Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídea Capanemia superflua


Flores da micro-orquídea Capanemia superflua
| Capanemia superflua |

A Capanemia superflua é uma notável orquídea branca, delicada e de porte minúsculo. Esta espécie foi utilizada para descrever todo o gênero Capanemia, que homenageia o naturalista Guilherme Schüch, conhecido como barão de Capanema.

A primeira descrição de uma Capanemia ocorreu ainda no século XIX, mais precisamente em 1877, tendo sido realizada por João Barbosa Rodrigues. A importância deste botânico e naturalista mineiro é tamanha que comemora-se o dia do orquidófilo na data de seu nascimento.


Esta micro orquídea branca é conhecida por ser exigente no cultivo doméstico, já que necessita de ambientes sombreados, com alta umidade relativa do ar e temperaturas amenas. Na natureza, pode ser encontrada vegetando sobre árvores, predominantemente nos estados do sul e sudeste brasileiros.

Para cultivar a Capanemia superflua, alguns recursos podem ajudar a aumentar a umidade em torno da orquídea, tais como a utilização de bandejas umidificadoras sob os vasos. Agrupar várias plantas em um nicho mais protegido também contribui para construir um microclima favorável. Aqui no apartamento, a forma de cultivo mais apropriada para esta espécie tem sido a utilização de pequenos vasos de plástico preenchidos com musgo sphagnum.


A foto de abertura deste artigo é um pouco antiga, mas não poderia deixar de mostrá-la a vocês. Muitos ficaram surpresos com a coloração quase púrpura dos botões florais desta Capanemia superflua, cuja principal característica é a cascata de minúsculas flores brancas. Acompanhando o desenvolvimento dos botões, é difícil imaginar que os mesmos pudessem dar origem a flores tão alvas. O tom róseo vai se desvanecendo com o passar dos dias.


Micro-orquídea Capanemia superflua
Capanemia superflua

Assim que se abrem, as pétalas e sépalas da Capanemia superflua ainda carregam um leve sopro rosado. Após mais uns dias, estão completamente brancas. Não consigo me decidir sobre qual fase é a mais bonita. O que realmente me encanta nesta orquídea é a floração abundante, de múltiplas hastes florais, conforme mostra o espécime cultivado pelo Prof. Denitiro Watanabe. Quem sabe a minha fique, um dia, só um pouquinho parecida.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil