Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

O Significado das Flores


Tulipa
| Tulipa |

Há milhões de anos, as plantas apenas se multiplicavam de forma vegetativa, através da divisão de quaisquer células somáticas que as compusessem. Um pequeno segmento da planta era capaz de gerar um novo ser, geneticamente idêntico à sua progenitora. Ainda hoje, temos exemplos de plantas que se propagam desta maneira. Mas foi o surgimento das flores que possibilitou o estabelecimento da imensa variabilidade genética que encontramos hoje, graças à ação dos agentes polinizadores, que visitam estas estruturas e garantem a reprodução das plantas.

No entanto, ao longo da história da humanidade, as flores passaram a desempenhar papéis outros que o de simples órgãos reprodutores das plantas. A beleza, exotismo e diversidade das flores fizeram com que estas evoluídas estruturas vegetais se tornassem símbolos com os mais variados significados, em diferentes culturas. Reinos, impérios e países espalhados pelo globo terrestre adotaram diferentes flores como seus emblemas oficiais. Na Inglaterra da Era Vitoriana, os amantes enviavam flores no lugar de mensagens escritas, cada qual com um significado cifrado. Tratava-se da linguagem secreta das flores.


As tulipas vermelhas que abrem este artigo, por exemplo, costumam representar o amor perfeito. Elas pertencem à família Liliaceae, a mesma dos lírios. Embora esta seja uma flor frequentemente associada à cultura holandesa, ela é originária da Turquia. Esta belíssima flor foi introduzida na Europa por diplomatas que visitavam o Império Otomano, durante o século XVI. As tulipas se tornaram tão populares e cobiçadas no ocidente que chegaram a protagonizar a primeira crise financeira de que se tem notícia, a tulipomania.

Por terem se tornado um símbolo de status social e um artigo de luxo, principalmente nos Países Baixos, as tulipas passaram a ser comercializadas por valores exorbitantes, que subiram aceleradamente em um curto espaço de tempo. No século XVII, estas flores já eram negociadas na bolsa de valores, tamanho seu sucesso. Muitos venderam propriedades com o intuito de adquirir tulipas, entrando em um perigoso mercado especulativo. Quando os preços das tulipas voltaram à realidade, muitas pessoas faliram e estas flores ficaram conhecidas como protagonistas do primeiro estouro de uma bolha especulativa da história. Como podemos observar, nem sempre o significado das flores é envolto em sonho e magia.

Curiosamente, há uma também trágica lenda turca que explica o surgimento das tulipas. Segundo ela, o príncipe Farhad, ao saber que sua amada Shirin havia morrido, cavalgou até a beira de um penhasco e saltou. Cada gota de seu sangue transformou-se em uma bela tulipa escarlate, símbolo de um amor eterno.


Ainda dentro do contexto romântico do significado das flores, podemos citar o fato de a tulipa vermelha simbolizar o décimo primeiro aniversário de casamento. No entanto, quando o assunto é namoro, o aniversário dos primeiros sete anos de relacionamento é comemorado com bodas de tulipas.

Passando agora às orquídeas, as flores que deram origem a este blog, temos um universo repleto de simbolismos e significados, desde a Grécia Antiga. O filósofo Teofrasto, discípulo de Aristóteles, e considerado o pai da botânica, foi o primeiro a descrever uma orquídea, pertencente ao gênero Orchis. Esta palavra é uma latinização do grego órkhis, que significa testículos. Esta referência surgiu devido ao fato de esta orquídea terrestre apresentar dois bulbos arrendondados, cuja aparência lembra a do órgão reprodutor masculino. Novamente, neste caso, o significado das flores nem sempre tem relação com referências românticas ou glamourosas.

Orquídea
Orquídea

Mas o fato é que, graças a esta origem inusitada, as orquídeas estiveram, durante séculos, associadas à fertilidade e virilidade, na cultura grega. Acreditava-se, inclusive, que as flores das orquídeas tivessem propriedades afrodisíacas. Também existia a crença de que a ingestão de tubérculos de orquídeas terrestres por uma mulher grávida influenciava no gênero do bebê.

Já durante a Era Vitoriana, quando navios carregados de orquídeas chegavam de diferentes regiões tropicais do mundo, ornamentando as estufas dos colecionadores mais abastados, estas flores tornaram-se símbolos de exclusividade, luxo e riqueza. Neste período da história, as orquídeas eram caras e de difícil acesso. Apenas a nobreza europeia colecionava estas flores. Ainda hoje, com as modernas técnicas de propagação e a produção em larga escala das mais diferentes variedades de orquídeas, estas flores permanecem envoltas em uma aura de refinamento e exclusividade.


No Japão feudal, as orquídeas eram flores que simbolizavam bravura e coragem. Isso porque a espécie Neofinetia falcata, popularmente conhecida como orquídea do samurai, somente era encontrada em regiões montanhosas e de difícil acesso. Poucos guerreiros samurais aventuravam-se a viajar longas distâncias e enfrentar vários obstáculos para coletar esta orquídea rara. A façanha era tão valorizada que os exemplares obtidos eram exibidos em pequenas gaiolas douradas. Ainda hoje, podemos ver a orquídea do samurai neste tipo de adereço, em exposições no Japão.

Orquídea sapatinho
Orquídea sapatinho

Todo este histórico estabelece uma forte ligação das flores de orquídeas com o universo masculino. Devido a estes simbolismos, a orquídea se constitui em uma excelente opção de flor para se presentear homens, tarefa que nem sempre é das mais fáceis. Neste caso, o ideal é escolher orquídeas com flores em tons mais neutros ou terrosos, como branco, areia ou chocolate. Um clássico exemplo de orquídea cujas flores encontram-se nestas tonalidades é a orquídea sapatinho. Outra excelente escolha, nesta situação, são as exóticas e discretas orquídeas verdes.

Ainda no âmbito do significado das flores em relacionamentos, costuma-se dizer que a orquídea pink é a flor que simboliza o décimo quarto aniversário de casamento. Segundo a linguagem secreta das flores, a orquídea está associada ao amor, beleza e fertilidade. Neste contexto, as raras orquídeas vermelhas em nada deixam a desejar em relação às clássicas tulipas e rosas vermelhas, quando se trata de significados e simbolismos de natureza romântica.

Historicamente, as flores de orquídeas ocupam lugares de destaque nas culturas de diferentes países. A orquídea é a flor símbolo da cidade de Shaoxing, na China. Esta também é a flor nacional da Venezuela, representada pela orquídea Cattleya mossiae, e da Colômbia, onde ocorre a Cattleya trianae. Várias outras espécies de orquídeas são consideradas emblemas nacionais em diferentes países do mundo. No Brasil, a Cattleya labiata é conhecida como rainha do nordeste. A Cattleya walkeriana também é chamada por muitos de rainha das orquídeas.

Orquídea Cattleya labiata
Orquídea Cattleya labiata

No entanto, quando se trata de dar significados às flores, é muito difícil competir com as rosas, que ainda hoje são as flores mais vendidas no Brasil. Os maiores produtores encontram-se na cidade de Holambra.

Dentre todas as cores de rosas produzidas, a vermelha é a que ainda mais se destaca, sendo a cor preferida para se presentear nas datas comemorativas, tais como dia dos namorados e dia das mães. Além de serem símbolos clássicos dos relacionamentos amorosos, as rosas vermelhas também podem significar coragem, respeito e poder.

Segundo a linguagem secreta das flores, não somente a cor, mas também o número de flores em um bouquet transmitem mensagens diferentes e cifradas. Por exemplo, uma rosa vermelha é sinônimo de amor. No entanto, dar uma dúzia de rosas vermelhas expressa gratidão. Já cinquenta rosas vermelhas em um único bouquet significam amor incondicional. Por fim, o significado de duas rosas vermelhas juntas é compromisso.

Rosa
Rosa

Em segundo lugar, na preferência do público consumidor, está a rosa branca. Como já era de se imaginar, esta flor significa pureza e inocência. Mas há outros significados para esta flor. Diz a lenda que a rosa branca foi a primeira a surgir. A partir dela, surgiu a rosa vermelha, tingida pelo sangue de Afrodite, que se feriu com um espinho. A rosa pink surgiu devido ao enrubescimento de uma rosa branca, causado por um beijo.

