Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Maranta Riscada - Calathea ornata


Calathea ornata
| Calathea ornata |

As exóticas e exuberantes folhagens das diferentes espécies de maranta e calathea são largamente utilizadas na decoração de interiores. No entanto, costuma haver muita confusão sobre o que é maranta e o que é calathea. Como são plantas muito parecidas, elas costumam ser chamadas por ambos os nomes, indiscriminadamente. A estrela do artigo de hoje, por exemplo, é conhecida pelo apelido popular de maranta riscada. No entanto, o nome científico desta planta é Calathea ornata. O inverso também é verdadeiro, muitas espécies pertencentes ao gênero Maranta são popularmente chamadas de calatheas.

O fato é que as diferentes espécies de Maranta, Calathea, Ctenante e Stromanthe, entre outros gêneros, fazem parte da família botânica Marantaceae, sendo plantas bastante semelhantes entre si. Aqui no blog, já apresentamos a belíssima maranta tricolor, cujo nome científico é, na verdade, Stromanthe thalia 'Triostar', e a Calathea zebrina, mais conhecida como maranta zebrina.


A maranta riscada, por sua vez, é tecnicamente chamada de Calathea ornata 'Sanderiana'. Seu charme são os delicados traços em tons de branco e pink, contrastando sobre um fundo escuro, em um tom bem fechado de verde, quase amarronzado. Outro ponto interessante é que o verso das folhas é púrpura. Trata-se de uma planta belíssima, que faz jus ao nome da espécie, ornata.

No exterior, a Calathea ornata é conhecida como pin-stripe calathea ou pin-stripe plant, pelo mesmo motivo que conferiu à planta o apelido de maranta riscada, aqui no Brasil. Trata-se de uma espécie tipicamente tropical, podendo ser encontrada no Brasil, Colômbia e Venezuela. Em países de clima temperado, a maranta riscada é amplamente cultivada como planta de interiores, uma vez que não tolera temperaturas muito baixas.

Juntamente com outras plantas da sua família, a maranta riscada é popularmente conhecida como rezadeira, devido ao seu hábito de fechar as folhas, posicionando-as na posição vertical, durante o período noturno, voltando a abri-las, com o raiar do dia. Também no exterior, a Calathea ornata é chamada de prayer plant.


Embora seja considerada uma planta de fácil cultivo, a maranta riscada tem lá sua lista de exigências. A principal delas é quanto aos níveis de umidade relativa do ar, em seu ambiente de cultivo. Como o interior de casas e apartamentos costuma ser mais seco, esta planta pode sofrer com a falta de umidade. Um sinal de que este problema está afetando seu desenvolvimento é o enrolar das folhas. Outro aspecto que pode indicar um ambiente com pouca umidade é o ressecamento das extremidades das folhas.

O melhor método para contornar esta situação é através da utilização de um umidificador de ar. Alternativamente, fontes de água e aquários próximos à maranta riscada vão conferir um ambiente mais saudável à planta. Aqui no apartamento, costumo utilizar bandejas umidificadoras, que são aparatos largos e rasos, com uma camada de areia, pedrisco ou argila expandida, encobrindo uma lâmina de água no fundo. O vaso com a Calathea ornata fica por cima desta bandeja, beneficiando-se de umidade extra que sobe por evaporação, sem que as raízes da planta fiquem em contato direto com a lâmina de água.

Outro procedimento que melhora bastante o cultivo da maranta riscada é a pulverização de água sobre suas folhas, periodicamente. Desta forma, mimetizamos a névoa úmida que está sempre presente em seu entorno, nas florestas tropicais que constituem seu habitat de origem. Neste caso, é importante não utilizar uma água muito dura, rica em sais minerais, que podem se acumular sobre a superfície das folhas, quando a água evapora.


Embora aprecie bastante umidade no ambiente, isto não significa que a maranta riscada seja imune ao excesso de regas. Assim como todas as plantas, a Calathea ornata pode ter a saúde de suas raízes prejudicada, caso o solo fique encharcado por muito tempo. As regas devem ser frequentes, suficientes para manterem o substrato sempre levemente úmido, sem secar demasiadamente, nos intervalos entre as irrigações.

Para que não haja acúmulo de água no solo, é importante que o vaso da maranta riscada seja montado da forma correta, com furos no fundo e uma camada de drenagem, que impeça que estes drenos sofram um entupimento. De modo geral, costuma-se utilizar argila expandida, pedrisco ou cacos de telha, com esta finalidade. Uma manta geotêxtil também protege o sistema de drenagem, impedindo que a terra e as raízes da Calathea ornata avancem sobre os furos, obstruindo-os.

O substrato ideal para o cultivo da maranta riscada deve ser bem aerado, rapidamente drenável, e rico em matéria orgânica, de modo a mimetizar o solo das florestas tropicais. Neste sentido, é interessante adicionar húmus de minhoca ou esterco curtido à terra vegetal. Substratos próprios para a jardinagem amadora, comprados em lojas especializadas, também podem ser utilizados para o cultivo da Calathea ornata.

Uma vez que o substrato já é capaz de oferecer nutrientes para o bom desenvolvimento da maranta riscada, uma adubação suplementar, inorgânica, não costuma ser necessária. Além disso, sob as condições de cultivo doméstico, principalmente dentro de casas e apartamentos, é muito raro que esta planta floresça. Sendo assim, qualquer formulação do tipo NPK, com níveis equilibrados, é mais que suficiente para a manutenção da Calathea ornata. Eu costumo utilizar metade da dose recomendada pelo fabricante, semanalmente.


Por habitar o chão das florestas tropicais, bem distante das copas das árvores, a maranta riscada está acostumada a uma luminosidade difusa, indireta. O sol pleno pode causar queimaduras em suas folhas. Por este motivo, esta é uma planta ideal para ambientes internos, em locais próximos a janelas com boa luminosidade, protegidos do sol direto. No entanto, as diferentes espécies de marantas e calatheas também são comumente utilizadas no paisagismo de áreas externas, geralmente em condomínios residenciais, praças e parques públicos, além de canteiros nas calçadas. Aqui em São Paulo, estas plantas estão por toda parte, geralmente usadas como forração, em diferentes projetos paisagísticos, sempre em locais mais sombreados.

A forma mais rápida e tranquila de se multiplicar a maranta riscada é através da simples divisão de  suas touceiras. Com o tempo, a planta vai emitindo novos brotos laterais, formando densos maciços, quando há espaço disponível.

Em resumo, a Calathea ornata é uma espécie belíssima, de fácil cultivo, ideal para a decoração de interiores. Esta maranta riscada é uma excelente opção para quebrar a monotonia verde das plantas comumente cultivadas dentro de casas e apartamentos, com sua estampa delicada e exótica.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil