Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Flores para o Dia das Mães


Begonia híbrida
| Begonia híbrida |

Presentear com flores no Dia das Mães pode parecer uma ótima e infalível ideia, mas é preciso tomar alguns cuidados. Nem todas as mulheres gostam de todos os tipos de flores. Além disso, existem particularidades associadas às diferentes espécies de plantas floríferas, além dos inúmeros simbolismos culturais a elas associados. Ao longo deste artigo, daremos algumas sugestões de flores para presentear as mães, nesta data especial. A relação completa de flores, orquídeas, cactos e suculentas pode ser encontrada em nosso perfil no Pinterest, um índice visual contendo todos os artigos do blog.

Nunca me esqueço do dia em que um fã entregou um bouquet de flores para Madonna. Ela estava sentada à mesa, montada em um palco, preparando-se para uma coletiva de imprensa, quando o dito cujo conseguiu driblar os seguranças e se aproximar da diva. O pretenso presente era um enorme ramalhete de hortênsias. Confesso que nunca havia visto estas flores em tamanho tão avantajado, com imensas inflorescências repolhudas, e caules bem mais longos do que o habitual. A pop star aceitou o mimo com um sorriso amarelo e imediatamente o guardou embaixo da mesa. Ao se virar para o lado, comentou com a pessoa mais próxima: 'I hate hydrangeas!', 'eu odeio hortênsias!'. Mal sabia ela que os microfones já estavam captando o áudio e as câmeras filmando a cena. Fiquei com pena do fã galanteador.


O fato é que é muito difícil saber o que faz uma mulher odiar determinado tipo de flor. Sabe-se lá o que lhe passa pela cabeça. Algumas são sensíveis ou alérgicas ao pólen. Neste sentido, o grande vilão é o lírio, que costuma espalhar esta substância por todos os lados. Para contornar este problema, existem variedades modificadas de lírio que não produzem anteras e, consequentemente, são isentas de pólen.

Lillium híbrido
Lillium híbrido

Portanto, ao se cogitar nos lírios tradicionais, do gênero Lillium, para presentear no Dia das Mães, é preciso fazer uma sondagem antes, quanto à sensibilidade da presenteada a estas substâncias. Ainda assim, eu acho o lírio laranja belíssimo. Esta é uma flor que apresenta a vantagem de vir plantada em vasos, de modo que sua durabilidade é muito maior. Novos botões florais continuam a desabrochar, ao longo dos dias, o que torna a experiência de receber este presente ainda mais prazerosa. O único porém é que nem sempre é possível fazer esta planta reflorescer, nos anos seguintes, aqui nos trópicos.

Alstroemeria híbrida
Alstroemeria híbrida

Um outro fator bastante delicado é quanto ao perfume que as flores exalam. O próprio lírio, por exemplo, exala uma fragrância bastante acentuada, que pode causar enjoos ou dores de cabeça nas mães mais sensíveis. Neste sentido, uma boa alternativa é a astromélia, nome popular dado às flores do gênero Alstroemeria. Esta flor lembra um lírio em miniatura. Não por acaso, é chamada de lírio dos incas. Trata-se de um presente ideal para o Dia das Mães, por apresentar uma grande variedade de cores, não possuir um perfume muito pronunciado e não soltar muito pólen. Além disso, a astromélia é uma flor menor, mais compacta, que dura bastante tempo, mesmo após ter sido cortada.


Como bem sabemos, as flores vêm sendo utilizadas em vários contextos, ao longo dos séculos, assumindo diferentes significados, de acordo com a cultura. Por este motivo, é sempre bom estar a par dos significados das flores, antes de escolher uma espécie para presentear. O crisântemo, por exemplo, embora seja considerada uma flor sagrada, no oriente, é frequentemente associada aos funerais, aqui no Brasil. Por este motivo, é uma flor bastante comercializada no Dia de Finados, além de sempre estar presente em coroas de flores. Todo cuidado é pouco, na hora de escolher flores para presentear.

Phalaenopsis híbrida
Phalaenopsis híbrida

Já as orquídeas estão sempre na lista das flores mais vendidas, na época do Dia das Mães. Aqui no blog, já publicamos um artigo com uma seleção de orquídeas para presentear as mães, nesta data especial. Ao contrário das flores de corte, estas plantas apresentam o diferencial de poderem reflorescer indefinidamente, ao longo dos anos, tornando-se a lembrança viva de um momento de carinho. As espécies e híbridos disponíveis tornam a escolha bastante difícil, mas o ideal é priorizar plantas resistentes, que apresentem florações de longa duração e que não necessitem de muita luz solar para florescerem, já que a maioria, hoje em dia, cultiva suas plantas dentro de casas e apartamentos. Uma orquídea ideal para ser presenteada, no Dia das Mães, é a Phalaenopsis, que cumpre todos estes requisitos com louvor.

Calandiva
Calandiva

Outra categoria de plantas que faz bastante sucesso junto às mães é a das suculentas. Também já publicamos uma lista com cactos e suculentas para o Dia das Mães. Apesar de associarmos estas plantas às tradicionais rosetas de folhas gorduchas, existem belíssimas flores produzidas por suculentas. É o caso das populares rosas do deserto, que fazem bastante sucesso entre os colecionadores. Também podemos citar a calandiva, uma suculenta do gênero Kalanchoe, que é bastante comercializada por ocasião do Dia das Mães, graças à grande profusão de flores que é capaz de produzir, nas mais diferentes cores. Trata-se de uma versão moderna das indefectíveis violetas, também muito apreciadas por mães e avós.


Por fim, uma sugestão que consiste em uma alternativa aos tradicionais bouquets de rosas vermelhas, comumente utilizadas para presentear as mães. Trata-se da begonia vermelha, planta híbrida que vem produzindo flores cada vez maiores, com um número crescente de pétalas, graças ao melhoramento genético, de modo que se tornam cada vez mais parecidas com mini rosas. É o que podemos observar na foto de abertura deste artigo, mais acima. De maneira geral, temos basicamente dois tipos de begônias disponíveis no mercado. Aquelas que são comercializadas devido à beleza de sua folhagem e aquelas que produzem flores exuberantes, como é o caso da begônia vermelha. Além de sua semelhança com rosas, esta planta possui o diferencial de vir plantada em vasos, com vários botões florais que poderão desabrochar na casa da mãe presenteada, ao longo de vários dias. Mais ainda, se bem cultivada, a planta poderá reflorescer, no ano seguinte, trazendo de volta a memória de um presente especial.

Claro que nada impede que presenteemos nossas mães com bouquets de rosas, margaridas, tulipas ou peônias. Neste artigo, selecionamos algumas alternativas que vêm em vasos, de modo que a presenteada possa curtir o prazer de cultivar seu presente, após o término das florações.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil