Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'


Flores da micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

A graciosa cascata dourada desta micro-orquídea híbrida de nome comprido, Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', está iluminando o apartamento e preenchendo cada cômodo com uma suave fragrância de baunilha. Curiosamente, após algum tempo em um cômodo fechado, o aroma começa a se parecer com o de ovo. O que não tira a beleza desta delicada chuva de ouro.

Em 1958, W. W. G. Moir cruzou o Oncidium cheirophorum com o Oncidium sotoanum, mais conhecido como Oncidium ornithorhynchum, e obteve o híbrido primário Oncidium Twinkle. Ocorre que, como fruto deste cruzamento, foram obtidas orquídeas de variadas cores e perfumes. As mais belas desta prole foram selecionadas e multiplicadas, recebendo nomes clonais. Assim, temos a variedade branca, batizada de 'Fragrance Fantasy', a vermelha, 'Red Fantasy' e a amarela, 'Yellow Fantasy'. Parece-me que esta última chegou recentemente no mercado brasileiro, sendo menos comumente encontrada nos orquidários.

Neste aspecto, podemos apreciar a beleza da variabilidade genética. Os mesmos pais produzem flores com diferentes cores, formatos e perfumes. Atualmente, as modernas técnicas de propagação vegetal, através de meristemas, conseguem produzir milhares de cópias idênticas a uma única orquídea selecionada. Graças a este processo, podemos ter um exemplar destas pequenas joias na sala de casa.


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Oncidium Twinkle faz parte de uma família de orquídeas perfumadas, cujo representante mais famoso é o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', popularmente conhecido como a orquídea chocolate.

Trata-se de um Oncidium de fácil cultivo e crescimento vigoroso. Cada pseudobulbo pode emitir várias hastes florais, que tornam o conjunto bastante vistoso. As flores são tão pequenas e agrupadas que torna-se difícil observá-las individualmente. O perfume é mais acentuado durante o dia.

Embora aprecie bastante luminosidade, como a maioria das orquídeas do gênero, o Oncidium Twinkle tende a ficar com as folhas pintadas, quando expostas a muito sol. Também é preciso tomar cuidado com a adubação, que em excesso pode fazer com que as folhas sequem nas pontas. O substrato precisa ser bem arejado e com boa drenagem, já que o Oncidium não suporta raízes encharcadas.

A orquídea da foto chegou às minhas mãos graças à generosidade dos meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto e Tomoko e Helio Simizu. Confesso que tenho ganhado muito mais do que presenteado nos últimos tempos. Só posso agradecer a todos pelo carinho e dedicar-me para ser merecedor destes presentes, cultivando-os da melhor maneira possível.