No exterior, a rosa branca é conhecida como bridal rose, por ser uma flor tradicionalmente utilizada em cerimônias de casamento. O mesmo ocorre aqui no Brasil, onde a presença da rosa branca em bouquets de noivas e na decoração de casamentos ainda é bastante marcante. Neste sentido, além da pureza, a rosa branca costuma transmitir a mensagem de novos começos, razão pela qual sua simbologia está associada ao casamento. Há quem utilize a rosa como símbolo do décimo quinto aniversário de casamento.


Na Inglaterra do século XIV, a rosa branca era o símbolo do Duque de York, ao passo que a rosa vermelha representava a casa rival de Lancaster. Neste contexto, o significado das flores é bélico, uma vez que elas ficaram conhecidas como a marca registrada da Guerra das Rosas, War of Roses.

Parentes das tulipas, os lírios, obviamente pertencentes à família Liliaceae, também estão entre as flores mais comercializadas no Brasil. São eles os protagonistas do clássico versículo bíblico, 'Olhai para os lírios do campo', constituindo-se em flores cujos simbolismos acompanham a humanidade há milênios.

Lírio
Lírio

Arqueólogos encontraram representações destas flores em afrescos datados de duzentos anos antes de Cristo, na ilha grega de Creta. Para muitos cristãos, especialmente católicos, o lírio simboliza pureza. Várias obras de arte religiosa, desde a Idade Média, apresentam composições com estas flores, em murais e vitrais. O clássico símbolo fleur-de-lis, ou flor de lis, adotado pela monarquia francesa, nada mais é do que a representação estilizada de um lírio.

Dentre os significados das flores mais comumente atribuídos aos lírios, estão a castidade e a virtude. O lírio também é considerado a flor símbolo do trigésimo aniversário de casamento.

Apesar da semelhança dos nomes, o lírio não possui parentesco com o lírio da paz. O espatifilo, também conhecido como bandeira branca, é um representante da família Araceae. Ele também não é parente da Alstroemeria, também conhecida como astromélia, popularmente chamada de lírio dos incas.

Também bastante popular e no rol das flores mais vendidas no Brasil, a astromélia costuma simbolizar a amizade e as relações duradouras. Não por acaso, trata-se de uma das flores de corte com maior duração. À Alstroemeria também costumam ser atribuídos os significados de devoção e felicidade plena.

Outra flor de muitos significados e repleta de simbolismos é a sakura, palavra japonesa usada para designar a flor da cerejeira.

Flor de cerejeira
Flor de cerejeira

Juntamente com o crisântemo, a flor de cerejeira é uma das flores nacionais do Japão. Sua beleza é tão reverenciada que existem festivais dedicados somente à admiração da sakura, não somente em território japonês, mas também em diversas partes do mundo para onde se dirigiram os imigrantes deste país.

Devido ao fato de a sakura durar apenas alguns dias, esta flor costuma simbolizar a efemeridade da vida, na cultura japonesa. A flor de cerejeira também foi utilizada como símbolo em um episódio triste da história do Japão, quando os kamikazes a adotaram como emblema, durante a Segunda Guerra Mundial.


No entanto, no âmbito mais onírico que costuma envolver o significado das flores, a sakura frequentemente simboliza as nuvens, dada à aparência de suas maciças florações brancas ou rosadas. Lembram, de fato, grandes flocos de algodão doce nas copas das árvores.

Outra planta extremamente popular na decoração de interiores é a flor da fortuna, nome popular dado à Kalanchoe blossfeldiana. Trata-se de uma suculenta do diversificado gênero Kalanchoe, cujas fartas florações fazem sucesso junto ao público consumidor, graças à sua grande variedade de formas e cores. Apesar do nome, a flor da fortuna não está necessariamente associada ao dinheiro. Presentear com esta flor não significa que o beneficiário se tornará rico. A simbologia por trás da flor da fortuna está mais associada aos votos de boa sorte e felicidade à pessoa presenteada.

Flor da fortuna
Flor da fortuna

Evidentemente, a lista dos significados das flores é muito mais extensa, quase infinita. Para não tornar este artigo um alfarrábio de simbolismos, muitas vezes repetitivos, vou encerrar por aqui, com os exemplos já citados, que dão uma boa amostra do papel das flores na arte e na cultura humana, ao longo dos séculos, através de diferentes referências e significados. Além, é claro, do seu inestimável papel no meio ambiente e na perpetuação das mais diferentes espécies do reino vegetal.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil