Miniaturas de orquídeas no apê


Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii

Mais uma foto de família, desta vez reunindo três miniaturas de orquídea que estão entre as minhas preferidas. Há um ano, seria impossível fazer este tipo de registro, já que minha coleção era pequena e pouco variada. Ainda não cheguei lá, mas às duras penas descobri que a única maneira de ter orquídeas floridas durante o ano todo é aumentar significativamente o número de exemplares em cultivo.

Na foto acima, da esquerda para a direita, temos as seguintes mini-orquídeas: Sophrolaelia Marriotiana, Laelia alaorii e Sophrolaelia Orpetii. Como de costume, apresentei cada uma individualmente nos posts anteriores e agora volto com o grupo reunido. Para que vocês tenham uma noção do tamanho destas orquídeas, a menor, ao centro, é um pouco maior do que uma moeda de um real. Embora pequenas, têm como qualidades o colorido exuberante e a generosidade em florescer. As três costumam dar flores mais de uma vez ao ano.

A aparência frágil destas pequenas orquídeas engana. São plantas bastante resistentes, de fácil cultivo. Apreciam bastante umidade no ambiente e luminosidade indireta. Aqui no apartamento, estão sendo cultivadas em sphagnum e vaso de plástico, sobre uma bandeja contendo argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. A adubação é química, semanal, com metade da dose indicada pelo fabricante.

Deixo esta foto como um agradecimento a cada um de vocês, amigos e leitores responsáveis pelos dois anos de blog e pelos 2.000 seguidores na fan page do Facebook.

33 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Suely, que bom que gostou! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sérgio, muito lindas as tuas orquídeas, essa Laelia Alaorii é um sonho, parece cetim! Estou eu aqui me distraindo enquanto sou consumida pela minha vez no "drama do botão amarelo". Uma das phalaenopsis que eu recolhi do lixo está com botões e eles a medida de que vão crescendo estão amarelando. Não sei qual a cor da phalaenopsis por que achei ela no lixo sem flor (e quase sem raiz). Como eu a encontrei muito debilitada temo que ela tenha se adiantado ao lançar a haste e agora sofro ao ver os botões amarelando (porém nenhum murchou ou caiu ainda). Meu fio de esperança é saber que essa espécie tem orquídeas amarelas. Vamos torcer para que ela seja uma amarela e que não esteja abortando os botões! Vibrações positivas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade! Pois é, também gosto bastante da alaorii, em suas diversas tonalidades! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Sinto a sua ansiedade, passei bastante por isso! Também estou aqui na torcida, quem saber você não tenha belas flores amarelas em breve? Boa sorte!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Uau!!! Papai Noel chegou mais cedo, nos brindando com estas flores maravilhosas!! Parabéns pelo cultivo e pela sua generosidade em dividi-las com todos nós! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Fico feliz por saber que gostou destas pequenas! Muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio, como sempre seus artigos são demais. Informações importantes. A clareza do seu sentimento e amor pelas orquídeas são fascinantes. Parabéns por nos proporcionar esse conhecimento. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica, que linda mensagem! Fiquei emocionado. Muito obrigado pelas palavras de apoio, são bastante importantes para me incentivar a continuar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. São lindas... encantadoras... onde podemos compra-las?? Parabéns....
    Gostaria muito de presentear a minha mãe em seu aniversario no dia 12/12.
    Desde já agradeço a atenção.
    Att.
    Lucicleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucicleide, que bom que gostou! Muito obrigado pela mensagem. Infelizmente, não há um local único para encontrá-las. Estas eu fui adquirindo ao longo do tempo, em vários locais, tais como exposições e orquidários. Boa sorte, espero que as encontre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Lindas demais; cada uma com sua beleza particular e repleta de detalhes!
    Um grande abraço a vc; bons frutos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? É verdade, bem observado! Que bom saber que gostou destas pequenas, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Boa noite, Sergio. Acho muito elegante você responder com tanto carinho a quem te escreve. Obrigada pela dica do pratinho de água na argila expandida. Tenho algumas que estou cultivando dessa maneira e percebo que elas estão bem bonitinhas. Essas orquídeas são muito difíceis de encontrar mesmo: estou tentando já tem um tempo e não consigo nada. Mas vou continuar tentando e assim que achar, se me permitir, passo a dica de onde encontrei. Um abraço, querido. Mantenha sempre seus artigos deliciosos que nos enche de informações e deleites de contemplação... Paz e bem a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, boa noite! Imagine, muita gentileza sua! Para mim, é um prazer receber a visita de amigos como você! Fico feliz em saber que suas orquídeas estão bem com este método, parabéns!

      De fato, não é comum vermos estas orquídeas, infelizmente. Com certeza, será ótimo trocarmos dicas de onde encontrar estas pequenas.

      Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras de incentivo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  8. Que maravillosas... tan pequeñas, tan perfectas!
    La orquídea blanca me encantó.
    Excelente cultivo Sergio, es un placer pasar por tu sitio y encontrar tanta variedad de orquídeas.
    Un fuerte abrazo, bella noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou destas pequenas! Também gosto bastante da branca! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço, uma excelente noite!

      Excluir
  9. Minha phalaenopsis do lixo abriu hoje e tenho um exemplar amarelo com miolo avermelhado! Ufa, e ela é linda. Uma bela orquídea e inédita na minha coleção. Desvendado meu mistério do botão amarelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade, que alívio! Uma ótima notícia, parabéns pela floração. Acho linda esta cor em Phalaenopsis.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sergio e Jade, até eu já estava em sofrimento pois passei por isso recentemente. rsrs.. uma Laelia Tenebrosa estava com dois botões para abrir e um foi abortado.... ainda bem que pude me deliciar com o outro!! ufa..

      Excluir
    3. Oi, Lais, que pena! De fato, é uma situação difícil, já que aguardamos tanto por estes botões. Mas que bom que ao menos um abriu, parabéns! Esta orquídea é linda!

      Excluir
    4. Quando o Sérgio contou do drama do botão amarelo fiquei muito ansiosa até descobrir que era uma flor amarela. Na época meus botões estavam verdinhos e há uma semana percebi o amarelamento. O pior foi que uma cochonilha me visitou antes de começar a amarelar. A infeliz comeu um pedacinho do botão, e olha que sou vigilante e uso óleo de neem. Mas elas são impossíveis e botões de orquídea chamam cochonilha como carne crua chama moscas! Levando em conta a visita da cochonilha tive certeza que o amarelado era a morte do botão, ainda bem que não era! Mais sorte ainda por as petalas de borboleta da phal cobrirem a petala meio comida. Lais, ainda bem que sobrou uma pra ti admirar, espero que na próxima tenha uma floração dupla.

      Excluir
    5. Sergio e Jade, já tive alguns problemas com Phal. este ano. Estava com 3 plantas floridas e cheias de botões para abrir e veio uma forte onde de calor em outubro! Resultado: perdi uns 7 ou 8 botões... ai, q desgosto!! rs... Mas é mesmo assim, não vou desistir das meninas.. beijos pros dois.

      Excluir
    6. Nossa, que pena, Lais! Sinto a sua dor, comigo volta e meia acontece isso. Mas tem razão, não podemos desistir. Brigadão pelo comentário, boa sorte! Bjos!

      Excluir
  10. Oi Sergio, parabéns pela linda foto e pelas maravilhosas meninas!!! Na verdade, elas refletem todo o carinho que recebem de vc!! Mto legal isso! e obrigada pela dica da adubação/manutençao... òtimo fim de semana! bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais, tudo bem? Que ótimo saber que gostou das meninas! Muito obrigado pelas palavras carinhosas e de apoio, fico contente!

      Um excelente fim de semana para você também, tudo de bom! Bjos!

      Excluir
  11. Olá Sergio tudo bem? Confesso que fiquei maravilhada com a beleza da suas 03 pequeninas, e' visível que elas estão retribuindo o amor que recebem de você. Abraços e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane, tudo bem? Por aqui, tudo certo, obrigado! Fico feliz em saber que gostou destas três miniaturas! Muito obrigado pelas palavras de apoio, adorei!

      Um grande abraço e um ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  12. Feliz Diciembre amigo y sigue con tu buen blog de orquideas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris, que bom, muito obrigado pela visita!

      Abraços e um ótimo dezembro para você também!

      Excluir
  13. Escolheu 3, pela beleza de suas plantas seria muito difícil escolher uma.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Estou maravilhada com este trio de cores Sergio!
    É miuto bonito observar o contraste da cor laranja, fluindo para a suavidade do branquinho, até chegar ao forte e impetuoso vinho rosado!
    Ficou show de bola essa imagem!

    Também fiquei surpresa com a delicadeza da pequenininha do meio: é pequena como uma moedinha de 1 real, mas parece ser a mais forte das três!!! A natureza é mesmo uma caixinha de lindas e belas surpresas!!

    Parabéns pelas 2000 e tantas curtidas! É uma página repleta de beleza!
    Um grande beijo e felicidades na festa amigo!!
    Linda semana para ti!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Que alegria receber a sua visita neste momento especial!

      De fato, a floração concomitante deste trio foi casual, mas o efeito do conjunto surpreendeu. Adorei a sua descrição e leitura, de fato, a branquinha acaba por se destacar!

      Muito obrigado pelo carinho do seu comentário, sempre construtivo e alto astral! É uma honra tê-la como amiga e leitora!

      Beijo grande, tudo de bom e uma excelente semana!

      Excluir