Micro-orquídea Ornithophora radicans


Botões florais da micro-orquídea Ornithophora radicans
Ornithophora radicans

Esta micro-orquídea brasileira, Ornithophora radicans, é comumente encontrada sobre as árvores das matas úmidas localizadas próximas à região costeira dos estados pertencentes às regiões sul e sudeste do país.


Seu porte pequeno e delicado e o tamanho minúsculo de suas flores fazem desta orquídea uma presença obrigatória nas coleções dos orquidófilos admiradores das micro-orquídeas. Vista de longe, aparenta uma pequena touceira de capim em miniatura. Seus pseudobulbos são pequenos e crescem uns por cima dos outros. Com o tempo, formam um conjunto espetacular, principalmente quando floridos.

Descoberta em 1864, a Ornithophora radicans é a única espécie de seu gênero. A esta situação, dá-se o nome de um gênero monotípico. Esta pequena orquídea já foi chamada de Sigmatostalix radicans, Ornithophora quadricolor e Gomesa radicans. Durma-se com um barulho desses... Foi oficialmente proposta como tal em 1882, pelo botânico e naturalista João Barbosa Rodrigues.


Micro-orquídea Ornithophora radicans
Ornithophora radicans

Tenho reparado que, sempre que vou apresentar uma orquídea aqui no blog, acabo por descrevê-la, ou como uma sobrevivente, ou como uma fênix renascida das cinzas. É repetitivo, mas é a triste realidade aqui do apartamento. A micro-orquídea de hoje, Ornithophora radicans, é mais um destes exemplos de superação.

Bastante delicada, esta planta necessita de uma boa umidade relativa do ar em seu ambiente de cultivo. Tenho tentado fornecer esta condição colocando-a sobre uma bandeja com pedriscos e água, borrifando-a duas vezes ao dia e colocando uma camada de musgo sphagnum sobre o substrato. Apesar de tudo, a orquídea ainda é castigada pela secura do ambiente e pelos ventos incessantes do décimo andar. Está sempre mais para lá do que para cá. Mas floresce, apesar de tudo.

Neste contexto, venho comemorar a chegada de mais uma floração que, em meio às dificuldades, tem um significado mais do que especial para mim.