Suculenta Haworthia limifolia


Suculenta Haworthia limifolia
Haworthia limifolia

A planta suculenta de hoje foi um dos presentes que ganhei dos meus pais, grandes apoiadores do trabalho realizado neste blog, verse ele sobre orquídeas ou quaisquer outras plantas.

Originária do continente africano, a Haworthia limifolia é encontrada em países como Moçambique e África do Sul. No exterior, é conhecida como Fairy Washboard, em alusão ao aspecto exótico de suas folhas, que lembram as ondulações de uma tábua de lavar roupas. Em latim, o nome científico desta espécie remete à aparência da lima (limifolia, folhas em forma de lima), ferramenta de metal utilizada para aparar arestas.

Estas curiosas folhas triangulares e pontiagudas, bem rígidas, crescem de maneira espiralada, formando uma bela roseta, bastante ornamental. A coloração típica é de um verde mais fechado, embora existam raras formas variegatas

Parentes da Aloe vera, a popular babosa, as Haworthias são plantas suculentas ideais para o cultivo em interiores. São bastante resistentes, não exigem luminosidade muito intensa e não precisam ser regadas com frequência. Na natureza, vivem sob a sombra das copas de árvores. Portanto, não gostam de sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia. Também não toleram solos encharcados por muito tempo. 

Em resumo, a Haworthia limifolia é uma bela adição à coleção de todo apreciador de plantas suculentas, sendo de fácil cultivo. Reproduz-se com bastante rapidez, emitindo novos brotos bebês em sua base. Além disso, a planta mãe continua a crescer ao longo dos anos, ficando enorme. Na minha opinião, uma suculenta companheira para a vida toda.

Outra belíssima espécie escultural, de porte mais compacto e suculento, já apresentada aqui no blog, é a Haworthia retusa.