Perfumes de Orquídeas


Perfumes orquídeas


Durante muito tempo, li tudo o que encontrava sobre orquídeas em artigos na internet. Sendo assim, qual não foi a minha surpresa quando adentrei, pela primeira vez, um salão de exposição repleto destas flores. Até então, não havia me atentado ao fato de que elas possuíam aromas. E que diversidade. Foi como descobrir um mundo novo. A partir daí, passei a escolhê-las, não somente pela aparência, mas também por seu perfume.

Neste contexto, temos a famosa orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', com um perfume que lembra chocolate, uma das minhas preferidas. Há ainda a Spathoglottis plicata, cujo aroma lembra uva, e a Maxillaria tenuifolia, com cheiro de coco.

Os frascos da foto acima são típicos dos perfumes egípcios, a mim presenteados por uma tia muito querida. Não sei ao certo a composição destes, mas inúmeros perfumes famosos contém orquídeas em sua formulação. Muitos deles as têm como elemento central, ao menos quanto à inspiração. É o caso do Black Orchid, de Ana Hickmann, e o Pulse, de Beyoncé. Se tiver a oportunidade de experimentá-los, volto para contar o que achei.

15 comentários:

  1. Oyama-san,
    Não sou grande fã de perfumes, das orquídeas inclusive. Prefiro apreciar as cores e as formas delas. Mesmo assim, nesses poucos anos de cultivo não pude deixar de perceber esta característica de algumas:
    -Blc. Mishima Monarch "Blumen Insel" - melancia
    -Blc. George King "Serendipity" - Johnson's baby
    -Blc. Ports of Paradise 'Emerald Isle' - cítrico forte
    -Lc. Tangerine Pokai "Lea" - tangerina suave
    -Bc. Hippodamia "Kevin Luck" - gengibre
    -Lc. Aloha Case "Ching Hua" - barata amassada
    -C. percivaliana - percevejo maria-fedida
    -Blc. Chia Lin 'New City' - tipo baunilha, cheiro de Chia Lin dá pra saber que tem uma Chia Lin florida no orquidário só pelo cheiro)
    -Eria hyacinthoides - água sanitária
    -Neofinetia falcata - muito fragrante

    -As C. gutatta e leopoldii tem fragrância doce muito forte e a labiata suave, muito boa.

    Agora, é impossível falar sobre perfume de orquídea e não falar da C. shroederae, que infelizmente está ausente na maioria das coleções e exposições no Brasil. Ela tem uma fragrância forte sem ser enjoativa, descrita como cheiro adocicado de fruta madura ou simplesmente como cheiro de bala chita, segundo um amigo de Minas. É uma característica tão marcante que muitos orquidófilos a utilizam como critério para diferenciá-la da C. trianae var. schroederae. O cheiro é tão bom que a Shiseido do Japão lançou um perfume com sua essência.
    http://photozou.jp/photo/show/225306/122245496/

    Caso interesse, segue um artigo da AOS sobre julgamento de fragrância em orquídeas, escrito pelo Sr. Shoji Nakamura da Shiseido.
    http://www.aosforum.org/pdf/Fragrance_Judging.pdf/

    Parabéns pelo blog,
    Abraços,
    Cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cesar! Tudo bem? Que incrível, esse seu comentário já vale por um post, aliás, muito melhor do que o meu! Muito obrigado pelas informações, adorei saber os detalhes sobre estas orquídeas perfumadas.

      Só fiquei triste com o fato de a Lc. Aloha Case cheirar a barata amassada! Acho esta orquídea linda, está na minha lista.

      Muito obrigado pelos links sobre o perfume da Shiseido, adoro este tema e vou ler com muito interesse.

      Também te agradeço pela visita e prestígio, fico contente que esteja gostando do blog.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Como você mesmo disse em outros posts, a percepção olfativa é extremamente pessoal, essas são as minhas. Vamos aguardar o pessoal se manifestar e só assim saberemos se o meu nariz está bem calibrado, rs.

    É um tema bem interessante, principalmente saber a correlação que as pessoas fazem com o cheiro das diferentes orquídeas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muito bem lembrado, Cesar! Agora fiquei curioso para saber o que o pessoal sente quando cheira estas orquídeas. E, claro, vou arranjar um jeito de 'experimentá-las' pessoalmente!

      Excluir
  3. Vale lembrar também que as orquídeas são mais fragrantes em determinados horários, sendo que o perfume de algumas fora deles é quase imperceptível. Geralmente é pela manhã quando começa a esquentar. Já algumas exalam perfume forte durante a noite como a Ports of Paradise.

    Na exposição de 2.012, a Associação de São Bernardo tinha uma prateleira com várias espécies fragrantes para os visitantes com deficiência visual, bem legal achei. De emocionar as reações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Cesar! Devido ao meu hábito mais noturno, geralmente perco os aromas de flores que os exalam pela manhã. Esta que exalam perfume à noite, gostaria de conhecer!

      E que belíssimo evento este para pessoas com deficiência visual. Fiquei emocionado, que iniciativa maravilhosa. Parabéns aos organizadores da exposição de São Bernardo. Acho que toda exposição deveria fazer algo parecido.

      Abraços!

      Excluir
  4. Achei aqui as respostas para alguns questionamentos que faço em relação às orquídeas.Estou começando a adquiri-las, mas sou muito ligada aos aromas e confesso ficar meio decepcionada quando vejo uma bela flor, mas que parece não ter aroma, ou este não ser digamos assim, tão expressivo.Temos em casa uma c. dolosa muito perfumada, e sou apaixonada por ela.E , de agora em diante, estou escolhendo as que forem mais perfumadas, para me agradar não só aos olhos, mas também ao olfato.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís Cristina! Que ótimo receber a sua visita! Fico feliz em saber que você também dá importância aos aromas das orquídeas. Eu chego a ter medo daquelas com cheiros mais escabrosos.

      Estamos formando, aqui nos comentários, uma comunidade voltada aos perfumes das orquídeas. O César (Orquivale) deu uma interessante relação de orquídeas e seus perfumes.

      Fiquei curioso para sentir o aroma da sua dolosa, tenho certeza de que é maravilhoso. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, que bom saber que está gostando do blog. Seja muito bem-vinda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Você já sentiu o perfume da Maxillaria Picta é estonteante e as Walkerianas muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Que alegria vê-la por aqui! Sabe que, infelizmente, não conheço o perfume destas orquídeas? Morro de curiosidade, ainda vou experimentá-los! Muito obrigado pela visita!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  6. Vou ser sincera, as que tem fama de catinguentas eu nao me arrisco, a percivaliana

    ResponderExcluir
  7. Continuando, a percivaliana me deu náusea quando senti, achei horrível! Agora as walks eu fico parecendo uma lesa toda hora passo pra cheirar e o cheiro da aclandiae entao eu nem sei como descrever so digo que e maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? É verdade, tem umas que é difícil aguentar o odor. Que interessante, fiquei curioso para sentir o perfume da aclandiae. Muito obrigado pela visita e participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sergio! Adoro seu blog! Comprei uma Blc.Nobile's Bruno x Bruno na última expo Orquídeas no Museu aqui no RJ/Catete justamente pelo seu amora que me deixou apaixonada! Linda, linda e muito cheirosa. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata, tudo bem? Que legal saber que está gostando do blog, muito obrigado pelo carinho e apoio! Parabéns pela nova orquídea, adoro a cor dela! E que bom saber que é perfumada!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir