Orquídeas Amarelas


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Tudo bem, Pessoal? Assim como fiz com as orquídeas vermelhas, hoje trago uma seleção das orquídeas amarelas que já passaram pela sacada do apartamento. Curiosamente, a grande maioria é composta por orquídeas híbridas, pelas quais confesso ter uma queda. Ainda assim, sinto falta de espécies na minha coleção.

Começo pela Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella', uma orquídea amarela de porte compacto e flores relativamente grandes. Desde que chegou ao apartamento, vem florescendo ininterruptamente, várias vezes por ano. Além disso, costuma apresentar fartas florações, tendo emitido até 5 flores em um mesmo pseudobulbo.

Nesta coloração amarela, também temos as famosas orquídeas chuva de ouro, que costumam fazer bastante sucesso junto ao público consumidor. Dentre elas, estão o Oncidium Aloha 'Iwanaga', Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy' e Oncidium pumilum, atual Lophiaris pumila.


Orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Outra orquídea amarela digna de nota é a Potinara Burana Beauty 'Burana', bastante florífera e vistosa. Este é outro híbrido que costuma florescer mais de uma vez ao ano. Aqui no apartamento, adaptou-se muito bem, apresentando um crescimento vigoroso. O único problema é que costuma ser alvo frequente de pragas, principalmente cochonilhas.

Tenho controlado infestações deste tipo com a retirada manual das espécies de carapaça e através da pulverização com soluções de água com óleo de cozinha e detergente líquido neutro.


Potinara Burana Beauty 'Burana' Orchid
Potinara Burana Beauty 'Burana'

A orquídea híbrida do gênero Cymbidium da foto abaixo apresenta flores em uma coloração amarela bem suave, quase creme, dependendo da  luminosidade ambiente. O labelo vinho contrastante é um charme à parte.


Orquídea Cymbidium híbrida
Cymbidium híbrido

Claro que, em se tratando das Orquídeas no Apê, não poderíamos deixar de apresentar uma micro-orquídea amarela. A Masdevallia Angel Frost é um híbrido em miniatura, bastante delicado, de exóticas e elegantes florações. É uma planta que aprecia locais de clima ameno, sombreados, com bastante umidade. Por esta razão, sua sobrevivência na varanda do apartamento não é tão tranquila.


Orquídea Masdevallia Angel Frost
Masdevallia Angel Frost

Por fim, uma orquídea amarela que não é muito assídua aqui no orquidário, mas que merece ser mencionada. Trata-se do Dendrobium Stardust 'Chiyomi', híbrido que também existe em outras colorações. Devido à minha dificuldade em realizar o stress hídrico, procedimento que consiste em reduzir as regas durante o inverno, costumo passar alguns anos sem ver a floração desta orquídea. 

No ano de 2016, por sorte, esta orquídea amarela deu o ar da graça e acabou aparecendo no jornal O Estado de São Paulo, no caderno Casa Estadão.


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Claro que esta não é uma lista completa das orquídeas amarelas, até porque minha coleção é bem pequena. Mas trata-se de uma cor que admiro bastante e sei que é a favorita da Ananda Apple. Com o tempo, pretendo adquirir outros exemplares e, se tudo der certo, volto para incrementar esta compilação.

Uma versão em inglês deste artigo encontra-se no link a seguir: Yellow Orchids.




6 comentários:

  1. Parabéns Sérgio por esta incrível postagem, com fotos muito caprichosas e devidamente selecionadas! Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Imagine, bondade sua! Que bom saber que gostou da postagem, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que maravilha!!! São lindas e as fotos super bem cuidadas. Parabéns, Sérgio! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Fico feliz por saber que gostou das fotos! Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sergio, como vai amigo!!

    Como sempre nos encantando com tanta beleza e cor e as orquídeas amarelas, realmente, tem uma luz peculiar, pois parecem que brilham como ouro!! :))

    Sou apaixonada pela orquídea chuva de ouro, pois elas são bastante resistentes e suportam o calor de uma maneira incrível. Minha mãe ganhou uma no ano passado e ela resistiu bravamente durante dois meses, lindamente florida!! No ano passado ela floriu rapidamente e agora está com as folhas um pouco amareladas. Tomara que resista amigo!!

    Todas as demais são lindíssimas amigo, um show para os nossos olhos!!
    De amarela só queremos orquídeas e uma distância gigante da febre amarela né? rsrs Estou preocupada com este surto de febre amarela, pois aqui no Espírito Santo, muitos macaquinhos silvestres da mata Atlântica se foram. Eles eram a companhia de muitas orquídeas na mata: uma grande perda da fauna!! :(

    Adorei vir aqui querido!!
    Desejo uma semana maravilhosa!!
    Beijos!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Pois é, que coisa este surto a esta altura do campeonato! Aqui em São Paulo também estão sendo encontrados focos.

      Mas que ótimo saber que sua mãe está com uma orquídea chuva de ouro. Aliás, as orquídeas da sua família são todas belíssimas.

      Muito obrigado pelo carinho do seu comentário, sempre importante neste espaço!

      Um grande beijo e um excelente final de semana!

      Excluir