Perfumes de Orquídeas


Perfumes orquídeas


Durante muito tempo, li tudo o que encontrava sobre orquídeas em artigos na internet. Sendo assim, qual não foi a minha surpresa quando adentrei, pela primeira vez, um salão de exposição repleto destas flores. Até então, não havia me atentado ao fato de que elas possuíam aromas. E que diversidade. Foi como descobrir um mundo novo. A partir daí, passei a escolhê-las, não somente pela aparência, mas também por seu perfume.

Neste contexto, temos a famosa orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', com um perfume que lembra chocolate, uma das minhas preferidas. Este mesmo gênero Oncidium abriga outra orquídea bastante aromática, o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', com seu perfume igualmente marcante e adocicado, que remete à baunilha. Há diversas outras cores e variedades entre os híbridos Oncidium Twinkle, todos bastante perfumados.

O fato curioso é que, na genealogia destas orquídeas híbridas acima citadas, está a espécie Oncidium ornithorhynchum ou sotoanum, cujo aroma não é lá dos mais agradáveis. No entanto, apesar do tamanho diminuto de suas flores, o perfume desta orquídea é poderoso, podendo desencadear enxaquecas.

Há ainda a Spathoglottis plicata, cujo aroma lembra uva, a Maxillaria tenuifolia, famosa por seu cheiro de coco queimado, além das orquídeas Gomesa crispa e Gomesa recurva, que exalam delicados perfumes cítricos, que a alguns lembram o limão.

Os frascos da foto acima são típicos dos perfumes egípcios, a mim presenteados por uma tia muito querida. Não sei ao certo a composição destes, mas inúmeros perfumes famosos contém orquídeas em sua formulação. Muitos deles as têm como elemento central, ao menos quanto à inspiração. É o caso do Black Orchid, de Ana Hickmann, e o Pulse, de Beyoncé. Se tiver a oportunidade de experimentá-los, volto para contar o que achei.