Miniaturas de orquídeas no apê


Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii

Mais uma foto de família, desta vez reunindo três miniaturas de orquídea que estão entre as minhas preferidas. Há um ano, seria impossível fazer este tipo de registro, já que minha coleção era pequena e pouco variada. Ainda não cheguei lá, mas às duras penas descobri que a única maneira de ter orquídeas floridas durante o ano todo é aumentar significativamente o número de exemplares em cultivo.

Na foto acima, da esquerda para a direita, temos as seguintes mini-orquídeas: Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii. Como de costume, apresentei cada uma individualmente nos posts anteriores e agora volto com o grupo reunido. Para que vocês tenham uma noção do tamanho destas orquídeas, a menor, ao centro, é um pouco maior do que uma moeda de um real. Embora pequenas, têm como qualidades o colorido exuberante e a generosidade em florescer. As três costumam dar flores mais de uma vez ao ano.

A aparência frágil destas pequenas orquídeas engana. São plantas bastante resistentes, de fácil cultivo. Apreciam bastante umidade no ambiente e luminosidade indireta. Aqui no apartamento, estão sendo cultivadas em sphagnum e vaso de plástico, sobre uma bandeja contendo argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. A adubação é química, semanal, com metade da dose indicada pelo fabricante.

Deixo esta foto como um agradecimento a cada um de vocês, amigos e leitores responsáveis pelos dois anos de blog e pelos 2.000 seguidores na fan page do Facebook.