Sansevieria Moonshine


Sansevieria Moonshine
Sansevieria Moonshine

Quando pensamos em plantas suculentas, raramente lembramo-nos das resistentes representantes do gênero Sansevieria. Por se tratarem de plantas domésticas bastante popularizadas, quase onipresentes, acabam recebendo menos atenção dos cultivadores. 

As Sansevierias são plantas originárias do continente africano, ilha de Madagascar e sudeste asiático, apresentando suas típicas folhas suculentas que crescem em torno de rosetas. Costumam compor belos arranjos verticais, de grande impacto visual.

Embora o gênero Sansevieria abrigue apenas algo em torno de 70 espécies, há no mercado uma grande variedade de híbridos, produzidos pelo homem com finalidades ornamentais. A maioria das plantas apresenta uma padronagem muito característica nas folhas, que lembra a pele das serpentes. Por este motivo, costumam ser conhecidas como snake plants. Aqui no Brasil, são popularmente chamadas de espadas de São Jorge.


Sansevieria Moonshine
Sansevieria Moonshine

Sandevieria Moonshine, no entanto, é uma belíssima exceção a esta regra. Este híbrido apresenta folhas mais largas, claras e lisas. Quando jovem, a planta exibe uma suave coloração cinza esverdeada nos novos brotos, lembrando, de fato, o brilho da lua. À medida que se desenvolve, esta tonalidade vai se tornando mais escura e algumas marcações horizontais começam a aparecer. 

Quanto mais velha for a planta, mais escuras serão suas folhas. No entanto, a aparência geral sempre será de uma padronagem mais lisa, sem a característica estampa de pele de cobra encontrada nas variedades mais comuns. Com o tempo, as diferentes tonalidades de verde em uma mesma touceira produzem um efeito bastante ornamental.

Além de bonita, a Sansevieria Moonshine apresenta a interessante capacidade de purificar o ar. Estudos conduzidos pela agência espacial americana demonstraram que esta e algumas outras plantas domésticas são capazes de remover toxinas do ambiente, elementos nocivos como formaldeído, xileno e tolueno. Por outro lado, todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas.


Sansevieria Moonshine
Sansevieria Moonshine

Trata-se de uma planta bastante resistente, quase indestrutível, que cresce e se multiplica com rapidez. Sua natureza suculenta facilita o trabalho de manutenção, já que a Sansevieria Moonshine suporta longos períodos sem rega.

Além disso, esta planta tolera diferentes níveis de luminosidade, podendo ser cultivada tanto em ambientes internos como externos. Dentro de casas e apartamentos, sobrevive quando mantida em locais mais sombreados, sem problemas. Em outro extremo, também suporta o cultivo sob sol pleno.

O único cuidado a ser tomado, em relação ao cultivo da Moonshine, é não regar em excesso. É bastante importante evitar o acúmulo de água no centro da roseta, que pode apodrecer e matar a planta. Ainda que isto aconteça, ela poderá produzir novos brotos laterais, através da emissão de rizomas subterrâneos. É uma guerreira.

Em resumo, a Sansevieria Moonshine é uma excelente opção para quem quer fugir da tradicional espada de São Jorge. Embora seja do mesmo gênero botânico, apresenta uma folhagem mais clean e minimalista, bastante elegante. Ao mesmo tempo, trata-se de uma suculenta ideal para quem aprecia plantas resistentes e de baixa manutenção.