Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídeas para o Dia das Mães


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
| Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella' |

Dependendo da data em que você estiver lendo este post, poderá achar que ele está adiantado demais, em cima da hora ou muito atrasado. Ainda assim, vale a pena ficar por dentro de algumas sugestões de gêneros, espécies e híbridos de orquídeas para presentear no Dia das Mães. Como eu gosto de planejar tudo com antecedência, costumo deixar guardadas estas inspirações em pastas do Pinterest. Ao seguir o perfil das Orquídeas no Apê, nesta plataforma, você poderá garimpar ideias de orquídeas e outras plantas para ocasiões especiais. Trata-se de um índice ilustrado para todos os artigos do blog.

Esta seleção de orquídeas para o Dia das Mães, por exemplo, também poderá servir como inspiração para presentear pessoas queridas em outras datas comemorativas, tais como o Dia Internacional das Mulheres, Valentine's Day ou Dia dos Namorados. São sugestões práticas, de plantas de pequeno porte, que requerem baixa manutenção e podem se adaptar ao cultivo dentro de casas e apartamentos.


Houve uma época em que mães e avós eram conhecidas por suas frondosas samambaias, seus quintais e jardins repletos de árvores frutíferas, hortas e muitas flores. Infelizmente, estes tempos áureos estão se desvanecendo em nossas memórias. Hoje em dia, na maioria dos centros urbanos, espaço é um artigo de luxo. Além disso, as mulheres trabalham, dentro e fora de casa, cumprindo múltiplas funções, e acabam sem tempo para cuidar de plantas.

Neste contexto, selecionei orquídeas que não requerem muitos cuidados, cabem em qualquer lugar e permanecem floridas por bastante tempo. Esta é a principal vantagem de se presentear as mães com orquídeas, em relação às flores de corte. Estas últimas, infelizmente, duram poucos dias. Já as orquídeas, dependendo do gênero, podem ficar floridas por meses. Além disso, quando bem cuidadas, podem reflorescer ao longo dos anos, trazendo à lembrança o carinho de um presente especial.

Para fugir do lugar comum, das orquídeas que sempre encontramos nas floriculturas, especialmente no período que antecede o Dia das Mães, a primeira sugestão fica por conta dos diferentes híbridos de mini Cattleya, tal como o exemplar exibido na foto de abertura deste artigo. As miniaturas de orquídeas do gênero Cattleya são frutos de um trabalho de melhoramento genético e sucessivos cruzamentos, entre diferentes espécies, de modo a se obter indivíduos de porte compacto, resistentes, de fácil cultivo e que se adaptam a ambientes internos, requisitos fundamentais para o mercado consumidor atual.

Orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Existe uma grande variedade de orquídeas que se encaixam neste perfil, geralmente indivíduos híbridos, que podem apresentar uma grande multitude de cores, padrões e formatos. Via de regra, tratam-se de cruzamentos envolvendo orquídeas de pequeno porte, não necessariamente do gênero Cattleya, mas que pertencem à mesma aliança, tais como Sophronitis e Laelia. Por esta razão, é comum que as mini Cattleyas tenham nomes compridos, tais como Sophrolaeliocattleya, Sophrocattleya ou Sophrolaelia.

Orquídea Sophrocattleya Batemaniana
Sophrocattleya Batemaniana

Infelizmente, nem sempre é fácil encontrar estas mini orquídeas em floriculturas ou garden centers. O ideal é adquirir estes exemplares em orquidários especializados, seja através da internet, tomando-se os devidos cuidados, ou presencialmente, nas diversas feiras e exposições de orquídeas que ocorrem ao longo do ano. É possível aproveitar os eventos que ocorrem no começo do outono, geralmente em março, para adquirir orquídeas especiais e presenteá-las em maio, no Dia das Mães. Nem sempre é possível dar a orquídea florida, mas as mães são ninjas quando se trata de fazer uma planta florescer.


E por falar em miniaturas, outra orquídea de pequeno porte, e que faz bastante sucesso junto ao público consumidor, é a mini Phalaenopsis. Elas são mais facilmente encontradas, estão por toda parte. Hoje em dia, é possível encontrar réplicas perfeitas das grandes orquídeas do gênero Phalaenopsis que estamos acostumados a ver em feiras, floriculturas e até supermercados. Estas versões miniaturizadas são um charme, cabem em qualquer lugar, florescem abundantemente, mesmo dentro de casas e apartamentos, além de permanecerem floridas por longos meses. São mini orquídeas delicadas e ideais para serem presenteadas no Dia das Mães.

Orquídea Phalaenopsis híbrida
Phalaenopsis híbrida

Em relação às mini Cattleyas, as mini Phalaenopsis apresentam a vantagem de requererem uma menor luminosidade para florescerem, principalmente em ambientes internos. Elas vão bem em qualquer ambiente próximo a uma janela bem iluminada, ainda que receba apenas luz difusa, indireta. Aliás, esta é uma orquídea cujas folhas se queimam com bastante facilidade, caso sejam expostas ao sol pleno.

Orquídea Phalaenopsis híbrida
Phalaenopsis híbrida

São tantas as variedades de mini Phalaenopsis disponíveis, em tantas cores e padrões diferentes, que se torna irresistível colecioná-las. Neste sentido, vale a pena presentear com uma orquídea diferente a cada ano, sempre no Dia das Mães, de modo que a coleção vá ficando cada vez maior, mais florida e mais diversificada.


Outra orquídea que é perfeita para se presentear no Dia das Mães, por florescer todos os anos nesta mesma época, é a famosa orquídea sapatinho. Ainda que o exemplar mais comum e conhecido seja o híbrido Paphiopedilum Leeanum, existem várias outras espécies e híbridos, em diferentes formas e colorações, que dão um espetáculo quando floridos.

Orquídea Paphiopedilum Leeanum
Paphiopedilum Leeanum

A orquídea sapatinho marrom é facilmente encontrada em feiras, floriculturas e garden centers. As outras cores são um pouco mais difíceis de serem vistas no mercado, mas estão se tornando mais populares, a cada dia. Novamente, neste caso, o mais tranquilo é adquirir os exemplares durante as exposições de orquídeas, diretamente do produtor.

Orquídea Paphiopedilum maudiae
Paphiopedilum maudiae

Geralmente, estas orquídeas com formato de tamanco holandês florescem durante os meses de outono, sendo bastante provável que se encontrem exemplares floridos, no mercado, por ocasião do Dia das Mães. Além disso, este será um presente especial, que continuará a florescer todos os anos, ao redor desta data comemorativa.


Por fim, deixo a sugestão de uma orquídea perfumada, também de fácil cultivo, bastante resistente e que pode florescer dentro de casas e apartamentos. Trata-se de famosa orquídea chocolate, que faz a alegria de mães e avós, graças ao seu aroma adocicado, que lembra bastante o chocolate branco ou baunilha.

Orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'
Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'

Não se deixe intimidar pelo comprido nome científico desta orquídea, Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'. Por ser uma planta híbrida, ela foi assim batizada pela pessoa que estabeleceu o cruzamento em questão. Mas basta entrar em qualquer floricultura, feira ou supermercado e procurar pela orquídea chocolate que seu pedido será prontamente compreendido e atendido. O perfume desta orquídea é capaz de dominar um ambiente com facilidade, sempre fazendo sucesso e causando espanto em quem ainda não conhece esta característica olfativa peculiar.

Evidentemente, em uma família botânica que conta com milhares de espécies e híbridos, existem muitas outras opções para se presentear com orquídeas no Dia das Mães. Esta é uma pequena seleção de plantas fáceis de serem cultivadas, que vão bem dentro de casas e apartamentos, requerendo menos luminosidade para que suas florações ocorram. Além disso, são plantas encantadoras, cada qual com sua particularidade.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil