Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Cactos e Suculentas para o Dia das Mães


Suculenta Pachyphytum compactum
| Pachyphytum compactum |

É quase um lugar comum que nós nos lembremos das flores, quando se trata de presentear nossas queridas no Dia das Mães. No entanto, infelizmente, as tradicionais flores de corte são extremamente efêmeras, durando poucos dias, mesmo quando cuidadas com carinho. Cactos e suculentas, por outro lado, são excelentes alternativas porque vêm plantados em vasos, bacias ou terrários, podendo durar vários anos. Caso você ache esta ideia interessante, deixo o convite para ler este artigo e salvá-lo em uma pasta do Pinterest. Basta seguir o perfil das Orquídeas no Apê e ter acesso a um índice visual com todas as matérias do blog. Anteriormente, já publicamos sugestões de orquídeas para esta data.

Sendo assim, mesmo que você esteja lendo este post em uma época totalmente diferente da do Dia das Mães, poderá consultar as sugestões de cactos e suculentas para dar um presente especial, quando a ocasião chegar. O mesmo vale para presentear em qualquer outra data comemorativa, como o Dia Internacional da Mulher, Valentine's Day ou Dia dos Namorados.


Começamos com uma planta suculenta cujo nome popular faz alusão ao objeto que, segundo alguns, é o melhor amigo das mulheres. A espécie botânica Pachyphytum compactum, cuja foto abre este artigo, tem as folhas suculentas lapidadas, como se fossem pedras preciosas. Por esta razão, é conhecida como planta diamante ou suculenta diamante. Trata-se de uma espécie belíssima, com uma delicada coloração azulada, de aparência fosca, graças à cobertura de pruína, uma substância cerosa que recobre a superfície das folhas, ajudando-as a diminuir a perda de água.

Ainda no contexto da joalheria, não poderíamos deixar de citar a suculenta colar de pérolas, cujo nome científico é Senecio rowleyanus. Não há nada mais charmoso do que presentear as mães com uma planta que carregue um apelido tão sugestivo. Como se não bastasse, a suculenta é linda, delicada e de aparência exótica. Devido às suas folhas em forma de pequenas contas, esta espécie também é conhecida como rosário.

Suculenta Senecio rowleyanus
Senecio rowleyanus

Com o tempo, a planta vai enchendo o vaso e lançando seus ramos por todos os lados, tornando-se pendente. Alguns consideram esta planta de difícil cultivo, mas eu reparo que ela é apenas geniosa. Ao menor sinal de excesso de umidade, a suculenta colar de pérolas começa a perder suas folhas, que apodrecem devido à ação de fungos e bactérias.


Outra ótima ideia de suculenta para presentear no Dia das Mães, também com nome de joia, mas de cultivo muito mais fácil, é o colar de rubi, Othonna capensis.

Suculenta Othonna capensis
Othonna capensis

O pequeno porém, em relação a esta suculenta, é que de rubi ela tem muito pouco. Este apelido faz alusão à coloração do caule da planta, que assume uma coloração avermelhada, mais para o magenta, quando submetida a uma boa luminosidade. O meu exemplar fica com esta coloração, mesmo sendo cultivado dentro do quarto, sem ser exposto ao sol pleno. Trata-se de um ótimo exemplo de suculenta de sombra.

Fugindo um pouco das preciosidades, mas ainda no universo dos colares, temos a delicada e curiosa suculenta colar de golfinhos, apelido da espécie botânica Senecio peregrinus. Como é fácil de se perceber, ela pertence ao mesmo gênero da suculenta colar de pérolas. Também apresenta o mesmo porte pendente, com a diferença de que seus ramos são adornados por folhas suculentas em forma de golfinhos saltitantes. Novidade no mercado, até há pouco tempo, hoje já é possível encontrar esta planta com uma certa facilidade, ao menos nas lojas de jardinagem e garden centers que costumo frequentar. Esta é uma suculenta que tem tudo para fazer a alegria de muitas presenteadas, no Dia das Mães. Não tem como errar.

