Oncidium ornithorhynchum - Perfume misterioso


Orquídea Oncidium ornithorhynchum
Oncidium ornithorhynchum

Existem orquídeas cujos perfumes agradáveis tornam-se unanimidade, como é o caso da Cattleya labiata. Ela foi utilizada como inspiração para o Chanel nº 5. Certos Bulbophyllum, por outro lado, exalam cheiros propositadamente horripilantes, como de carne em decomposição. Mas o fazem para atrair determinados insetos polinizadores.

No entanto, esta orquídea da foto, o Oncidium ornithorhynchum, cujo nome foi recentemente alterado para sotoanum, tem um perfume polêmico. Eu comprei uma muda porque ouvi dizer que possuía um aroma muito bom, que lembrava talco para bebê. Li isso em um fórum americano sobre orquídeas. Meses depois, quando finalmente floresceu, fui cheirá-lo e quase caí de costas. Senti um cheiro forte e enjoativo de ovo! Tão persistente que não pude mantê-lo dentro de casa.

Inconformado, fiz uma pesquisa sobre a descrição do aroma deste Oncidium na literatura. Encontrei de tudo: baunilha, lavanda, água sanitária, talco... Como pode uma mesma flor desencadear sensações olfativas tão distintas? Eu já estava convencido de que meu nariz estava estragado quando, felizmente, encontrei pessoas que percebiam este odor de ovo. O que não esclarece o mistério de outros sentirem cheiros tão diferentes.

10 comentários:

  1. Bem curiosa essa difereça de cheiros percebida em algumas espécies de orquídeas.

    Só mesmo um apaixonado por orquídeas como você pra ir em busca da resolução do mistério, tal qual um detetive tentando desvendar um crime.

    Uma flor exalar odor de carne em decomposição é um contraste terrível, pois embora atraente, é uma flor que não se poderá levar pra casa. Mas tem uma utilidade na natureza....como tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, muito obrigado pelo comentário. Sábias palavras, adorei sua mensagem. Embora nos aproveitemos de alguns aromas agradáveis, para a flor somente interessa o aspecto reprodutivo! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Essa planta é muito lndo, desenvolve super rápido.
    Sergio estou fazendo sorteio no meu blog do livro"Doenças e pragas que atacam nossas orquídeas" se quiser participar passe por lá.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, é verdade! Que bom saber do sorteio, muito obrigado pelo convite. Com certeza, vou aparecer. Ótima iniciativa! Abraços!

      Excluir
  3. Para mim, ela tem cheiro de remédio (e suspeito que gosto também). Mas desde a primeira vez em que você falou do ovo, eu passei a achar que remédio tem cheiro de ovo. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! Mas é verdade, Carol, lembra algum remédio sim. O engraçado é que eu me lembro do cheiro só de ver a foto pela internet. Brigadão pela visita e pelo comentário! Bjos!

      Excluir
  4. Ahh, Sérgio. Isto é porque você entendeu errado. Bebês tem também outros cheiros, e geralmente ficam nas fraldas. rsrsrs
    O que não muda nada na sua beleza, né?

    Abs!

    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! Sabe que eu não tinha pensado nisso, Valéria? Bem lembrado, acho que era isso que eles queriam dizer! Mas concordo que a flor é bela, acima de tudo. Muito obrigado pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  5. Sergio, tudo bem amigo?
    Quanto tempo, já estava com saudades das suas belas e encantadoras orquídeas!!!
    Sabe, também tenho este hábito de cheirar todas as orquídeas que encontro: algumas exalam um suave aroma, muitas vezes até doce...Outras possuem cheiro de matinho fresquinho .. Já senti em algumas um odor daquele besouro amassado..rsrs
    Agora estou curiosíssima para cheirar a Oncidium ornithorhynchum... será que o meu olfato vai sentir um desagradável cheiro de ovo ou de talquinho de bebê?
    Adorei amigo!
    O seu blog é belo e também muito perfumado!!!
    Um super abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem? Que bom receber sua visita e ler seu comentário! Adorei!

      É verdade, além de apreciarmos a beleza, ainda temos estas surpresas com o perfume das orquídeas. Esse do besouro amassado eu já senti, achei a descrição perfeita!

      Fiquei curioso para saber o que você vai achar do aroma deste Oncidium. Ele costuma aparecer nas exposições do outono, a partir de março.

      Muito obrigado pelo carinho, adorei sua visita! Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir