Cacto Dedal - Mammillaria gracilis


Cacto Mammillaria gracilis
Mammillaria gracilis

Confesso que, em um primeiro momento, tive dificuldade de enxergar um dedal neste cacto. À primeira vista, o que se sobressai na Mammillaria gracilis são estas pequenas e graciosas esferas recobertas por uma delicada renda branca. Parece que alguém crochetou capinhas para cada segmento do cacto dedal, conhecido no exterior como thimble cactus.

O fato é que, olhando mais atentamente, percebemos que estas bolinhas são novos brotos crescendo na superfície da estrutura mais antiga. Esta base madura tem, realmente, um formato que lembra um dedal. E a disposição incomum e geométrica dos espinhos entrelaçados dá esta aparência de uma rede protetora cobrindo os dedinhos.

É importante manusear o cacto dedal com bastante cuidado, já que estes novos brotos se destacam com bastante facilidade da planta mãe. Ao adquiri-lo, já perdi uma bolinha que caiu no meio da rua, no caminho para casa. O lado positivo é que cada esfera destacada gera uma nova planta. No entanto, seu crescimento é bastante lento.

A Mammillaria gracilis é uma espécie da família Cactaceae, originária da região central do México. Sendo assim, é uma planta que habita ambientes áridos, com bastante sol e pouca água. Apesar disso, o cacto dedal pode adaptar-se ao cultivo dentro de casas e apartamentos, com luz indireta. O importante é que ele seja cultivado próximo a janelas que recebem boa luminosidade. Evidentemente, ele também vai muito bem em jardins de inspiração desértica, sob sol pleno. O importante é fazer esta transição gradualmente.

Como sempre, a rega deve ser feita com bastante moderação, bem espaçada. O substrato deve ser arenoso, com uma boa drenagem. Não há necessidade de muita preocupação com adubação orgânica, já que o cacto dedal está acostumado a vegetar sobre solos pobres em nutrientes. O principal cuidado a ser tomado é não matá-lo afogado.

O aspecto mais curioso da Mammillaria gracilis é que, ao contrário de certos cactos, ela não cresce muito em altura. Seu desenvolvimento dá-se primordialmente na horizontal, espalhando novos brotos e formando densas colônias de delicadas estruturas rendadas. Eu admito que tenho certa dificuldade de encontrar cactos interessantes nas floras e garden centers que visito. Geralmente, eles são vendidos em vasinhos minúsculos, portando exemplares únicos e mirrados. Por este motivo, foi uma grata surpresa encontrar esta colônia bem formada, repleta de novos brotos e muito bem cultivada.

O cacto dedal floresce, mas é importante não confundir as flores naturais com aquelas espetadas pelos vendedores. A floração da Mammillaria gracilis dificilmente vai ocorrer dentro de casas e apartamentos. Sob sol pleno, e com ajuda de uma adubação rica em fósforo, as pequenas flores  branco amareladas surgirão no verão.

Para quem deseja ter um companheiro de porte compacto, sem espinhos agressivos, que requer pouquíssimos cuidados e é bastante ornamental, o cacto dedal ou Mammillaria gracilis é uma excelente opção.
.

Patrocinado: