Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Cacto Orquídea - Epiphyllum oxypetalum


Cacto Epiphyllum oxypetalum
| Epiphyllum oxypetalum |

Sendo este um blog que aborda, majoritariamente, assuntos relacionados a orquídeas, suculentas e cactos, ele não poderia deixar de destacar a planta popularmente conhecida como cacto orquídea. Embora este apelido possa causar alguma confusão, as inúmeras espécies e híbridos do gênero Epiphyllum pertencem à família botânica Cactaceae, e não Orchidaceae. Ao contrário dos seus parentes que torram sob sol pleno, em regiões áridas e de solo arenoso, o cacto orquídea gosta de sombra e água fresca. Seu nome popular deve-se ao fato de o Epiphyllum oxypetalum, assim como as orquídeas, apresentar um hábito epífito de vida, vegetando sobre os troncos das árvores.

O cacto orquídea também pode, eventualmente, ser chamado de cacto dama da noite, devido ao fato de sua floração ser noturna. No entanto, dama da noite é um apelido mais comumente utilizado para designar uma outra planta, da espécie Cestrum nocturnum, que exala um perfume bem marcante.


Já a espécie botânica mais comumente associada aos termos cacto orquídea ou cacto dama da noite é o Epiphyllum oxypetalum. Trata-se do representante mais comumente encontrado nas coleções, sendo bastante frequente nos quintais e jardins brasileiros. Há, no entanto, uma série de outros híbridos do gênero Epiphyllum capazes de produzir flores em diferentes outras cores, além da branca. Uma variedade bastante comum é a vermelha, híbrido pertencente ao gênero Disocactus, equivocadamente chamado de Epiphyllum ackermannii ou Disocactus ackermannii.

O clássico cacto orquídea vermelho, frequentemente encontrado nas coleções, é um híbrido entre as espécies botânicas Disocactus phyllanthoides e Disocactus speciosus

Além destas duas cores clássicas, branca e vermelha, existem cactos orquídea em diferentes outras tonalidades, como amarelo, salmon e pink, graças à intensa hibridização entre várias espécies pertencentes aos gêneros Epiphyllum e Disocactus. No exterior, o cacto orquídea também é conhecido como orchid cactus. É interessante notar que, em países de língua inglesa, eles utilizam a forma correta do plural em latim. Neste caso, o plural de cactus é cacti, da mesma forma que o plural de campus é campi. Sendo assim, o plural de cacto orquídea, em inglês, é orchid cacti.

Aqui no blog, já apresentamos várias cactáceas típicas, tais como as opúncias, Opuntia monacantha, Opuntia subulata e Opuntia microdasys, popularmente conhecida como cacto orelha de Mickey ou orelha de coelho. Outro cacto icônico, de aparência lúdica, é o Acanthocereus tetragonus, cujo apelido mais famoso é cacto castelo de fada. Bastante conhecidas também são as mamilárias. Por aqui, já passaram a Mammillaria gracilis, conhecida como cacto dedal e Mammillaria elongata, cujo apelido é cacto dedo de dama.


Diferentemente do cacto orquídea, as cactáceas acima citadas são plantas adaptadas à vida em regiões com pouca disponibilidade de água e incidência intensa de luz solar. O Epiphyllum oxypetalum, por outro lado, como o próprio nome do gênero já sugere, apresenta um hábito epífito de vida. Sendo assim, o cacto orquídea está acostumado a ambientes mais úmidos e sombreados, tendo suas raízes adaptadas para aderirem aos troncos das árvores.

Neste sentido, o cacto orquídea assemelha-se à clássica flor de maio, Schlumbergera truncata, e ao curioso cacto macarrão, Rhipsalis baccifera, que também pertencem à família Cactaceae, e são exemplos de cactos epífitos. Estas são três excelentes opções de cactáceas para o cultivo em locais mais sombreados, tais como o interior de casas e apartamentos.

O gênero Epiphyllum é relativamente pequeno, abrigando 19 espécies, que ocorrem nativamente em países da América Central. Como bem sabemos, as cactáceas são plantas típicas do continente americano. A espécie Epiphyllum oxypetalum apresenta uma distribuição mais ampla, podendo ser encontrada desde o sul do México até o norte da América do Sul.


A característica mais icônica do cacto orquídea, Epiphyllum oxypetalum, é sua floração, que ocorre somente uma vez por ano, e dura apenas uma única noite. Por esta razão, em países de língua inglesa, esta espécie também é chamada de queen of the night, rainha da noite, similar ao apelido brasileiro, dama da noite.

O período típico de floração do cacto orquídea é durante os meses mais quentes do ano, entre a primavera e o verão. Além da beleza das grandes pétalas e sépalas brancas, que contrastam com o breu noturno, a flor do Epiphyllum oxypetalum é conhecida por exalar uma intensa fragrância, responsável pela atração de insetos que estão mais ativos durante a noite, sendo eles os responsáveis pela polinização do cacto orquídea.

Frequentemente, torna-se uma saga acompanhar a floração do cacto orquídea. Isto porque não se sabe, exatamente, em qual noite os botões florais irão desabrochar. É preciso estar sempre vigilante, o que se traduz em várias noites mal dormidas. Também é bastante comum que o espetáculo passe despercebido, já que a flor, exuberante durante a madrugada, está fenecendo, nas primeiras horas da manhã. Felizmente, o desabrochar dos botões ocorre de forma sequencial, de forma que sempre é possível vigiar uma próxima floração.

É interessante notar que várias outras espécies e gêneros de cactos, popularmente conhecidos como night blooming cereus, não relacionados à espécie Epiphyllum oxypetalum, também apresentam esta curiosa característica de produzir florações noturnas, frequentemente perfumadas e de curta duração.


O cultivo do cacto orquídea é bastante tranquilo, uma vez que se trata de uma planta resistente e de fácil manutenção. No entanto, alguns cuidados diferem daqueles clássicos recomendados para o cultivo de suculentas, de uma maneira geral.

Neste contexto, o solo para plantar o cacto orquídea não precisa ser tão arenoso. O ideal é utilizar uma mistura apropriada para o cultivo de plantas epífitas, como casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. Há quem acrescente musgo sphagnum à mistura, para aumentar a retenção de água no substrato. A este material, também pode ser acrescentada uma parte de terra adubada, rica em matéria orgânica, já que o cacto orquídea aprecia um solo mais rico em nutrientes, com um pH mais ácido. O importante é que o solo seja fértil, bem aerado e facilmente drenável.

As regas devem ser moderadas, de forma a se obter um equilíbrio. O solo não pode secar completamente, entre uma rega e outra. Por outro lado, se ele ficar úmido por muito tempo, poderá causar o apodrecimento das raízes. O ideal é regar mais frequentemente no calor e reduzir o ritmo no inverno.

A luminosidade ideal para o cultivo do cacto orquídea é aquela difusa, indireta. Ele pode tolerar o sol da manhã e do final da tarde, mas deve ser protegido da insolação intensa do meio-dia. Bons níveis de luz são importantes para que o Epiphyllum oxypetalum floresça, na época adequada.


Outro fator importante para estimular a floração do cacto orquídea é a adubação. Durante a fase de crescimento vegetativo, basta aplicar uma formulação de manutenção, do tipo NPK, com níveis equilibrados entre estres macronutrientes. No período anterior à floração, pode-se fornecer uma fórmula mais rica em fósforo, a letra P do NPK, para que este processo seja estimulado.

A multiplicação do cacto orquídea pode ser obtida facilmente por divisão da touceira ou por estaquia. Basta seccionar um segmento do caule e deixá-lo descansando, por alguns dias, para que o ferimento seja cicatrizado. Depois, é só plantar a estaca e aguardar pelo seu enraizamento.

Ainda que existam vários outros híbridos frequentemente chamados de cactos orquídea, é a espécie Epiphyllum oxypetalum a mais icônica e comumente cultivada, principalmente no Brasil. Trata-se de uma planta resistente, de fácil cultivo, que toda mãe ou avó cuida sem a menor dificuldade. Suas florações espetaculares e furtivas fazem com que valha a pena incluir um cacto orquídea na coleção.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil