Orquídea Sc. Mini Collins - Floração 2014


Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'

Talvez muitos não se lembrem, mas eu havia prometido mostrar a floração desta bela orquídea de porte compacto, a Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'. Seus botões florais podem ser vistos neste artigo. Ela já havia florescido em setembro do ano passado. Aparentemente, não tem uma época definida para nos brindar com sua presença. Ao que tudo indica, suas visitas serão frequentes, mais de uma vez por ano.

Dentre as Orquídeas no Apê, esta é uma das mais resistentes e vigorosas. Apresenta um crescimento constante e está sempre emitindo novos pseudobulbos, quando não está florescendo. Neste ano, as flores vieram um pouco diferentes, com as pétalas mais arredondadas. Apesar do nome clonal, 'Pink Sherbet', ela é majoritariamente branca. Contudo, já vi em exposições exemplares mais rosados. Seu ponto de destaque é, sem dúvida, o labelo contrastante em magenta, vermelho e amarelo.

Esta orquídea, como a maioria aqui no apartamento, está sendo cultivada em sphagnum e vaso plástico, com argila expandida na camada de drenagem. Suas folhas e pseudobulbos tendem a crescer na horizontal, de forma meio desorganizada, ocupando mais espaço na bancada. Apesar disso, sua floração abundante  e exuberante compensa este pequeno porém.

16 comentários:

  1. Belíssimo, esse contraste! Linda, maravilhosa!! E essa corzinha nas pétalas laterais, parece um rubor de timidez... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Pois é, agora que você mencionou, eu reparei! Que bela comparação, parece mesmo! Muito obrigado pela visita e pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Linda orquídea, Sérgio... Uma delicadeza comovente! Excelente artigo, querido: dá vontade de arrumar um exemplar dessa menina pra também saborear suas formas e cores... Adorei! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, que bom que gostou! Fico contente, muito obrigado pela linda mensagem. De fato, vale a pena ter esta planta na coleção. Além de bela, é muito generosa nas florações.

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Adoro essa planta! Muitas vezes, meristemas apresentam variação de cor, por isso algumas devem sair rosadas e outras mais flameadas. Apesar de tudo, elas são linda! A minha quase sucumbiu de tanta cochonilha, e quando dei por mim, as raízes haviam morrido e ela estava super desidratada, mas consegui salvá-la e agora esta soltando raízes. Parabéns pelo trabalho. Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia, tudo bem? Há quanto tempo... Que ótimo vê-la por aqui. De fato, tenho visto variações significativas entre meristemas. Fico feliz por saber que conseguiu salvar a sua. De fato, é uma planta que vale a pena ter na coleção!

      Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. Opa! Olha eu por aqui denovo.
    Sergio, você está utilizando apenas sphagnum como substrato nesta belezura? Como sou novato no ramo tenho essas dúvidas ainda...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelo! Sim, estou usando sphagnum como substrato. No fundo do vaso, coloco uma camada de argila expandida. Mas podem ser brita ou isopor, servem como dreno.

      Imagine, fique à vontade para perguntar sempre que quiser.

      Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio.
    Parabéns pela orquídea: um primor, uma beleza muito caprichada, certamente desejada por muitos que cultivam orquídeas!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Que bom que gostou desta orquídea! De fato, tenho um grande carinho por ela. Muito obrigado pela visita e por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Sérgio,
    Que floração deliciosa, com formas perfeitas e cores bem contrastadas. Essa planta merece um carinho especial pois, pelos vistos, para além sua encantadora beleza, também é generosa na floração. Parabéns.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Fico feliz por saber que gostou desta orquídea! De fato, tenho um carinho especial por ela! Que ótimo ler seu comentário, sua participação vem sempre enriquecer nossas postagens. Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Angelo Marcos Oliveira28 de maio de 2014 17:39

    Como vai amigo?
    Sergio, ganhei uma orquídea do meu tio, mas estou com dificuldade para indentifica-la. Ela aparenta ser de pequeno porte, pois suas folhas não chegam a 10cm, seus pseudobulbos são redondinhos e não possuem nem 1cm e ela já veio com uma haste floral seca. Estou muito curioso a respeito dessa planta, quero saber de qual se trata para melhor cuida-la. Gostaria de saber se vc tem algum e-mail para que eu possa enviar algumas fotos pra vc me ajudar ou se você me indica alguém para me auxiliar nessa identificação.
    Antecipadamente te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelo, tudo bem? Que interessante, também fiquei curioso. Pela sua descrição, deve ser uma micro-orquídea. Não sou especialista, mas posso tentar ajudar.

      Eu apenas pediria um favor, que você me enviasse uma mensagem através do formulário de contato (no menu horizontal, acima), com o seu e-mail. Em seguida, respondo com meu e-mail, para que você possa enviar a foto. Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Quanta belezura!!! Parabéns, Sérgio e obrigada por compartilhar essa maravilha conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Que bom que gostou! De fato, esta é uma das minhas preferidas. Imagine, eu que agradeço a você pelo carinho da visita!

      Um grande abraço!

      Excluir