Uma orquídea, vários presentes


Espata da orquídea Cattleya bicolor
Cattleya bicolor

Há alguns dias, estava eu borrifando tranquilamente as orquídeas, quando deparo-me com algo diferente na base da espata desta Cattleya bicolor. Botões florais a caminho! Por mais que já tenha presenciado e relatado situações como esta, não deixo de me emocionar com a magia destes momentos especiais. O surgimento desta pequena verruga foi a coroação de uma série de gratas surpresas que marcaram a trajetória desta orquídea até as minhas mãos.

Tudo começou quando, em novembro do ano passado, tive o prazer de participar da Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, a convite da sua presidente, Leili Odete Campos Izumida, com uma série de fotos das Orquídeas no Apê. Graças a este evento, fui gentilmente convidado a participar da festa de final de ano da SBO, em dezembro. Fiquei muito feliz e honrado com o convite, já que não faço parte da sociedade.

Após um excelente churrasco, ótima conversa e deliciosas sobremesas, houve uma sessão de sorteios e distribuição de brindes. Confesso que fiquei impressionado com a qualidade das plantas e insumos sorteados. O que eu não poderia imaginar é que eu fosse sair deste agradável encontro com uma orquídea na mão. Na volta, mal cabia em mim de alegria, carregando com todo o cuidado um pequeno vaso ostentando um pseudobulbo fino e comprido, com duas folhas na ponta. Os que me viam na rua não poderiam imaginar a preciosidade do presente.

Ao chegar em casa, acomodei a orquídea com todo o cuidado na varanda. Apesar de já portar uma pequena espata, imaginei que demoraria a florescer, dado o meu histórico de longas esperas por florações. Pois, para minha surpresa, estava enganado. Esta é uma espécie que vai abrilhantar meu orquidário, de modo geral populado por híbridos. A todos da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, meu muito obrigado pela carinhosa recepção e pela belíssima orquídea.

22 comentários:

  1. Que delícia o despontar de botões,mesmo quando eles se escondem para,de repente,nos surpreender!....que venha ao mundo uma bela orquídea!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! De fato, este é sempre um momento especial! Mal vejo a hora de conhecer estas flores. Muito obrigado pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sergio, td bem?? Vc tem mãos tão boas para orquídeas que as meninas mal chegam por aí e já começam a te presentear...Já estou curiosa para vê-la! um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais, tudo bem? Por aqui, tudo ótimo, obrigado! Imagine, bondade sua! Também estou curiosíssimo, espero que corra tudo bem até as flores. Muito obrigado pelo interesse, que ótimo receber sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ei, Sérgio. Realmente o aparecimento de um botão floral é motivo de pulos de alegria, de imensa curiosidade, de muita satisfação... Acho que nós, apaixonados por essas plantas, somos meio bobos e somente quem as ama como nós é que irão entender tanta felicidade pelo surgimento de uma raiz nova, de um broto, de uma espátula! Que esta mocinha lhe traga muitas flores, muitos aromas (se for o caso) e muitas alegrias. Parabéns querido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana! É verdade, qualquer novidade, por menor que seja, enche-nos de alegria e esperança. Tomara que venham belas flores, já estou aguardando ansiosamente. Que ótimo vê-la por aqui, muito obrigado pelo comentário e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Linda sorpresa te dio la bella orquidea, saludos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris, é verdade! Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Que alegria hein! Ela está soltando botões e só tem um pseudobulbo?

    Como sou iniciante ainda no cultivo de orquídeas, a maioria das minhas são pequenas mudas, só duas são maiores, então nada floriu ainda... É muito difícil aguentar a ansiedade...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neemias! Pois é, daí a minha surpresa e satisfação. A planta é bem novinha. Torço para que suas orquídeas floresçam lindamente em breve, boa sorte! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Agora a emoção de esperar Sergio. Se sempre o tempo nos torna muito longa até florescem. Estamos ansiosos para as fotos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Pois é, acho que será um longo caminho até vermos as flores! Mas sempre vale a pena esperar. Muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Realmente, a presença de uma espata "recheada" é um presente ímpar! Uma recompensa pelos cuidados, pelo carinho, pela espera, pela atenção que a planta recebe. E nos brinda assim, com o que ela tem de melhor e mais bonito. Com certeza ela é agradecida a ti! Um prêmio... Um presente. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Pois é, confesso que não esperava por flores tão cedo. Agora o difícil é esperar até o término do processo, sempre fico bem ansioso. Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Yo no dejo de asombrarme Sergio, por la variedad de orquídeas y sus tamaños.
    Es espectacular y se nota la emoción que produce ver crecer la planta al leerte, porque tus palabras lo trasmiten perfectamente.
    Un entrada preciosa!

    Que tengas un hermoso fin de semana!
    Abrazos.
    http://sombriabelleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Pois é, a variedade de cores e formas parece infinita. Esta é muito bonita, espero poder mostrá-la em breve. Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Parabéns; acho que ser presenteado com orquídeas é uma das mais incríveis sensações...sei disso: já ganhei uns tantos preciosos presentes!
    Aguardo essa preciosidade chegar à plenitude das flores!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! É verdade, concordo com você! Também aguardo ansioso pela abertura destas flores, prometo mantê-lo informado! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Bela espata, vamos aguardar e acompanhar, ganhar orquídea é muito bom.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, que ótimo, muito obrigado pelo interesse! Prometo postar novidades, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Oi Sergio! Já cultivo orquídeas há muito tempo, mas por várias vezes acontece da planta me premiar com espatas, mas elas secarem e não brotar qualquer flor. Sniff….

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisela, que pena! De fato, isto acontece, às vezes. Os motivos são muitos. Pode ser que a planta não esteja madura para florescer, ou que tenha sofrido algum stress (como corte ou replante) no ano anterior. Aqui também enfrento este problema, frequentemente.

      Mas muito obrigado pela visita e pelo comentário! Desejo sorte com as suas espatas, que floresçam sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir