Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'


Orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'
| Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance' |

Esta perfumadíssima orquídea, com suas longas hastes florais repletas de pequenas bailarinas de saias brancas e rodadas, é a mais conhecida em todo o mundo como orquídea chocolate. Na verdade, este Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', como o nome já revela, exala um perfume adocicado, bastante acentuado, que lembra a baunilha. Muitos associam o aroma ao do chocolate branco. Trata-se de uma orquídea híbrida, que apresenta vários cultivares, com nomes clonais diferentes e padrões de cores distintos. A mais conhecida é esta que vemos na foto de abertura deste artigo. No entanto, todos os clones possuem um característico aroma inconfundível, que é o elemento responsável pelo sucesso desta orquídea junto ao público consumidor.

Nas exposições de orquídeas, nos garden centers, floriculturas, e até mesmo nos supermercados, é fácil localizar o Oncidium Sharry Baby, apenas pela sua fragrância no ar. Pessoas mais sensíveis podem se sentir incomodadas quando uma orquídea chocolate de grande porte está em um ambiente fechado. Eu gosto bastante, não resisto a dar uma cheirada, sempre que encontro uma.


Devido ao fato de o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance' ser uma orquídea produzida pelo homem, através de cruzamentos de diferentes espécies, seu aroma não existe na natureza. No entanto, estão presentes em sua ascendência orquídeas bastante perfumadas, naturalmente. De modo geral, orquídeas que produzem flores pequenas utilizam o artifício de torná-las numerosas e com um odor pronunciado, para que sejam capazes de serem notadas pelos agentes polinizadores, que auxiliarão na sua reprodução e perpetuação. O fato de nós, humanos, acharmos alguns odores agradáveis e propagarmos estas orquídeas perfumadas comercialmente é apenas uma feliz coincidência.

Existe uma confusão quanto à nomenclatura desta orquídea, que muitas vezes é grafada como Cherry Baby ou ainda Sherry Baby. Como se trata de uma orquídea híbrida, resultante do cruzamento entre várias espécies, cabe ao cultivador que a criou registrar um novo nome no banco de dados internacional da Royal Horticultural Society (RHS), sediada em Londres. Não se sabe ao certo qual o motivo, mas o nome correto da popular orquídea chocolate é Oncidium Sharry Baby. Vários cultivares diferentes estão disponíveis no mercado, todos igualmente perfumados. Além da variedade 'Sweet Fragrance', existem a 'Buttercup', a 'Ruby Doll', a 'Tricolor', entre outras, com diferentes padrões de cores.

A orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance' foi oficialmente registrada em 1983, pela cultivadora Dorothy A. O'Flaherty. Trata-se de um híbrido complexo resultante do cruzamento entre o Oncidium Jamie Sutton e o Oncidium Honolulu, duas orquídeas também híbridas. O Oncidium Sharry Baby tem um parentesco com o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', outra orquídea de perfume adocicado e marcante, que já foi tema de um artigo aqui no blog. Em comum, estes dois híbridos têm, em sua genealogia, a espécie Oncidium ornithorhynchum ou sotoanum, que, curiosamente, é conhecido por exalar um aroma bastante pronunciado e controverso, nem sempre considerado agradável pelos orquidófilos.

Orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'
Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'

Embora seja amplamente vendida em vasos, nas floriculturas, esta orquídea Oncidium é epífita, como a grande maioria dos representantes desta família botânica. Sendo assim, o local de cultivo ideal para o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance' é sob as copas das árvores, recebendo uma luz solar indireta, filtrada pelas folhas. Suas raízes gostam de se desenvolver agarradas aos troncos, sem substrato, nutrindo-se apenas da água e dos detritos produzidos pelo próprio ambiente. As orquídeas não são parasitas, nada é sugado da árvore hospedeira, que serve apenas como suporte para a fixação da planta epífita.


Neste contexto, a melhor forma de cultivar a orquídea Oncidium Sharry Baby é em troncos de árvores vivas. Neste situação, a manutenção é praticamente zero, já que não é necessário regá-la e nem adubá-la. Tudo o que a orquídea precisa é fornecido pela natureza. Alternativamente, podemos nos inspirar neste modo epífito de vida e plantar a orquídea em pedaços de madeira ou troncos. No entanto, neste caso, as regas devem ser constantes e os níveis de umidade relativa do ar precisam ser elevados. Trata-se de um cultivo mais trabalhoso.

No cultivo doméstico, dentro de casas e apartamentos, é necessário escolher vasos com boa drenagem, para que as raízes do Oncidium Sharry Baby não fiquem demasiadamente abafadas e sem circulação de ar. Os de terracota permitem que as raízes respirem melhor e sequem mais rapidamente, em comparação aos vasos de plástico. Existem modelos próprios para o cultivo de orquídeas epífitas, com furos nas laterais. O substrato pode ser composto por misturas de casca de pinus, carvão vegetal e musgo sphagnum. Há preparados prontos para o cultivo de orquídeas, no mercado. Alternativamente, há quem utilize apenas brita, sphagnum ou casca de macadâmia. O importante é que o material escolhido seque rapidamente, entre uma rega e outra.


As orquídeas do gênero Oncidium, particularmente, não suportam que suas raízes fiquem muito abafadas ou molhadas por longos períodos, principalmente durante a noite. Quanto maior for a umidade relativa do ar, com boa ventilação, sem vento excessivo, melhor.

A luminosidade não precisa ser intensa para o cultivo e floração do Oncidium Sharry Baby. Já obtive flores dentro do quarto, com o vaso próximo a uma janela face oeste, aqui no apartamento. É importante evitar a incidência de luz solar direta, que vai causar queimaduras nas folhas. Além disso, o excesso de luminosidade provoca o aumento no número de pintas, que são características da folhagem desta orquídea. Muitos se preocupam achando que as folhas pintadas são sinal de alguma doença. Há quem afirme que esta orquídea já chegou ao mercado infectada por um vírus. No entanto, não há comprovação de que isto tenha acontecido. Além disso, a orquídea vive perfeitamente bem com as pintas, sem nenhum problema aparente.


Além de uma boa luminosidade indireta, o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance' pode se beneficiar de uma adubação mais rica em fósforo, a letra P do NPK, nutriente que ajuda a estimular sua floração. Costumo alternar esta fórmula com uma de manutenção, semanalmente. Como cultivo orquídeas dentro do apartamento, evito a utilização de adubos orgânicos, que precisam sofrer um processo de decomposição para a liberação dos nutrientes às raízes da planta. Neste contexto, inevitavelmente, haverá a liberação de odores desagradáveis e a atração de insetos indesejáveis.


O Oncidium Sharry Baby pode florescer em diferentes estações do ano. Devido ao grande número de flores por haste, esta é uma orquídea que permanece florida por meses a fio. Para os que apreciam orquídeas perfumadas, com flores pequenas, delicadas e abundantes, esta orquídea chocolate é uma aquisição perfeita.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil