Cattleya labiata - A rainha do apê


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Dentre as orquídeas brasileiras, a Cattleya labiata foi a primeira a ser formalmente descrita. Esta planta de rara beleza foi classificada em 1821, por John Lindley. Por esta razão, ainda nos dias de hoje, esta é uma das primeiras plantas que nos vêm à cabeça quando pensamos em orquídeas.


A Cattleya labiata é uma orquídea que ocorre exclusivamente no Brasil, sendo típica de vários estados da região nordeste do país. Devido ao seu habitat de origem, é conhecida como a Rainha do Sertão ou a Rainha do Nordeste. Esta orquídea especial é encontrada na caatinga nordestina, único bioma exclusivamente brasileiro, em brejos de altitude, como planta de hábito epífito (vegetando sobre árvores) ou rupícola (vivendo sobre pedras).

Trata-se de uma orquídea que aprecia altos níveis de luminosidade, porém sempre protegida do sol direto, nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar precisa ser elevada, assim como o habitat em que se encontra a Cattleya labiata. As regas podem ser abundantes, mas o substrato precisa secar rapidamente. Como a grande maioria das orquídeas, não tolera raízes úmidas por muito tempo.


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

A orquídea Cattleya labiata floresce tipicamente durante o outono, principalmente entre os meses de fevereiro a abril. Suas flores exibem uma grande multitude de cores e padrões, cada qual recebendo sua nomenclatura técnica apropriada. Há formas albas, semi-albas, caeruleas, concolor e rubras, para citar algumas. A coloração da Cattleya labiata tipo é predominantemente púrpura.

Não tenho plantas raras ou caras, mas guardo relíquias de grande valor sentimental. Como já contei em outra ocasião, esta orquídea pertenceu ao meu tio-avô e está na família há quase meio século. Tipicamente brasileira, esta Cattleya labiata reina aqui na modesta varanda do apartamento.

Depois de um ano ausente, ela agora retorna com força total. Os pseudobulbos e folhas estão visivelmente maiores em relação aos dos anos anteriores. As flores também vieram em abundância. Bem, na verdade foram quatro, duas plantas portando um par de flores cada. Mas para os padrões locais, está ótimo.