Suculenta Senecio peregrinus
Senecio peregrinus

Outra suculenta que eu acho bastante apropriada para dar de presente, seja no Dia das Mães ou no Dia dos Namorados, é a planta que conhecemos popularmente como corações emaranhados. Também se trata de uma suculenta pendente, com o diferencial que os ramos trazem pares de corações, como delicados pingentes em um colar.


Esta espécie chama-se Ceropegia woddii e faz bastante sucesso no exterior, onde é conhecida como string of hearts. O caule desta suculenta pode ficar bastante comprido, chegando ao chão, quando a planta é cultivada em vasos suspensos. Não consigo imaginar uma suculenta mais simbólica e apropriada para se dar de presente no Dia das Mães, já que se trata de um colar infinito de corações.

Suculenta Ceropegia woddii
Ceropegia woddii

Passaremos, agora, a algumas sugestões de cactos para dar de presente nesta data especial. Pode soar estranho dar uma planta cheia de espinhos a uma mãe, mas a verdade é que esta família botânica está repleta de representantes bastante ornamentais, de fácil cultivo, que requerem baixíssima manutenção e possuem apelidos lúdicos e carinhosos.

É o caso do cacto popularmente conhecido como castelo de fada. Além de não ter espinhos muito agressivos, esta cactácea é belíssima. Seu porte é compacto e sua aparência bastante delicada. Lembra aquelas construções típicas dos contos de fadas, com inúmeras torres laterais. O nome científico deste cacto peculiar é Acanthocereus tetragonus.

Cacto Acanthocereus tetragonus
Acanthocereus tetragonus

Ainda que o cacto castelo de fada possa ser cultivado sob sol pleno, em jardins de inspiração desértica, ele vive perfeitamente dentro de casas e apartamentos, sendo ideal para presentear aquelas mães que não dispõem de quintais e jardins para cultivar suas plantas. O meu exemplar vive dentro do quarto, próximo a uma janela face oeste, pegando apenas algumas horas do sol da tarde. Desde que o comprei, já se desenvolveu bastante, quase dobrando de tamanho.


Outro cacto bastante querido pelos colecionadores, que pode ser encontrado em várias cores, é conhecido como orelha de Mickey ou orelha de coelho. Trata-se da espécie botânica Opuntia microdasys, que apresenta variedades com aspectos levemente diferentes.

Cacto Opuntia microdasys
Opuntia microdasys

Esta é outra opção de presente que vai deixar as mães encantadas. Somente é importante alertá-las para o fato de que, apesar da aparência fofa, este cacto possui minúsculos espinhos que penetram na pele e causam bastante coceira e irritação. Não é nada grave, mas o incômodo é grande. Também convém deixar este presente fora do alcance de crianças pequenas e animais de estimação.

Ainda na família Cactaceae, não poderíamos deixar de citar a famosa flor de maio, Schlumbergera truncata, que, como o nome já indica, sempre estará florida nas proximidades do Dia das Mães. Ainda que muitos não saibam, esta espécie é uma representante dos chamados cactos epífitos, que vivem sobre os troncos das árvores. Não possuem espinhos e não toleram o sol direto, muito forte. Por esta razão, a flor de maio é ideal para ser mantida dentro de casas e apartamentos, em ambientes mais sombreados, desde que receba a luminosidade difusa vida de uma janela.

Cacto Schlumbergera truncata
Schlumbergera truncata

Claro que as opções de cactos e suculentas para presentear no Dia das Mães são inúmeras, quase infinitas. Na presente seleção, procurei mencionar espécies com nomes sugestivos, de fácil cultivo e que podem ser mantidas em interiores, sendo recomendadas para aquelas mães que cultivam suas plantas dentro de casas e apartamentos. São presentes que carregam diversos simbolismos, através de seus apelidos e formas, tornando-se lembranças memoráveis, que irão durar muito mais do que um simples bouquet de rosas.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil