Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Xanadu - Philodendron xanadu


Philodendron xanadu
Philodendron xanadu |

Sempre achei descolado o nome desta planta. Embora pareça, não se trata de um apelido ou nome popular. Xanadu faz parte do nome científico deste exuberante e tropical filodendro, Philodendron xanadu. Geralmente, o nome das espécies botânicas faz alusão a alguma personalidade ligada ao seu descobrimento, geralmente ocorrido séculos atrás. No caso do filodendro xanadu, no entanto, sua história é bem recente e, para variar, bastante confusa.

Aparentemente, esta planta somente foi notada no início dos anos 1980, em uma estufa comercial australiana. Em um primeiro momento, o filodendro xanadu foi classificado como sendo um híbrido relacionado ao Philodendron bipinnatifidum, popularmente conhecido como guaimbê. Nos anos seguintes, esta folhagem passou a ser comercializada sob uma série de marcas, como se fossem nomes registrados de cultivares. Dentre eles, foi patenteado o termo xanadu, nos Estados Unidos.


Esta é a razão pela qual este filodendro tem o nome científico tão moderninho. Ele é derivado de um nome comercial, dado por um cultivador americano. Além de fazer referência ao clássico filme da década de 1980, o filodendro xanadu homenageia a antiga capital de verão do império mongol, na China.

O mais curioso desta história é que, no final, descobriu-se que o filodendro xanadu não era híbrido, coisa nenhuma, muito menos australiano. Trata-se, na verdade, de uma espécie botânica originária do Brasil, que ocorre nativamente em todos os estados do sudeste do país, em áreas da Mata Atlântica. Somente então, o suposto híbrido, agora promovido à condição de espécie pura, foi batizado como Philodendron xanadu, em latim e itálico, como manda o figurino.

Evidentemente, os taxonomistas nunca se dão por satisfeitos e decidiram complicar um pouco mais as coisas, alterando o nome científico do filodendro xanadu para Thaumatophyllum xanadu, que, na prática, ninguém usa.


Mas enfim, o fato importante é que o Philodendron xanadu faz parte da grande família botânica Araceae, repleta de representantes comumente utilizados no paisagismo, predominantemente de ambientes mais sombreados, dentro de casas a apartamentos. São parentes do xanadu a costela de Adão, Monstera deliciosa, jiboia, Epipremnum aureum, lírio da paz, Spathiphyllum wallisii, e o antúrio, Anthurium andraeanum, entre muitas outras aráceas frequentemente presentes na decoração de interiores.

O principal charme do xanadu são suas folhas brilhantes, dramaticamente recortadas, organizadas ao redor de um arbusto compacto e bastante ornamental. As flores são discretas e possuem a arquitetura básica de todas as aráceas, compostas por uma espádice, que é a inflorescência, protegida por uma bráctea, que é uma folha modificada. Em ambientes internos, contudo, é bem difícil que o filodendro xanadu floresça.

Além de ser cultivado em vasos, dentro de casas e apartamentos, o xanadu também pode ser mantido em jardins, desde que o local seja mais sombreado. Esta é uma belíssima folhagem que funciona como forração em locais onde a grama não prospera, como debaixo das copas de árvores. Em seu habitat de origem, o filodendro xanadu está adaptado à incidência de luz filtrada, indireta, no interior das florestas úmidas e quentes.


Neste contexto, é importante proteger o xanadu de condições climáticas que se afastem muito da condição nativa, tais como ambientes muito secos, principalmente que sofrem a influência de aparelhos de ar condicionado, locais onde as temperaturas são muito baixas ou que estejam sujeitas à ação de geadas, além de posicionamentos muito expostos a correntes de vento ou sol direto.

O filodendro xanadu responde bem às condições amenas que temos no interior de nossas casas e apartamentos, onde as temperaturas são constantes e agradáveis ao longo de todo o ano. Esta é uma das razões que tornam o xanadu a planta sensação nas selvas urbanas, frequentemente retratadas nos perfis sobre plantas, no Instagram.

Apesar de ser brasileiro, o xanadu é cultivado e comercializado em todo o mundo, como planta ornamental de interiores. Ao contrário de outros filodendros, que costumam formar cascatas pendentes, como o filodendro Brasil, o filodendro xanadu possui um porte mais ereto e compacto. No entanto, como esta planta é capaz de produzir raízes aéreas, existe a possibilidade de se comportar como trepadeira, subindo pelas paredes, literalmente.


Como uma planta tropical, o xanadu aprecia solos férteis, ricos em matéria orgânica. A terra vegetal que costumamos comprar, em lojas de jardinagem, pode ser acrescida de húmus de minhoca ou esterco curtido, em partes iguais, de modo a formar um substrato bem aerado, pouco compactado e facilmente drenável. Muitos cultivadores costumam adicionar uma parte de substrato próprio para o cultivo de plantas epífitas, como orquídeas,  a esta mistura. Como complemento, uma adubação básica do tipo NPK, própria para a manutenção de folhagens, pode ser aplicada durante os meses mais quentes do ano, quando o metabolismo do filodendro xanadu está mais ativo, e a planta encontra-se desenvolvendo novas folhas e raízes.

As regas devem ser frequentes, de modo a manterem o solo levemente úmido, sem excessos. É importante que o vaso tenha uma boa camada de drenagem no fundo e que não fique apoiado sobre um pratinho, onde a água das regas pode se acumular. Além de prejudicar o desenvolvimento das raízes e favorecer seu apodrecimento, esta condição tem o potencial de se tornar um criadouro para o mosquito da dengue. Mais importante do que a rega frequente é o nível de umidade relativa do ar, no ambiente de cultivo do xanadu, que idealmente deve estar sempre acima dos 60%. Borrifadas ocasionais sobre as folhas ajudam a aumentar a umidade ao redor da planta, ainda que apenas momentaneamente.

A multiplicação do filodendro xanadu pode ser feita através da retirada de mudas que se formam junto à planta principal. Basta separar os brotos e plantá-los separadamente. Para favorecer o crescimento das novas mudas, uma adubação mais rica em nitrogênio pode ser fornecida.


É importante ter em mente que, como todas as aráceas, o xanadu é uma planta que apresenta elevados teores de oxalato de cálcio em seus tecidos vegetais. Isso faz com que todas as partes da planta, caule, folhas, raízes, flores e frutos, sejam tóxicas. Não se trata de um veneno, mas a ingestão acidental desta substância, principalmente por crianças ou animais de estimação, pode causar problemas gástricos, como uma intoxicação. Mesmo adultos devem manusear a planta com cuidado, utilizado luvas, uma vez que a seiva do filodendro xanadu pode causar alguma irritação na pele ou em mucosas.

Em resumo, o xanadu é aquela planta que, sozinha, consegue transformar qualquer ambiente árido e sem graça em uma exuberante selva tropical. Junto com outras aráceas, o resultado é ainda mais impactante. Trata-se de uma planta resistente, de fácil cultivo, que não requer elevados níveis de luminosidade, sendo ideal para quem cultiva plantas em interiores.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil