Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Suculenta Pedra da Lua - Pachyphytum oviferum


Suculenta Pachyphytum oviferum
| Pachyphytum oviferum |

Muitas plantas suculentas são conhecidas por suas aparências incomuns, que lhes permitem serem confundidas com formações geológicas. A suculenta pedra da lua, conhecida no exterior como moonstone succulent, é uma delicada representante desta categoria de plantas. Suas folhas assemelham-se a pequenos seixos arredondados, de aparência fosca, apresentando diversas nuances acinzentadas, azuladas, esverdeadas e rosadas, sempre em um discreto tom pastel.

O aspecto empoeirado do Pachyphytum oviferum é devido à deposição de pruína sobre suas folhas suculentas. Trata-se de uma substância de natureza cerosa, impermeável, que se assemelha a um pó translúcido. Sua função é proteger o tecido vegetal da perda de água por evaporação, nos ambientes quentes e secos que constituem o habitat da suculenta pedra da lua.


Além disso, a semelhança desta e diversas outras plantas suculentas com pedras não é uma mera coincidência ou capricho da natureza. Como vivem em habitats semiáridos, em solos arenosos, entremeadas por rochas, a suculenta pedra da lua e suas congêneres beneficiam-se de suas aparências pétreas, de modo a se camuflarem com o entorno, escapando da ação de predadores herbívoros.

O nome científico da espécie, Pachyphytum oviferum, faz referência ao aspecto arredondado de suas folhas, que lembram o formato de um ovo. Aqui no blog, já apresentamos outra espécie deste mesmo gênero, cujas folhas lembram pedras preciosas. Trata-se do Pachyphytum compactum, popularmente conhecido como suculenta diamante ou planta diamante.

Como se não bastasse tanta delicadeza, a suculenta pedra da lua ainda produz pequenas flores pink, em formato de sino, tipicamente entre o final do inverno e início da primavera. De modo geral, as inflorescências das plantas suculentas são todas muito parecidas, entre si. Além disso, como consomem bastante energia da planta, muitos cultivadores preferem poupá-la do processo e cortam as hastes florais, tão logo surjam.


Deste modo, priorizam o aspecto vegetativo da suculenta pedra da lua, que é, indubitavelmente, seu maior atrativo. Os exemplares que não florescem tendem a manter suas estruturas mais compactas e simétricas. Além disso, apresentam um crescimento mais vigoroso.

A espécie Pachyphytum oviferum é nativa do México, ocorrendo naturalmente em penhascos rochosos do estado de San Luis Potosí. Assim como diversas outras suculentas cultivadas e colecionadas por seus atributos ornamentais, a pedra da lua pertence à família Crassulaceae.

A suculenta pedra da lua também é conhecida como sugar almond plant, em países de língua inglesa. Isso porque suas folhas arredondadas lembram aqueles pequenos confeitos de amêndoas, cobertos por açúcar. É importante ter em mente que a camada esbranquiçada de pruína não é reposta pela planta, periodicamente. Portanto, é bom termos cuidado ao manusearmos a planta, já que a tendência é que ela fique toda marcada com nossas digitais.


Também é aconselhável evitar borrifar qualquer tipo de substância, principalmente oleosa, sobre as folhas da suculenta pedra da lua. As mais finas gotículas de inseticida, por exemplo, podem arruinar a aparência da planta.

Outro problema bastante comum é a perda das folhas desta suculenta, ao menor esbarrão. A pedra da lua é bastante delicada e se desmonta toda, com facilidade. Felizmente, as folhas sadias que caírem da planta principal podem ser reaproveitadas. Basta colocá-las em um berçário de suculentas, para que enraízem e produzam novas mudas.

A suculenta pedra da lua precisa de bastante luminosidade para crescer de forma compacta. Além disso, a luz solar é essencial para que suas folhas adquiram este delicado colorido rosado. Quanto mais luz puder ser fornecida à planta, mais atraente ficará seu aspecto vegetativo. No entanto, como sempre, é importante proteger a planta do sol mais intenso, nas horas mais quentes do dia, principalmente durante o verão. Também é fundamental que a planta seja acostumada ao sol pleno de forma gradativa, caso tenha sido previamente mantida dentro de casas e apartamentos.


Nestes ambientes internos, a suculenta pedra da lua deve ser cultivada bem próxima a uma janela ensolarada. Coberturas, varandas e jardineiras externas, expostas ao sol pleno, também são boas opções para o cultivo do Pachyphytum oviferum. Em ambientes muito sombreados, a pedra da lua tende a ficar estiolada, apresentando um maior espaçamento entre as folhas. Além disso, seu caule fica mais fino, comprido e frágil.

Caso a planta esteja muito pescoçuda, convém realizar uma poda drástica, popularmente conhecida como decapitação de suculentas. Basta cortar a roseta superior, no ápice do caule, e plantá-la separadamente. O segmento remanescente pode continuar a ser cultivado normalmente, já que produzirá novos brotos e ramificações, que podem ser utilizados para a propagação da suculenta pedra da lua.

O melhor substrato para o cultivo do Pachyphytum oviferum é aquele que se assemelha ao encontrado em seu habitat de origem. A suculenta pedra da lua aprecia um solo arenoso, bem aerado, rapidamente drenável e pouco compactado. De modo geral, estas misturas são pobres em matéria orgânica. Substratos próprios para o cultivo de cactos e suculentas são vendidos prontos para o uso, em lojas especializadas e garden centers. Alternativamente, uma solução caseira pode ser obtida através da mistura de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais.


Não há uma frequência ou intervalo fixos para as regas da suculenta pedra da lua. Tudo vai depender do clima local, estação do ano e material do vaso. O importante é que o substrato não fique úmido por um período muito prolongado. Uma nova rega somente deve acontecer quando o solo estiver bem seco ao toque do dedo. Neste momento, podemos perceber que o vaso fica mais leve, fato que pode ser usado como um indicativo para ajudar a saber o melhor momento para regar.

A suculenta pedra da lua não precisa ser adubada com muita intensidade ou frequência. Um fertilizante de manutenção, do tipo NPK, próprio para o cultivo de cactos e suculentas, é suficiente para fornecer os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do Pachyphytum oviferum.

Esta é uma daquelas suculentas que nos despertam o desejo de apertar suas folhas, de tão fofas que são. A pedra da lua também é perigosamente apetitosa, de modo que deve ser mantida fora do alcance de crianças, ainda que não haja substâncias particularmente tóxicas em suas estruturas.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil