Uma rara mini-orquídea laranja


Mini-orquídea Sophrolaelia Marriotiana
Sophrolaelia Marriotiana

O título pode dar a falsa impressão de que esta mini-orquídea laranja é cara e exclusiva. Na verdade, sua raridade deve-se ao simples fato de que, aparentemente, poucos se interessam em tê-la em suas coleções. Não costumo encontrá-la durante visitas a exposições e orquidários. Também obtenho poucos resultados no Google, quando busco por seu nome, o que me leva a concluir que não é muito comum, inclusive em outros países.


De qualquer forma, orquídeas com esta tonalidade de laranja são sempre belíssimas. Um exemplo clássico de orquídea laranja, que faz bastante sucesso, é a Sophronitis cernua, mini-orquídea com um intenso colorido e floração abundante. Outra orquídea que destaco é o híbrido alaranjado Potinara Love Dressy 'Apple Pie'.

O fato é que esta orquídea Marriotiana, da foto acima, híbrido primário resultante do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia flava, foi registrada em 1896, por Marriot. Provavelmente, ao longo dos séculos, foi perdendo interesse por parte do público, que passou a procurar orquídeas maiores e mais vistosas. Os colecionadores, por sua vez, costumam ater-se às espécies.

Toda esta raridade fez com que eu aguardasse ansiosamente pela floração desta mini-orquídea, nunca antes vista por aqui. Recentemente, tive a alegria de presenciar o surgimento do seu primeiro botão floral, cuja história de suspense contei aqui no blog há algum tempo. A espera valeu a pena. Fiquei encantado com o suave dégradé em suas pétalas e sépalas, do amarelo ao vermelho, passando por vários tons de laranja. Pouco maior do que um anel solitário de pérola, esta pequena orquídea é uma preciosidade que poderia ser mais difundida entre o público.