Orquídea Tolumnia, presente especial


Micro-orquídea Tolumnia
Tolumnia

Na semana passada, comentava com vocês sobre a falta de novidades por parte das minhas orquídeas. Ao que parece, nenhuma está sequer próxima de uma floração. Por outro lado, neste final de semana, durante a comemoração de um evento muito especial para a família, tive a grata surpresa de ser presenteado com várias orquídeas, uma mais bonita do que a outra.

Meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto, empresários da Kiforma Plásticos, estão sempre garimpando orquídeas interessantes para me presentear. A esta altura, boa parte da minha coleção é composta por exemplares que eles selecionaram. Desta vez, dentre várias outras, ganhei três belíssimas orquídeas do gênero Tolumnia, também conhecidas como Oncidium equitante, que estão representadas na montagem da foto em destaque.

A forma das flores destas delicadas micro-orquídeas híbridas lembra bastante a das populares bailarinas, geralmente amarelas. As Tolumnias são extremamente coloridas, ricamente desenhadas, de forma bastante diversificada. A impressão que se tem é de que não há uma igual à outra. São orquídeas típicas das ilhas do Caribe, apreciando temperaturas mais elevadas e alta umidade relativa do ar. Florescem na primavera.

Como ganhei estas orquídeas floridas, estou aproveitando o momento, admirando e fotografando cada detalhe. O próximo desafio será cultivá-las a contento, já que são plantas que têm suas peculiaridades. Vou mantendo vocês informados sobre este processo. Aos meus tios, deixo meu muito obrigado, de coração, por mais este belíssimo presente!