Cattleya walkeriana 'Feiticeira' - A orquídea que vale ouro


Orquídea Cattleya walkeriana 'Feiticeira'
Cattleya walkeriana 'Feiticeira'

Esta orquídea rara foi descoberta na década de 1960, por José Dias de Castro, e logo tornou-se uma das mais cobiçadas e valiosas flores do país. Além da forma e simetria perfeitas, o que a torna tão especial é o fato de que, até os dias de hoje, as mais modernas técnicas de laboratório não conseguiram reproduzi-la em série.

Há basicamente duas formas de produção de orquídeas em grande escala, através de sementes ou meristema. A Cattleya walkeriana 'Feiticeira' produz sementes estéreis, inviabilizando esta opção. Por outro lado, a técnica de multiplicação por meristemas não garante que os clones serão idênticos à planta original. Particularmente, a Feiticeira tem uma instabilidade genética que produz deformações na prole.

O exemplar da foto, evidente e infelizmente, não é meu. Tive a oportunidade de fotografá-lo na exposição da AOSP, em março deste ano. Pertence a Priscila Corrêa da Fonseca, advogada e orquidófila extremamente bem sucedida em ambas as áreas de atuação.

Como meu olho é maior do que meu bolso, logo aprendi a reconhecer uma Cattleya walkeriana 'Feiticeira'. Dentre todas, ela é a única que forma o desenho de uma gota, bem ao centro, na junção entre as duas pétalas. Segundo o que pude apurar, cada pseudobulbo desta orquídea está cotado em torno de R$ 500,00. Considerando que uma orquídea deve ter ao menos três pseudobulbos para se desenvolver bem, vocês já podem calcular o valor do estrago.



51 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Angela! Concordo plenamente. Pena ser tão inacessível! Bjos!

      Excluir
  2. KKK É Sergio o estrago é grande mesmo... e você já pensou se uma dessas pragas cretinas chega nela? Eu entraria em desespero. Parabéns pela foto. Abraço
    Cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dani! Hehehe, pois é, eu pensei exatamente o mesmo. Já perdi orquídeas muito, mas muito menos valiosas e fiquei arrasado. Esta Feiticeira, eu só teria se viesse com seguro... Abração!

      Excluir
  3. Lindíssima e a gotinhas está perfeita.
    parabéns, obrigado por compartilhar.
    abraõs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete, imagine, eu é que agradeço pelo comentário! Concordo, ela está perfeita, que bom que gostou! Abraços!

      Excluir
  4. Sergio, vou crescer e terei uma dessas ainda........kkk
    Abraços querido e brigadu por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! Imagine, Luciana, você já tem uma coleção enorme de plantas especiais! Mas boa sorte para você e muito obrigado pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  5. Muito bonito mesmo este exemplar Sergio !
    Agora entendi porque ela tem este nome ,
    Ela enfeitiça quem a vê , para compra-la .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco, tem razão! A pessoa deve estar bem enfeitiçada mesmo! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi Paulo Sergio, é verdade! É uma planta de rara beleza. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  7. Eu me chamo Olga.
    No consultorio do meu sobrinho tem essa orquidea, não sabia que era tão rara.
    Acho que nem ele faz ideia do valor dessa especie.
    Gostaria de saber se você tem bastante orquidea, estou começando a colecionar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olga, que bom! Mostre a foto para ele. É bom lembrar que tem várias outras parecidas, não tão valiosas. Mas quem sabe?

      Então, eu tenho poucas ainda. Como as cultivo em apartamento, não tenho muito espaço. Boa sorte com a sua coleção, torço para que fique enorme! Um grande abraço!

      Excluir
  8. Lindo exemplar. Tenho uma parecida, mas ainda bem não é um dessas. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Silva, é verdade, ele é lindo. Que bom saber que tem um parecido, já é uma grande coisa! Parabéns e muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  9. É maravilhosa a sua Cattleya walkeriana Feiticeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliseu! Infelizmente, ela não é minha. Quem me dera! Esta pertence a Priscila Corrêa da Fonseca, e foi exposta na Associação Orquidófila de São Paulo, em março deste ano. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  10. Sérgio, recentemente comecei a cuidar de um orquidário, de certa forma, abandonado. Dentre os mais de 700 vasos, identifiquei uma com a etiqueta "Walqueriana Feiticeira". O que me causa preocupação é o fato de que a planta sofreu um tremendo desgaste e talvez a perca. Como não tenho conhecimento algum sobre orquídeas, solicito alguma orientação que possa colaborar na difícil recuperação dessa raridade...att, Sérgio - Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, que história interessante! Eu acredito que, assim como há esta Feiticeira, muitas outras orquídeas raras devam estar entre estes 700 vasos. A minha sugestão é que você procure uma orientação profissional. Existem engenheiros agrônomos e orquidófilos que dão este suporte.

      Por enquanto, o melhor a fazer é mantê-la protegida do sol direto, usando uma tela de sombrite 50%. A rega deve ser espaçada, sem encharcar o vaso. Mais para frente, vale a pena verificar o substrato e trocá-lo, caso esteja velho.

      Caso tenha outras dúvidas, não hesite em perguntar. Boa sorte na recuperação desta preciosidade. Um grande abraço e obrigado pela vista!

      Excluir
    2. Ah, esqueci de passar uma valiosa informação aprendida com o orquidófilo André Merez. É importante dar atenção especial às raízes. Ele recomenda a utilização do enraizador da marca Forth, este aditivo deverá auxiliar a recuperação da planta. Abraços!

      Excluir
  11. Muito interessante essa postagem. Eu não sabia dessa dificuldade na reprodução da Feiticeira. Parabéns por essa postagem instrutiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, pois é, uma pena que esta maravilha não possa chegar ao grande público. Mas que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo interesse! Um grande abraço!

      Excluir
  12. Já eu nem penso em ter uma dessa, prefiro as menos cobiçadas,e além disso muitas vezes, uma que parece simples, dá uma flor especial, pois a Natureza tem seus segredos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora! É verdade, também não nutro esperanças de ter uma dessas. Contento-me com as menos valiosas, mas não menos belas. Muito obrigado pela sua visita e pela opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Minha mãe tem uma muito parecida mesmo, vou esperar florescer para comparálas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Já pensou, que maravilha? Tomara que seja ela, boa sorte! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Sérgio, é muito linda e de fato também irei apreciá-la por foto!!! :)
    Mas é mesmo um sonho de consumo... Obrigada por nos permitir conhecer mais uma beleza!!! Adorei!!!
    Boa sexta-feira!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Pois é, infelizmente só por foto mesmo! Uma vez ou outra, encontro esta orquídea em exposições. Que bom saber, imagine, eu que agradeço pela sua visita e apoio, sempre!

      Beijos e uma ótima sexta-feira para você também!

      Excluir
  15. Qual a diferencia entre a Cattleya Walkeriana Feiticeira e a comum,por que ambas tem a mesma cor, qual é o detalhe que as diferenciam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Pois é, a princípio elas são bem parecidas. Mas a principal característica que a diferencia é o desenho de uma gota, bem na junção das pétalas, acima do labelo. Além disso, a forma e a simetria da flor são perfeitas, tornando-a única.

      Muito obrigado pela visita e pelo interesse! Qualquer outra dúvida, é só escrever!

      Um grande abraço!

      Excluir
  16. oi este exemplar é lindo eu tenho trese anos tenho mais de 300 orquideas sou bem esperiente no assunto, e posso falar que um a muda pequena dessa pode custar de 300 reais pra mais e ue tenho umas 4 ou 5 walkerianas mas nã a feiticeira mas o meu tio tem 2 da especie. Eu tenho outras orquideas raras e mais caras mas não esta eu tenho a cattleya labiata alba de boa qualidade uma c walkeriana do minas gerais. boa sorte para voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que legal, parabéns pela sua bela coleção! Com certeza, esta orquídea é um sonho. A labiata alba também, deve ser fantástica!

      Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário. Muito obrigado pela participação, seja muito bem-vindo!

      Abraços!

      Excluir
  17. Sergio vc tem para vendar a Orquidea Branca ou Perola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Infelizmente, eu não vendo orquídeas, apenas as coleciono! Mas agradeço pela sua visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  18. Comecei a ler e pensei: "Que legal! Vou dar uma dessas pra mim mãe!"
    Depois do $ mudei de idéia rapidinho! ^^

    Parabéns pelo artigo Sergio! Está show seu conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael, tudo bem? Pois é, uma pena que esta bela orquídea seja tão cara. Mas que bom saber que está gostando, muito obrigado pelo comentário e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  19. Geeeeeeente, tô achando ela muuuuuuuuito parecida com a minha. Até observei se tinha a gota no meio. E acredito que seja uma delas... ou entao é uma cópia PERFEITA!!! Ahuahuahuahuahua
    Nao sei quanto ela custou porque meu marido já tinha ela antes de casar, entao... Mas gostaria de saber se é ela... como faco pra tirar essa dúvida, Sérgio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ciana, que legal! Já pensou se é ela?! Tomara que seja, vou ficar torcendo. Você poderia enviar uma foto (pode ser através do meu perfil no Google+ ou Facebook) e eu encaminho para especialistas, que podem tirar sua dúvida. Boa sorte!

      Muito obrigado pelo contato, um grande abraço!

      Excluir
  20. Hoje, regando as plantas observei que dois vasos estavam sem os pendões, fiquei louca e comecei a investigar. foram comidos, que decepção, isso foi ao meio dia. Agora a pouco, 22:30 hs peguei uma taturana, preta e peluda se deliciando com minhas orquídeas. Estou de olho pois e se aparecem mais? Tenho mais 5 vasos com pendões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Poxa, que pena, sinto muito pelo incidente. Mas que bom saber que ainda tem outras cinco hastes para florescer! Parabéns e boa sorte, espero que corra tudo bem. De fato, com estas criaturas, todo cuidado é pouco.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  21. Oii Sergio…
    Descobri seu blog e estou simplesmente amando…
    Ainda não li todos os post, mas a cada post que leio quero já ler o próximo, parabéns pelo trabalho…

    Tenho umas 30 orquídeas, sou apaixonada por orquídeas… Mas não tenho quase nenhum conhecimento na área, mas estou buscando ter, rsrs

    Tenho uma orquídea muito parecida com essa, acho q é a mesma, mas como disse sou leiga no assunto. Gostaria de te mandar um email com uma foto dela pra você me dizer se é ou não a mesma.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís, que bom saber que está gostando do blog! Muito obrigado pela visita e pela consideração! Seja muito bem-vinda!

      Que legal, já pensou se for ela? Você poderia, por favor, enviar uma pequena mensagem através do formulário de contato, aqui no blog? Desta forma, estabelecemos uma comunicação por e-mail e posso ver a foto. Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  22. Flávia Florentino16 de maio de 2015 00:25

    Gostei muito do post, tenho uma orquídea Walkeriana que herdei da minha avó e ela já possui 30 anos, meu avô a achou no mato e até hoje não consegui identifica-lá, existe algum banco de registro que eu possa consultar, pois nem na internet vi fotos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Tudo bem? Que bom que gostou do post, muito obrigado pelo apoio! Existem grupos de orquidófilos nas redes sociais para onde você pode enviar a foto da sua orquídea e eles tentam identificar. Caso você consiga postar a foto em algum lugar, eu posso dar uma opinião.

      Um grande abraço!

      Excluir
  23. A Feiticeira do meu pai, Antônio Laercio Mudelão, foi roubada daqui de casa.
    Cuidado ao comprarem esta planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena... Está dado o seu recado aqui. Eu apenas sugiro que você informa a cidade onde o evento ocorreu, assim fica mais fácil.

      Um grande abraço!

      Excluir
  24. acredita que eu ganhei três bulbos dessa orquídea, o esposo de minha colega encontrou no mato, estou olhando na net como cultiva-la, nem fazia ideia do preço, sou iniciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane, que legal! Parabéns! Aqui no blog, em Dicas de Cultivo, tem várias informações que podem ser úteis. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. ola sergio tenho uma cattlyea identica a essa da foto .e nem me lembro de onde veio .ta firme e forte .vlw

      Excluir
    3. Tudo bem? Mas que legal, parabéns! É uma orquídea especial, sem dúvida. Um grande abraço!

      Excluir