cápsula, a estrutura vai se elongando, à medida que os botões vão se abrindo. Infelizmente, quando os últimos botões da ponta começam a abrir, os primeiros já estão murchando. Assim é a vida... Apesar deste porém, o resultado final é belíssimo.

Esta é uma orquídea terrestre, proveniente das florestas úmidas da Malásia, Indonésia e Burma. A Ludisia discolor faz parte de um conjunto de orquídeas conhecidas como jewel orchids, sendo a espécie mais popularmente encontrada nas coleções brasileiras. Seu nome popular, orquídea joia, refere-se ao aspecto luxuoso de suas folhas aveludadas, delicadamente dispostas ao redor de caules suculentos, cujas cores oscilam entre tons bem fechados de verde e marrom. O destaque fica por conta dos veios avermelhados, com nuances douradas.

O interessante é que, frequentemente, encontro na literatura afirmações de que esta orquídea é cultivada primariamente em razão da beleza de suas folhas, tendo as flores pouco valor ornamental. De fato, a folhagem é belíssima, mas na minha modesta opinião, as flores nada deixam a desejar.

A Ludisia discolor apresenta uma inflorescência de pequenas flores brancas ao longo da haste principal, em uma disposição que lembra uma árvore de natal. Quando observada em detalhe, cada minúscula flor revela detalhes surpreendentes. Por vezes, lembra um ser alado. Sob outro ângulo, a flor da orquídea joia pode lembrar uma pipoca.

O cultivo da orquídea joia, Ludisia discolor, é bastante tranquilo. Por ser terrestre, não há necessidade do uso de substratos específicos para orquídeas. O vaso pode ser de plástico ou cerâmica, preenchido com terra comum. É aconselhável que seja rica em matéria orgânica. O vaso precisa ter uma boa drenagem, já que esta orquídea não tolera regas em excesso. A luminosidade não precisa ser muito alta para o cultivo desta orquídea. Níveis semelhantes aos requeridos pela orquídea Phalaenopsis são suficientes para o crescimento e floração da Ludisia.

Nos artigos relacionados abaixo, vocês encontram outros textos e imagens sobre os vários estágios da floração desta interessante orquídea terrestre do sudeste asiático.


Patrocinado: