Compra de micro-orquídea - Oncidium pumilum


Micro-orquídea Oncidium pumilum
Oncidium pumilum

Esta é uma orquídea tipicamente brasileira, que produz uma graciosa e perfumada cascata dourada, composta por minúsculas flores repletas de detalhes, quase imperceptíveis à primeira vista.

A micro-orquídea mais conhecida como Oncidium pumilum, atualmente rebatizada de Lophiaris pumila, ocorre em vários estados do sul e sudeste do Brasil, podendo também ser encontrada na Argentina e no Paraguai.

A descoberta desta pequena preciosidade data do início do século XIX, mais precisamente 1825, quando foi descrita por John Lindley.

Este Oncidium pumilum, ou Lophiaris pumila, não costuma ser encontrado nos sites de orquidários que visito frequentemente. O nome da espécie, pumilum, significa anão em latim, alusão ao minúsculo tamanho das flores.


Micro-orquídea Oncidium pumilum
Oncidium pumilum

É considerada uma planta de cultivo difícil, requerendo um substrato que seque rápido. Além disso, necessita de um ambiente sombreado, mas com boa luminosidade e umidade. Sua floração ocorre tipicamente durante os meses do verão. As flores do Oncidium pumilum costumam durar cerca de 15 dias e exalam um pronunciado perfume adocicado, que a alguns lembra o aroma do mel.

Confesso que esta orquídea não estava na minha wishlist. Aliás, nenhuma das espécies que adquiri neste último surto estava. Mas não pude resistir à beleza e delicadeza destes cachos dourados.

A haste floral da foto não nasceu em casa, foi comprada pronta. Este contraste do dourado sobre o fundo preto é uma das minhas combinações preferidas. Pretendo escrever outros posts sobre esta orquídea, mantendo-os informados sobre sua adaptação aqui no apartamento.