Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Manacá da Serra - Tibouchina mutabilis


Manacá da Serra - Tibouchina mutabilis
| Tibouchina mutabilis |

É quando finda o carnaval e inicia-se a quaresma que podemos ver a cidade resplandecer em flores brancas, rosadas e roxas, todas em uma mesma árvore. Não por acaso, o popular manacá da serra também é conhecido como flor de quaresma. Eu sempre fiquei intrigado com este fenômeno, acreditava que a planta produzia diferentes cores de flores, ao mesmo tempo, devido a alguma hibridização ou enxertia. Mas o fato é que as flores do manacá da serra desabrocham brancas, tornam-se rosadas com o passar do tempo e, no final da vida, adquirem a coloração mais púrpura.

O nome científico do manacá da serra é Tibouchina mutabilis. Através do gênero e época de floração, podemos identificar facilmente seu parentesco com a Tibouchina granulosa, a famosa quaresmeira. Diferentemente do manacá, a quaresmeira produz uma floração uniformemente roxa, que é a cor litúrgica utilizada pela igreja católica durante o período da quaresma. Mas também existe uma variedade de quaresmeira que floresce em tons rosados.


Já o nome desta espécie de manacá, mutabilis, faz referência justamente ao fato de suas flores mudarem de cor com o passar do tempo. Apesar do apelido flor de quaresma, o manacá da serra começa a florescer já em novembro, no início do verão. Após o pico da sua floração, em fevereiro, a Tibouchina mutabilis inicia o processo de frutificação, que se estende até março.

É muito comum encontrarmos o manacá da serra no paisagismo urbano de várias cidades brasileiras. Isto ocorre porque suas raízes são comportadas e não destroem as calçadas. A árvore pode atingir doze metros de altura, muito embora permaneça menor quando plantada em vias públicas. Desta forma, as copas da Tibouchina mutabilis não causam danos à rede elétrica.

Outro poderoso argumento para que plantemos mais manacás da serra, seja nas cidades ou em zonas rurais, é que esta é uma árvore genuinamente brasileira, nativa da Mata Atlântica. Espécies que pertencem à nossa flora nativa ajudam o meio ambiente como um todo, fornecendo alimento e abrigo à fauna local. O mesmo pode não ocorrer quando plantamos espécies exóticas, que dominam o paisagismo das grandes cidades.


A espécie Tibouchina mutabilis ocorre naturalmente nos estados do sul e sudeste brasileiros. O manacá da serra é considerado uma árvore pioneira, assim como a quaresmeira. Espécies pioneiras são as primeiras a surgirem em um ambiente, preparando o terreno para o desenvolvimento de outras árvores de maior porte no ecossistema da floresta.

Manacá da Serra - Tibouchina mutabilis
Tibouchina mutabilis

Já o manacá de cheiro, também conhecido como manacá de jardim, pertence a um outro gênero botânico. Trata-se da espécie Brunfelsia uniflora, que também é nativa da Mata Atlântica brasileira. Trata-se de uma árvore de menor porte, atingindo no máximo três metros de altura. Curiosamente, suas flores fazem o caminho cromático inverso, em relação ao manacá da serra. Elas nascem em um tom púrpura e vão embranquecendo conforme o tempo passa. De qualquer forma, a árvore acaba exibindo o mesmo efeito, passando a impressão de ter flores de diferentes cores ao mesmo tempo. Como o nome popular já indica, o manacá de cheiro possui flores bastante perfumadas, o que não ocorre no caso do manacá da serra.

Para quem dispõe de pouco espaço, uma excelente opção é o manacá da serra anão. Esta variedade é arbustiva, de porte compacto, não ultrapassando os três metros de altura. Ela pode ser cultivada em canteiros, no jardim, ou em vasos. O principal diferencial é que a forma anã do manacá da serra floresce predominantemente durante o inverno. Mas suas flores apresentam o mesmo espetáculo de cores variadas na mesma planta.

Outra possibilidade, para quem tem menos espaço ainda, é cultivar o manacá da serra anão ao estilo bonsai. Através de podas sucessivas e controladas da copa e das raízes, é possível manter a Tibouchina mutabilis com um porte pequeno, para sempre. Desta forma, é possível ter um manacá da serra até mesmo em apartamentos, desde que se disponha de uma varanda bem ensolarada. O ideal é que ela seja face norte, por ser uma orientação que recebe o maior número de horas de sol por dia.


Como toda árvore, o manacá da serra, anão ou não, necessita de sol pleno para seu correto desenvolvimento. Infelizmente, esta não é uma planta que se adapte muito bem ao cultivo em interiores. Caso o manacá da serra anão seja mantido em vasos pequenos, ou em bandejas próprias para bonsai, as regas devem ser diárias. O solo para o cultivo do manacá da serra deve ser bem drenável, rico em matéria orgânica. É importante garantir que o pH do substrato seja levemente ácido, para mimetizar a condição em que a Tibouchina mutabilis se encontra em seu habitat de origem, na Mata Atlântica.

Infelizmente, esta belíssima árvore nativa, de efeito ornamental e importância paisagística inquestionáveis, também é cortada para fornecer a madeira utilizada na construção civil. No entanto, este não é considerado um material nobre ou de alta qualidade, limitando-se à produção de vigas. O que é um grande alento, pois desta forma sobram mais árvores vivas e floridas.

Embora o manacá da serra possa ser plantado a partir de sementes, o processo é muito difícil e complicado, sob condições artificiais de cultivo. O mais comum é que se realize a multiplicação assexuada, através de estacas retiradas da planta mãe. Este material pode ser aproveitado das podas que ocasionalmente sejam realizadas no manacá. Além disso, é muito fácil encontrar mudas de Tibouchina mutabilis à venda em lojas especializadas, viveiros de mudas e garden centers.


A forma de propagação do manacá da serra vai determinar as características morfológicas de seus descendentes. No caso do manacá da serra anão, é importante que ele seja multiplicado somente através de estaquia ou alporquia, de forma assexuada. Caso sejam utilizadas sementes para a sua reprodução, há o risco de se perder a característica miniaturizada do arbusto.

Seja no campo ou nas cidades, nas calçadas ou em vasos, o manacá da serra, Tibouchina mutabilis, oferece um espetáculo de cores com suas generosas florações. Trata-se de uma planta versátil, de fácil cultivo e muito ornamental. Sua beleza é ainda mais realçada na companhia de outras árvores e arbustos de beleza complementar, tais como as quaresmeiras (Tibouchina granulosa), que é do mesmo gênero, ou de outros manacás, como o de cheiro ou de jardim (Brunfelsia uniflora). Suas paletas de cores se complementam perfeitamente, além de adicionarem diferentes aromas e texturas ao conjunto.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil