Echeveria 'Black Prince'


Suculenta Echeveria 'Black Prince'
Echeveria 'Black Prince'

Esta é uma planta suculenta que possui um lugar de destaque na minha coleção. Aliás, a Echeveria 'Black Prince' é a queridinha entre os colecionadores, graças à sua coloração única. Suas folhas nascem verdes, no centro da roseta, mas vão se tornando cada vez mais escuras, à medida que se desenvolvem. 

A metamorfose cromática depende muito da quantidade de luz que a Echeveria 'Black Prince' recebe. Caso a suculenta seja cultivada em ambientes com menos claridade, suas folhas podem permanecer com uma coloração verde jade, também belíssima. Mas quanto maior for sua exposição à luz solar, mais escuras ficarão suas folhas, cuja cor pode variar de um chocolate suave até um tom quase negro, que faz jus ao nome do cultivar, 'Black Prince'.

Poucas plantas suculentas apresentam esta coloração. Além da Echeveria 'Black Prince', temos o Aeonium arboreum 'Zwartkopf', cujo apelido, evidentemente, é 'Black Rose'. Esta é uma planta mais difícil de ser encontrada, está há tempos na minha wishlist.

Ainda que esta nobre planta suculenta adquira sua belíssima coloração quase negra quando exposta à luz solar, convém não exagerar. O sol direto, nas horas mais quentes do dia, durante a primavera e verão, pode acabar queimando as folhas desta delicada Echeveria. O ideal é que o sol seja filtrado por uma tela de sombreamento, nestes casos. Por outro lado, se a luminosidade for insuficiente, a planta pode ficar estiolada, alongando-se e crescendo exageradamente, em busca de luz.

Por incrível que possa parecer, a Echeveria 'Black Prince' é uma suculenta híbrida, resultante do cruzamento entre duas espécies mexicanas, a Echeveria shaviana (que é completamente diferente) e a Echeveria affinis (de quem herdou a coloração escura).

Algumas suculentas do gênero, como a Echeveria 'Topsy Turvy' e a Echeveria 'Perle von Nürnberg', já apresentadas aqui no blog, possuem a interessante característica de apresentarem folhas hidrofóbicas. Elas são cobertas por uma fina cera protetora, a pruína, que impede o acúmulo das gotas de água sobre sua superfície. Esta substância também protege as plantas dos raios solares. Contudo, as folhas da Echeveria 'Black Prince' não apresentam esta propriedade de repelir a água. Quando molhadas, ficam repletas de gotículas que, se permanecerem por muito tempo, podem causar manchas. Este fenômeno é particularmente observável quando a água é muito rica em minerais ou contém adubo.

Como se não bastasse tanta beleza, a Echeveria 'Black Prince' ainda produz flores que são um espetáculo à parte. A minha ainda não me presenteou, mas adianto que a haste floral desta suculenta produz um lindo arranjo de flores vermelhas em forma de sino. Aguardo ansiosamente.

Esta planta suculenta especial foi um dos presentes que ganhei do casal Hiroko e Takashi Matsumoto, a quem sou muito grato por todo o incentivo e apoio à formação das minhas coleções, tanto de orquídeas como de plantas suculentas.


Patrocinado

Produtos selecionados para abrilhantar sua coleção e aprimorar seu cultivo. Veja outras sugestões na loja online.

Como Cuidar de Orquídeas - Curso em Livro e DVD

Aprenda a Fazer Arranjos com Suculentas - Curso Online

Bonsai Pássaro Azul

Umidificador de Ar Ultrassônico

Vaso Auto Irrigável Anti Dengue