Uma orquídea dourada pelo sol


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Quebrando a dominância das orquídeas radiantes aqui no blog, hoje trago esta belíssima orquídea amarela, de nome comprido e pomposo, cujo botão floral eu apresentei há algumas semanas, no início de seu desabrochar. Sou suspeito para falar, mas fiquei fascinado pela forma, armação e cores desta floração. É a primeira vez que acompanho o processo desde os primórdios, aqui no apartamento, embora eu já tenha apresentado esta orquídea em outras ocasiões. Quando a adquiri, no começo do ano passado, ela já veio com botões.

Na realidade, a cor desta orquídea é um pouco mais clara, tendendo ao amarelo cítrico. A incidência do sol da tarde acabou tingindo as pétalas e sépalas de nuances alaranjadas, produzindo um efeito que remete ao nome deste híbrido premiado, Golden Acclaim (aclamação dourada).

Trata-se de uma orquídea de fácil cultivo, que apresenta um porte compacto, flores de tamanho mediano e um suave perfume cítrico. Pode florescer mais de uma vez ao ano, geralmente produzindo cachos de três a quatro flores. Meu exemplar está plantado em vaso plástico com uma mistura de casca de pinus e carvão vegetal, sobre uma camada de argila expandida. Por cima do substrato, coloquei uma cobertura de musgo sphagnum, para ajudar a reter a umidade. A adubação é química, aplicada semanalmente.

Ao contrário do que a foto possa sugerir, esta não é daquelas orquídeas enormes, pejorativamente chamadas de repolhos. Suas flores medem cerca de 6 cm de diâmetro, formando elegantes e vistosos arranjos quando em grupo. Sem dúvida, uma orquídea ensolarada que vai deixar saudade até a próxima floração.