Echeveria 'Perle von Nürnberg'


Suculenta Echeveria 'Perle von Nürnberg'
Echeveria 'Perle von Nürnberg'

As plantas suculentas do gênero Echeveria são típicas de ambientes áridos, localizados em países da América Central e México. Pertencem à família Crassulaceae e foram assim nomeadas em homenagem ao mexicano Atanasio Echeverría y Godoy, artista botânico que viveu no século XVIII.

A Echeveria que protagoniza o artigo de hoje é bastante popular entre os colecionadores, por sua beleza única e suave. O nome é pomposo, Echeveria 'Perle von Nürnberg', que em alemão significa 'Pearl of Nuremberg' ou 'Pérola de Nuremberg', cidade situada ao norte da Baviera, na Alemanha.

Mais conhecida simplesmente como Echeveria Perle, esta suculenta é uma planta híbrida, resultante do cruzamento entre Echeveria gibbiflora e Echeveria elegans. Sua característica mais marcante é a coloração pastel de suas folhas, que mescla um cinza pálido, quase azulado, com bordas em um pink suave. O verso das folhas suculentas, na região próxima à junção com o caule, também tem uma coloração rosada, tendendo ao lilás. Todo o conjunto parece ter sido polvilhado com uma fina poeira esbranquiçada.

Este conjunto de características torna a Echeveria 'Perle von Nürnberg' tão especial que o cruzamento foi premiado pela Royal Horticultural Society com o Award of Garden Merit, prestigiada honraria concedida anualmente às melhores plantas cultivadas no Reino Unido. Igualmente premiada é a variedade Echeveria 'Topsy Turvy', que já foi tema de um artigo aqui no blog.

A Echeveria 'Perle von Nürnberg' pode ser cultivada tanto à meia sombra ou sob sol pleno. No entanto, é sempre bom lembrar que a planta precisa de um período de adaptação para receber os raios solares diretamente. Caso contrário, haverá queimaduras nas folhas, que podem levar à morte da suculenta. O ideal é sempre utilizar uma tela de sombreamento para evitar acidentes, principalmente nas estações mais quentes do ano.

Esta é uma planta suculenta que tende a ficar alta. Periodicamente, pode ser necessária a realização de uma poda drástica, popularmente conhecida como decapitação, para rejuvenescer sua aparência. Este também é um método para multiplicar a Echeveria Perle, já que a porção decapitada produzirá novos brotos. Alternativamente, as folhas destacadas podem ser colocadas em um berçário, para propagação em larga escala.

As demais condições de cultivo da Echeveria 'Perle von Nürnberg' são idênticas àquelas aplicadas à maioria das plantas suculentas. O substrato precisa ser bem drenável, constituído por uma mistura de terra adubada e areia, em partes iguais. As regas devem ser bem espaçadas, permitindo que o material seque bem. É importante remover as folhas mais antigas, que murcham e secam na base da planta. Este material costuma ser um abrigo perfeito para uma grande variedade de pragas.

Esta suculenta especial tem um significado muito importante para mim, já que foi um dos presentes que ganhei de aniversário do casal Hiroko e Takashi Matsumoto, a quem sou muito grato por todo o apoio ao trabalho realizado aqui neste blog.


7 comentários:

  1. Toda essa simetria e essa cor que se intensifica à medida que as folhas se tornam mais rijas, é uma maravilha! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! É verdade, muito bem observado! Super obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Estou adorando essa mistura de suculentas com orquídeas. Esses dois grupos de plantas são as nossas paixões lá em casa!
    Aproveito para agradecer muito pelo seu retorno quando, há mais de um ano, perguntei se você vendia suas fotos. Eu e meu marido chegamos a ver as fotos e quase escolhemos mas, enquanto decidíamos, um casal de conhecidos desmontou o apartamento para mudar para Portugal. Precisavam vender tudo e acabamos ficando com alguns quadros e outros objetos deles, para ajudá-los. Nada que se compare às suas fotos, mas acabamos preenchendo nossas paredes por enquanto. Mas vivemos mudando as coisas lá em casa e ainda vou realizar o sonho de ter uma fotografia sua em casa. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! Tudo bem? Que alegria saber que está gostando das suculentas e das orquídeas! Tenho procurado diversificar um pouco.

      Mas imagine, eu que agradeço pela consideração. Que honra saber que cogitou decorar sua casa com fotos aqui do blog. Muito obrigado pelo carinho do seu comentário, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sua fotos são maravilhosas, vivo fazendo propaganda delas!
      Muito obrigada pelas informações preciosas e por tanta beleza que você compartilha tão generosamente aqui conosco.
      Um abraço!!!

      Excluir
  3. Sergio, fico sempre encantada com seu amor em descrever essas maravilhosas plantinhas...Lindas!!
    Pérola de Nuremberg, não poderia ser diferente, pois verdadeiramente é como uma joia!
    A descrição da coloração parece um filme amigo, que linda!! Como você consegue captar todas as nuances da suculenta? Fico admirada!!!

    Agradeço por mais essa encantadora obra de Deus, que está aos seus brilhantes cuidados, deixando-a ainda mais bela!!
    Um grande beijo e um maravilhoso restante de semana!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Adriana, imagine! Eu me considero um pouco cego para cores, devo confessar. Por isso, fico muito feliz lendo seu comentário, bondade sua!

      Imagine, eu que agradeço a você por prestigiar este trabalho de forma tão carinhosa. Adoro receber sua visita e ler seus comentários, muito obrigado pela força!

      Beijo grande e tudo de bom!

      Excluir