Echeveria 'Topsy Turvy'


Echeveria runyonii 'Topsy Turvy'
Echeveria runyonii 'Topsy Turvy'

Hoje, a estrela suculenta em destaque é uma belíssima Echeveria de folhas exóticas, arranjadas em uma escultural roseta que lembra uma obra de arte abstrata. O colorido pálido, verde tendendo para o azulado, é outro espetáculo à parte.

A Echeveria runyonii pertence à grande família das crassuláceas, sendo nativa do estado de Tamaulipas, no México. O nome desta espécie é uma homenagem ao fotógrafo americano Robert Runyon, também conhecido por seu trabalho como botânico amador.

Esta planta suculenta diferenciada, contudo, não é comumente encontrada na natureza. Trata-se de uma forma mutante da espécie original, descoberta na Califórnia. Seu principal diferencial são as folhas dobradas para baixo, que lembram um origami. Atualmente, esta forma mutante, batizada de 'Topsy Turvy', é a que mais sucesso faz entre o público consumidor, sendo apreciada e colecionada no mundo todo.

A beleza e a originalidade deste cultivar foram decisivos para sua premiação pela Royal Horticultural Society, sediada em Londres. Igualmente premiada é a Echeveria 'Perle von Nürnberg', que já foi tema de uma artigo aqui no blog.

A Echeveria 'Topsy Turvy' é uma suculenta de crescimento rápido, podendo formar rosetas de até 25 cm de diâmetro. Com o tempo, é comum que seu caule torne-se alongado, fazendo-se necessária a realização de uma poda radical. Multiplica-se facilmente através da emissão de novos brotos na base da planta mãe. Além disso, cada folha que é destacada pode ser colocada em um berçário, gerando novas plantas.

O cultivo desta suculenta é o padrão para todos os membros da família. Apreciam bastante luminosidade, inclusive o sol direto, devendo ser regadas com parcimônia, com bastante intervalo entre as irrigações, para que o substrato seque completamente. As folhas antigas que murcham devem ser retiradas da base da planta, uma vez que seu acúmulo facilita a proliferação de pragas, principalmente cochonilhas.

Ganhei esta bela 'Topsy Turvy' dos meus pais, juntamente com a Haworthia limifolia que apresentei no artigo anterior. Sou muito grato por estas importantes adições à minha coleção, que já estou tratando de propagar e diversificar!


6 comentários:

  1. Que planta exótica, não conhecia! Formação completamente diferente de todas as suculentas que já vi... Interessantíssima! Obrigada por postar, pois é um prazer conhecer novas plantas. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! De fato, acho esta variedade mutante surpreendente! Que bom saber que gostou desta planta. Imagine, eu que agradeço a você pelo carinho da visita e do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, muito bonita esta suculenta e permite registros fotográficos célebres! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Jalo, bondade sua! Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sergio, a sua coleção de suculentas está aumentando e se diversificando a cada dia! Parabéns!! Estou encantada!!

    Apenas fiquei com uma dúvida: todas as suculentas possuem esse tom de cor esverdeado/ azulado ou existem outras de cores diferentes? Fiquei na dúvida agora!!

    Essa é muito bonita, de forma escultural, com toda certeza!
    Uma verdadeira obra de arte! Linda e rara!!

    Um grande beijo amigo e parabéns por mais essa interessante matéria!
    Aqui aprendo muito e fico maravilhada com o seu conhecimento e a sua generosidade em compartilhar tanta beleza!!

    Linda semana! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! A coleção de suculentas ainda está bem no começo, mas pelo menos elas não morrem às dezenas,como as orquídeas!

      As cores são as mais variadas possíveis. Existem as bem pálidas, quase brancas, outras são alaranjadas, avermelhadas, azuladas... Geralmente em tons pastel, mas em diferentes nuances!

      Que bom ler seu comentário e saber que gostou da matéria! Você sempre uma amiga presente e generosa, muito obrigado pelo carinho!

      Beijo grande e uma excelente semana!

      Excluir