Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídea Potinara Burana Beauty


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
| Potinara Burana Beauty 'Burana' |

Devo confessar que tenho uma queda por orquídeas híbridas, muito embora elas sejam menos valorizadas pelos colecionadores mais puristas, que se dedicam às espécies. Frequentemente, estas plantas miscigenadas apresentam flores grandes e vistosas, sendo apelidadas de repolhudas. No entanto, o gênero Potinara costuma apresentar indivíduos mais compactos, com belas e generosas florações. No artigo de hoje, destacamos uma exuberante orquídea amarela, Potinara Burana Beauty 'Burana'.

O gênero Potinara é composto por híbridos complexos, chamados de intergenéricos, resultantes do cruzamento entre orquídeas de quatro diferentes gêneros botânicos: Brassavola, Laelia, Cattleya e Sophronitis. O diferencial, em relação às grandes, vistosas e repolhudas representantes do gênero Brassolaeliocattleya (Blc.), é a adição de Sophronitis à mistura. Como resultado, temos plantas mais compactas, uma vez que a presença de espécies de Sophronitis é a marca registrada das mini orquídeas, particularmente as chamadas mini-catts, apelido carinhoso dado às mini Cattleyas.


A orquídea Potinara, em destaque na foto de abertura deste artigo, foi criada muito recentemente, levando-se em conta o fato de existirem híbridos registrados ainda no século XIX. Trata-se da Potinara Burana Beauty 'Burana', orquídea catalogada em 1996, pelo cultivador tailandês Phongthom Buranaraktham. Resultado do cruzamento entre a Potinara Netrasiri Starbright e a Cattleya Netrasiri Beauty, esta orquídea logo tornou-se mundialmente conhecida, tendo sido premiada pela American Orchid Society, já no ano seguinte ao seu registro.

Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

O nome é um pouco confuso e vale uma explicação. Potinara é o nome do gênero, como já vimos anteriormente. De acordo com as normas de taxonomia, ele é grafado em itálico, por ser derivado do latim. Burana Beauty é o nome deste cruzamento em particular, que foi inventado pelo criador do híbrido. O termo entre aspas, 'Burana', refere-se a um clone específico, que foi selecionado entre os milhares de descendentes desta hibridação, sendo multiplicado comercialmente através da propagação de meristema. Portanto, todas as orquídeas Potinara Burana Beauty 'Burana' são geneticamente idênticas.

Muitos acham que eu estou gagá e fico repetindo o Burana aleatoriamente.

Trata-se de uma orquídea compacta, de pseudobulbos baixos e bem organizados verticalmente. A floração costuma ser generosa, composta por 2 a 5 flores em uma mesma haste. O perfume é suave e delicado, possuindo um toque cítrico. O colorido da orquídea Potinara Burana Beauty é um capítulo à parte, parece que apenas as flores têm a receita do segredo de combinar harmoniosamente cores como o vermelho e o amarelo. O pincelado vermelho em cada uma das pétalas, sépalas e labelo parece ter sido feito à mão, cada um apresentando detalhes únicos.


Como sabemos, o labelo nada mais é do que uma pétala modificada. Na maioria das orquídeas, ele é mais colorido e chamativo, tendo a função de atrair os agentes polinizadores. No entanto, no caso da orquídea Potinara Burana Beauty, as pétalas imitam o desenho do labelo, ficando todos iguais. Esta é uma característica das orquídeas pelóricas, também chamadas de trilabelo. No caso desta orquídea Potinara, o fenômeno é resultado dos processos de hibridação e propagação através de meristemas. Há, no entanto, casos de espécies que adquirem esta mutação de forma espontânea, sendo bastante valorizadas pelos colecionadores.

Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

O cultivo da Potinara Burana Beauty 'Burana' é bastante tranquilo. Devido à sua natureza miscigenada, ela é mais resistente e se desenvolve de forma mais vigorosa. No entanto, como possui o gênero Sophronitis em sua ascendência, costuma requerer níveis apropriados de umidade relativa do ar, que, idealmente, devem ficar sempre acima de 60%. O uso de umidificadores de ambiente ajudam neste quesito. Alternativamente, pode-se recorrer a bandejas umidificadoras, que são simplesmente recipientes rasos e largos contendo areia, pedrisco ou argila expandida no fundo. Uma lâmina de água fica constantemente fornecendo umidade à planta, sem que efetivamente mantenha contato com as raízes ou o fundo do vaso, que é posicionado acima desta bandeja.


Eu cultivo meu exemplar em vaso de plástico, que retém mais a umidade em relação aos vasos de barro, preenchido com musgo sphagnum, substrato conhecido por também reter grandes quantidades de água. Aqui no apartamento, esta combinação é necessária porque o ambiente é muito seco, e venta bastante. Em locais de cultivo com mais umidade no ambiente, pode-se recorrer a substratos próprios para o cultivo de orquídeas epífitas, como é o caso da Potinara Burana Beauty, geralmente compostos por casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. Há quem cultive este tipo de orquídea em brita pura, ou em casca de macadâmia. As opções são quase infinitas, cada cultivador escolhe o material que melhor atende às suas necessidades e hábitos de rega.

Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Embora a Potinara Burana Beauty goste de bastante umidade, ela não tolera as raízes encharcadas. Por isso, as regas somente devem ser efetuadas quando o substrato estiver bem seco. O vaso deve ter uma camada de drenagem, no fundo, que pode ser feita com cacos de telha, brita ou argila expandida. É sempre recomendável evitar o uso do pratinho sob o vaso, que pode acumular a água das regas e favorecer o apodrecimento das raízes.

A luminosidade para o cultivo desta orquídea deve ser intensa, porém sem sol direto. O ideal é que os raios solares sejam filtrados por uma tela de sombreamento, capaz de filtrar 50% da luz incidente. Se a Potinara Burana Beauty for cultivada em um local muito sombreado, pode ser que ela se desenvolva satisfatoriamente, mas muito provavelmente não irá florescer.


Outro fator crucial para que a Potinara Burana Beauty 'Burana' produza suas esfuziantes flores em amarelo e vermelho é a adubação. Eu costumo alternar fórmulas para manutenção (NPK equilibrado) e floração (mais fósforo), semanalmente. Aqui no apartamento, evito adubos orgânicos por causa do odor e dos insetos.

É a primeira vez que esta orquídea floresce aqui no apartamento. Foi comprada há vários anos, como uma pequena muda. Apesar desta floração ter ocorrido no verão, a literatura indica que ela pode acontecer duas vezes por ano, no outono e na primavera. As flores possuem uma textura firme, são bastante resistentes e duram cerca de três semanas. Esta é mais uma boa pedida para os que cultivam em pequenos espaços e gostam de ter a casa ou apartamento sempre floridos e perfumados.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil