Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Suculenta Kalanchoe Fantasma - Kalanchoe fedtschenkoi


Suculenta Kalanchoe fedtschenkoi
| Kalanchoe fedtschenkoi |

Existem diversas espécies de plantas suculentas cujos nomes populares incluem as palavras fantasma, fantôme, em francês ou ghost, em inglês. Isto se deve à coloração pálida e ao aspecto empoeirado de suas folhas. É o caso da Kalanchoe fantasma, cujo nome científico é Kalanchoe fedtschenkoi. Na foto de abertura deste artigo, a planta em questão não se encontra muito fantasmagórica porque trata-se de uma forma variegata da espécie. Em sua versão tipo, mais comumente encontrada na natureza, esta suculenta possui uma aparência mais fosca, menos colorida.

Devido às incontáveis idas e vindas da taxonomia botânica, a Kalanchoe fantasma também pode atender pela ainda mais complicada denominação Bryophyllum fedtschenkoi. O nome popular da forma variegata, no entanto, é bastante poético e sugestivo, Aurora Borealis.


Outro apelido curioso da Kalanchoe fantasma, em países de língua inglesa, é lavender scallops, vieiras na coloração lavanda. Qualquer que seja o nome científico, Kalanchoe fedtschenkoi ou Bryophyllum fedtschenkoi, o importante é saber que se trata de uma planta suculenta pertencente à família botânica Crassulaceae, repleta de gêneros e espécies vegetais de grande interesse ornamental, bastante apreciados pelos colecionadores.

A espécie Kalanchoe fedtschenkoi homenageia o botânico russo Boris Fedtschenko, que esteve à frente do Jardim Botânico de São Petersburgo, no início do século XX. A Kalanchoe fantasma é originária da ilha de Madagascar, habitando áreas de clima semi desértico, sobre solos arenosos e pouco férteis. Atualmente, esta suculenta é cultivada em todo o mundo, com fins comerciais.

A Kalanchoe fantasma forma touceiras rapidamente, emitindo novas brotações que, ao encostarem no solo, enraízam-se e formam novas mudas, espontaneamente. Individualmente, cada suculenta pode chegar aos trinta centímetros de altura. As folhas apresentam uma tonalidade pastel de verde azulado, um pouco acinzentada, e são cobertas por uma camada de pruína, substância cerosa que visa proteger os tecidos vegetais da radiação solar intensa. A deposição deste material, que tem o aspecto de um pó translúcido, confere à Kalanchoe fedtschenkoi sua característica aparência fosca e empoeirada.


Quanto cultivada sob sol pleno, a Kalanchoe fantasma desenvolve uma coloração avermelhada nas bordas das folhas, mesmo em sua forma tipo. Os períodos de estiagem também estimulam o surgimento deste colorido. As flores possuem uma tonalidade que varia entre o púrpura e o vermelho, têm a forma de um sino e surgem em clusters, nos ápices de longas hastes.

Esta é uma suculenta que se desenvolve melhor quando plantada em ambientes externos, em jardins de inspiração desértica, em meio a rochas, cactos e outras suculentas. No entanto, plantada diretamente no solo, a Kalanchoe fantasma tem a tendência de se espalhar com facilidade. O cultivo em canteiros e vasos ajuda a restringir o crescimento horizontal da Kalanchoe fedtschenkoi. Tamanha é a sua capacidade de propagação que a espécie acabou se naturalizando em outros países, fora de seu habitat original.

Dentro de casas e apartamentos, é importante que a Kalanchoe fantasma seja cultivada em um local com bastante luminosidade, que receba algumas horas de sol pleno, diariamente. Neste tipo de ambiente, o principal cuidado é quanto à possibilidade de estiolamento da planta, devido à falta de luz. Sob condições muito sombreadas, a suculenta tende a crescer aceleradamente, com um grande espaçamento entre as folhas, ficando fina, frágil e comprida.


A Kalanchoe fantasma desenvolve-se bem em coberturas, varandas e jardineiras externas, desde que recebam bastante sol pleno. Trata-se de uma planta mais resistente ao excesso de vento que costuma incidir sobre estas localidades, principalmente se estiverem em andares mais altos.

Principalmente quando plantada em vasos, a espécie Kalanchoe fedtschenkoi necessita de um substrato bem aerado, de natureza arenosa, pobre em matéria orgânica e facilmente drenável. Esta condição pode ser obtida através da mistura de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais. Sempre lembrando que a areia da praia não é apropriada para este fim, já que contém elevados níveis de salinidade. Para quem prefere praticidade, existem substratos próprios para o cultivo de cactos e suculentas, prontos para o uso, à venda em lojas de jardinagem e garden centers.

É importante que o vaso para o cultivo da Kalanchoe fantasma seja montado da forma correta, para que a água das regas escoe com eficiência. O ideal é que o recipiente seja de barro, já que o material é mais poroso e permite uma secagem mais rápida do substrato. Ele precisa ter furos no fundo e uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, brita ou cacos de telha. Por cima deste material, uma manta geotêxtil ajuda a reter o solo arenoso, impedindo que ele se perca com a água das regas.


Estas devem ser bastante espaçadas, ocorrendo somente quando o substrato estiver completamente seco. Podemos perceber que o momento de regar chegou colocando o dedo sobre a terra, afundando levemente. Além disso, quando o solo encontra-se bem seco, o peso do vaso diminui consideravelmente. Com o tempo, aprendemos a fazer esta avaliação.

A adubação da Kalanchoe fedtschenkoi não precisa ser muito intensa ou elaborada. Como se trata de uma espécie originária de regiões áridas, com solos pobres em matéria orgânica, o fornecimento de uma formulação básica de manutenção, própria para cactos e suculentas, já garante um bom desenvolvimento da suculenta Kalanchoe fantasma.

Assim como muitas outras espécies do gênero, a Kalanchoe fedtschenkoi se propaga facilmente através de folhas destacadas da planta mãe e colocadas em um berçário de suculentas. Mesmo sem que este cuidado seja tomado, é frequente observarmos plântulas se formando espontaneamente, a partir de folhas caídas no solo. A multiplicação da Kalanchoe fantasma também pode ocorrer através de sementes e estacas.


Por fim, é importante salientar que todos os componentes da espécie Kalanchoe fedtschenkoi, folhas, caules, raízes e flores, são ricos em glicosídeos cardíacos, substâncias que agem sobre o tecido do coração, podendo causar intoxicações, se ingeridos. Portanto, é importante que os vasos de Kalanchoe fantasma sejam mantidos fora do alcance de crianças e pets.

Esta é uma suculenta bastante popular, devido à sua beleza e facilidade de cultivo. A forma variegata é muito procurada e garante um splash de cor ao ambiente, seja ele interno ou externo.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil