Cacto Opuntia subulata monstruosa


Cacto Opuntia subulata monstruosa
Opuntia subulata monstruosa

Os cactos e suculentas costumam apresentar algumas formas anômalas de crescimento, que resultam em interessantes esculturas vivas. As mais conhecidas e cobiçadas pelos colecionadores são as  formas cristatas, que originam indivíduos completamente diferentes da espécie tipo. No artigo de hoje, mostro a forma monstruosa da Opuntia subulata.

Esta espécie é parente da Opuntia monacantha, que já foi tema de uma matéria aqui no blog, igualmente apresentada em sua forma monstruosa. Também é do mesmo gênero da Opuntia microdasys, o famoso cacto orelha de Mickey ou orelha de coelho.

As opúncias são cactáceas que ocorrem exclusivamente no continente americano, de norte a sul. Através da ação humana, foram disseminados por todo o globo, tendo virado praga em algumas regiões. O gênero Opuntia foi assim nomeado em alusão à antiga cidade grega chamada Opus. As espécies deste gênero consistem nos típicos cactos dos desenhos animados, comumente encontrados em regiões áridas do México e Estados Unidos. Aqui no Brasil, são muito comuns na região nordeste.

A Opuntia subulata, que também é conhecida como Austrocylindropuntia subulata, é encontrada por todo o continente sul americano, sendo particularmente comum na Argentina e Bolívia. Acredita-se que a espécie seja originária dos Andes peruanos, distribuindo-se a partir dali para outras regiões. 

Este é um cacto que pode atingir grandes proporções, sendo comumente utilizado como cercas vivas. A espécie Opuntia subulata distingue-se das demais por apresentar, além dos espinhos, folhas rudimentares. A forma monstruosa é conhecida por ser mais compacta e apresentar as pontas das folhas suculentas avermelhadas, quando expostas à luz solar direta. O formato destes rudimentos de folhas confere à planta o nome popular de Eve's needle ou agulha de Eva.

A Opuntia subulata monstruosa, por incrível que pareça, é até mais comum nas coleções do que a forma tipo. Por ser compacta, resistente e de fácil cultivo, é bastante procurada pelos colecionadores. 

O cultivo desta cactácea é bem simples. O importante é fornecer bastante luminosidade e pouca água. Embora prefira ser mantida sob sol pleno, a Opuntia subulata pode ser cultivada dentro de casas e apartamentos, principalmente a monstruosa, plantada em vasos, desde que em substrato bem drenável e arenoso. Neste caso, a planta deve estar localizada próxima a uma janela bem iluminada.

Embora a Opuntia subulata floresça, dê frutos e sementes, isso dificilmente ocorrerá no ambiente doméstico, em interiores. Neste caso, a melhor forma de propagação dá-se pela divisão do cacto, destacando-se um segmento e o plantando separadamente. O enraizamento ocorre com facilidade.

Confesso que, até há muito pouco tempo, eu não prestava atenção aos cactos. Não me entrava na cabeça a ideia de cultivar uma planta que poderia me machucar. Hoje, não me importo com algumas espetadas ocasionais. Acabei me fascinando com a variedade de formas desta grande e resistente família botânica, que oferece tanta beleza e diversidade em troca de um cultivo tão simples.


Patrocinado

Produtos selecionados para abrilhantar sua coleção e aprimorar seu cultivo. Veja outras sugestões na loja online.

Como Cuidar de Orquídeas - Curso em Livro e DVD

Aprenda a Fazer Arranjos com Suculentas - Curso Online

Bonsai Pássaro Azul

Umidificador de Ar Ultrassônico

Vaso Auto Irrigável Anti Dengue