Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Lambari Roxo - Tradescantia zebrina


Tradescantia zebrina
| Tradescantia zebrina |

Esta é outra planta ornamental que pode ser encontrada em todos os lugares. Decorando pequenos cantos sombreados, dentro de casas e apartamentos, pendendo como vastas cabeleiras, em vasos suspensos, nos alpendres e varandas, servindo como forração em canteiros no jardim, e até mesmo nas vias públicas, em calçadas, praças públicas e terrenos abandonados. Popularmente conhecida como lambari roxo, a espécie Tradescantia zebrina é um espetáculo de beleza, colorido e versatilidade, além de ser praticamente indestrutível. Atualmente, voltou com força total, como uma das vedetes da decoração de interiores.

Igualmente belas e versáteis são as outras espécies de Tradescantia, comumente utilizadas no paisagismo, tais como o abacaxi roxo, Tradescantia spathacea e a trapoeraba roxa, Tradescantia pallida purpurea. Juntamente com o lambari roxo, Tradescantia zebrina, estas plantas são capazes de quebrar a monotonia monocromática dos ambientes dominados por folhagens predominantemente verdes. Menos conhecida, já apresentamos aqui no blog a Tradescantia sillamontana, que tem a aparência de uma planta suculenta, possuindo folhas recobertas por tricomas, lembrando teias de aranha.


O gênero botânico Tradescantia é típico do continente americano, pertencendo à família Commelinaceae. O lambari roxo é originário do México, América Central e Colômbia. A espécie Tradescantia zebrina recebe o curioso apelido de wandering jew, em países de língua inglesa, que significa algo como judeu errante. Não vejo sentido neste nome popular e procuro não usá-lo. Acho lambari ou lambari roxo muito mais simpático e menos polêmico.

O nome científico do lambari roxo, Tradescantia zebrina, é fácil de ser compreendido, uma vez que suas folhas apresentam, de fato, uma estampa listrada, que lembra a pelagem da zebra. A superfície da folhagem apresenta riscas paralelas em verde, cinza prateado e lilás, ao passo que a parte inferior das folhas é predominantemente púrpura. Trata-se de uma planta de porte herbáceo, com folhas prostradas, que formam extensos tapetes quando cultivadas diretamente no solo. Em vasos suspensos, seus caules vão se tornando pendentes, à medida que crescem em comprimento.

Apesar de ser bastante utilizado no paisagismo de áreas externas, cultivado frequentemente em jardins e praças públicas, o lambari roxo não suporta o sol pleno. Por este motivo, esta forração é frequentemente utilizada em locais onde as grama não se desenvolve, por falta de luminosidade. A Tradescantia zebrina é perfeita para preencher aqueles espaços sob as copas das árvores, que fornecem uma luminosidade filtrada à planta. Aqui em São Paulo, é muito comum encontrarmos o lambari roxo em canteiros nas calçadas, sob as árvores. O mesmo ocorre com a trapoeraba roxa.


Neste contexto, raramente é necessário irmos ao garden center para adquirirmos mudas destas plantas. Além de estarem sempre à disposição, em espaços públicos, pequenas estacas de lambari roxo são suficientes para multiplicar a planta. O enraizamento das ponteiras pode ser realizado em um recipiente com água ou diretamente na terra. A Tradescantia zebrina cresce e se propaga com bastante rapidez, sendo capaz de preencher totalmente um vaso, em pouco tempo. Para que a touceira fique mais densa, as novas mudas podem ser plantadas no vaso original, para obtermos um aspecto mais compacto e frondoso.

O lambari roxo é uma excelente planta para trocarmos com os vizinhos e parentes, dada a facilidade com que ela se multiplica. Além disso, torna-se quase irresistível recolher um pequeno galho das ruas, sempre que nos deparamos com uma moita de lambari roxo, no meio da calçada. Claro que eu jamais enfiaria a mão em um jardim particular, para roubar mudas de plantas.

O lambari roxo não é muito exigente quanto ao tipo de solo. Particularmente, eu prefiro trocar aquele solo argiloso, no qual a planta costuma vir plantada, do produtor. Prefiro utilizar aquele substrato que é vendido pronto, próprio para a jardinagem amadora. No caso da Tradescantia zebrina, caso o cultivador prefira, pode incrementar esta terra vegetal com algum composto orgânico, como torta de mamona, farinha de osso ou esterco curtido. Por ser uma folhagem tropical, o lambari roxo aprecia solos levemente úmidos, ricos em matéria orgânica.


Quem acompanha as matérias, aqui do blog, sabe que tenho um certa aversão à adubação orgânica, já que cultivo plantas dentro do quarto. Este material, durante o processo de decomposição, necessário para liberar nutrientes às raízes das plantas, alimenta colônias de fungos e bactérias, que acabam eliminando odores desagradáveis, que, por sua vez, atraem insetos indesejados. Aqui no apartamento, costumo utilizar uma adubação industrializada, do tipo NPK, com macro e micronutrientes. No caso de folhagens ornamentais, qualquer fórmula básica de manutenção, com níveis equilibrados de NPK, são suficientes para garantir um bom desenvolvimento do lambari roxo e de seus parentes.

A luminosidade para o cultivo do lambari roxo deve ser indireta, porém intensa. Caso a planta seja cultivada em locais muito sombreados, sua folhagem vai se tornando mais pálida. Além disso, os caules adquirem um aspecto mais fino e comprido, resultante de um processo denominado estiolamento, em que a planta cresce aceleradamente, em busca de luz. A Tradescantia zebrina é ideal para ser cultivada dentro de casas e apartamentos, em um local próximo a uma janela bem iluminada, sem sol direto.

As regas devem ser frequentes o bastante para manterem o solo levemente úmido, sem encharcamento. Para isso, o substrato deve ser bem aerado e drenável. Convém evitar o uso do pratinho sob o vaso. Como uma planta tropical, o lambari roxo não se dá bem com temperaturas muito baixas ou geadas. Além disso, esta é uma planta que aprecia bons níveis de umidade relativa do ar, no ambiente de cultivo. Durante as regas, é importante evitar molhar suas folhas suculentas, de modo a não permitir que a água se acumule no miolo entre as folhas, que pode apodrecer e comprometer o crescimento da planta.


Embora o lambari roxo não necessite de podas frequentes, convém cortar as pontas dos caules mais longos, ocasionalmente, para estimular a ramificação da planta e obter uma touceira mais densa. As ponteiras cortadas podem ser utilizadas para a produção de novas mudas. Embora elas possam ser plantadas diretamente na terra, eu gosto de colocar os ramos cortados em um recipiente com água, até que eles desenvolvam raízes longas o suficiente para serem transferidos aos vasos com terra.

Bonito, resistente, de fácil cultivo, o lambari roxo é uma solução perfeita para quem cultiva plantas dentro de casas e apartamentos. Sua manutenção é baixíssima e seu efeito ornamental é incomparável. Este é o tipo de planta que me transmite segurança, já que, se tudo der errado, ainda posso preencher o quarto somente com algumas espécies indestrutíveis de Tradescantia.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil